Headset Redragon H848 com problemas no Kubuntu

Recentemente comprei um Redragon H848, e ele está funcionando normalmente quando eu uso no Windows, porém, quando eu venho para o linux (Kubuntu 23.10), o headset apresenta vários problemas (conectado pelo dongle 2.4 ghz que vem com ele).

O primeiro problema, é que o fone só está funcionando de um lado.


Testando pelas configurações do kubuntu, o som até funciona do lado direito, mas quando eu coloco para testar o lado esquerdo, simplesmente não sai som.

Outro problema que eu estou tendo, é com o volume. Quando eu deixo o volume em 100%, o som até sai de um lado só, mas quando eu coloco em menos de 98%, simplesmente para de sair som completamente (o headset até avisa que está no mudo). Aí quando eu deixo em 98% ou mais, volta a funciona um dos lados.

O que pode estar acontecendo? No windows, funciona normal, e pelo celular (através do bluetooth) também, apenas no linux com o dongle, que não funciona.
obs: estou em um pc desktop, e não tenho um adaptador bluetooth para testar o fone no modo bluetooth no pc.

1 curtida

Quando eu clico em “balanço” e coloco o som apenas no lado esquerdo, aí funciona o lado esquerdo, mas quando eu aumento o volume do lado direito também, o lado esquerdo para de funcionar.

Eu também tenho um SuperFrame Velka antigo, que é um headset cabeado, e com o velka funciona tudo normal (consigo colocar o volume baixo sem o fone para de funcionar, funciona ambos os lados simultaneamente)
Estou tendo problemas apenas com o headset wireless

na lista de compatibilidades do fone, não aparece o linux
será que é esse o problema? o headset não é compatível com linux?

Testei o fone pelo usb direto (sem ser pelo dongle, usando cabo normal) e ele funcionou normalmente :skull:
O problema está só quando uso ele pelo dongle 2.4 mesmo. Mas aí não faz sentido usar cabeado, eu comprei um fone sem fio, para no final ter que usar ele com fio kkk

Olá @devRMA, tudo bem contigo?

Quando estiver conectado via dongle, veja se existe uma opção estéreo, neste seletor. Grandes chances de ser este o problema.

image

:vulcan_salute:

essas são as opções que aparecem
image

obs: quando eu coloco no modo “mono input” o headset some da lista, mas aí quando eu dou reboot no pc, ele volta a aparecer

Teste com as opções disponíveis até encontrar uma que atenda suas necessidades, em teoria, o “Analog Stereo Output” deveria ser o bastante.

No geral, poucos headsets conseguem manter o microfone ativo e oferecer boa qualidade de áudio nas distros Linux. Ao menos, todos os que eu já testei tiveram esse mesmo comportamento.

Então, existe a chance de que quando você precisar do microfone terá que abdicar do áudio estéreo.

:vulcan_salute:

testei opção por opção, mas todas ficam iguais.
e com relação ao microfone, ainda não cheguei a testar, por mim, só de funcionar o áudio, já vai ser um avanço, depois me preocupo com o mic kk

será que é algum driver que eu tenho que instalar, para reconhecer o dongle 2.4 como um headset normal?

eu usei o comando “aplay -l” com o headset conectado via 2.4 e depois via cabo e esse foi o resultado

quando ele fica via dongle, fica como “card 1: headset” e diz que tem 1/1 “Subdevices”
já quando está no usb, fica como “card 1: Headset” e diz que tem 0/1 “Subdevices”

além do nome, que em um fica maiúsculo e no outro fica minúsculo, a unica coisa que eu notei que mudou, foi esses “Subdevices”
será que isso tem algo a ver com o problema que está acontecendo?

Estou utilizando o Ubuntu 20.04 e acabei de testar o Headset Redragon H848 e o que percebi foi o seguinte:

  • via Bluetooth: Áudio funciona perfeitamente, porém o microfone não funciona;

  • via USB: Áudio funciona bem, microfone funciona bem (aparentemente baixo);

  • via Wireless (dongle 2.4 ghz): 1º No meu notebook afetou minha conexão Wi-Fi deixando a internet instável. 2º O áudio só está saindo apenas do lado direito (mesmo mexendo nas configuração de audio). 3º Microfone é reconhecido mas não está captando áudio (pode ser que esteja com o ganho muito baixo e não está processando direito).

Comprei pois gostaria de utilizar esse fone via Wireless, mas infelizmente não estou tendo um boa experiencia com ele no Linux. Testei ele no notebook da minha esposa, que utiliza Windows e por lá funciona tudo sem nenhum problema.

Opa pessoal, não sei se ainda estão com o mesmo problema.

Comprei o mesmo headset esta semana e passei pelos mesmos problemas relatados, porém com a distribuição Fedora. Em algumas postagens gringas, encontrei um pessoal falando de ajustar no Alsamixer. Basta seguir esses passos:

  1. Abra o terminal e digite o comando alsamixer;
  2. Aperte F6 e escolha H848 Wireless Gaming Headset;
  3. Com o volume do sistema em 100%, ajuste os níveis de volume à gosto.

Tem um botão que mostra o nível de volume do microfone, que resolve o problema da captura de áudio. Peço desculpas por não dar mais detalhes, não estou na minha máquina Linux no momento.

O único problema é que o Fedora parece não salvar isso, então a cada desligamento, tenho que configurar novamente. Se alguém conseguir resolver e puder compartilhar comigo xD.

1 curtida

aqui eu uso um headset redragon também no caso o Zeus Pro, e tava como o mesmo problema “Som saindo só de um lado” então eu fiz o que colega acima indicou, e o problema foi “semi” resolvido, pq quando eu abaixava o volume fora dos 100% o áudio ficava só de um lado novamente, até que troquei a saída de áudio de analog output para digital Output S/PDIF(Nome do Headset) e o problema foi resolvido, porem eu nao sei se isso causa algum problema no audio ou microfone já que a padrão e a analógica. Se alguém souber explicar melhor a diferença e o que cada uma causa de efeito colateral “Se é que tem”

dá uma lida aqui e aqui. veja se ajuda.

uso kubuntu 24.04 e n m lembro se ele usa pulseaudio ou pipewire. se estiver com o pulse, mude pro segundo. só uso pipewire. n tenho problemas com o som

Seu post me ajudou a resolver o meu problema, muito obrigado!

Para resolver o seu problema de perda de config, basta ajustar o volume conforme vc achar melhor, depois salve o preset

sudo alsactl store

Depois disso, pode reiniciar a vontade.

2 curtidas