Boa tarde pessoal, fui vitma da minha própria ignorância, ao comprar um headset da marca do fallen que é wireles acreditei que o mesmo funcionaria de forma tranquila no linux, após muito pesquisar vi problemas parecidos aqui no forum com headsets da redragon mas no fim a solução não funcionou para o meu caso.
Descrição do problema:
O headset ao conectar aparentemente só funciona de um lado e com o volume em 100%; após uma pesquisa breve cheguei no alsamixer que me revelou o seguinte:
O headset possui duas entradas de PCM para controle de volume e quando eu altero o volume do sistema pelo controle geral apenas um dos pcms muda de volume e esse inbalança entre eles faz com que o fone pareça estar funcionando somente de um lado.
Ao fuçar mais um pouco percebi que não é o caso de 1 PCM estar controlando o lado esquerdo e o outro o direito, até onde entendi o primeiro PCM controla o volume geral do headset até a metade e o segundo a outra metade do volume.
Foto ilustrativa:
Gostaria de saber se alguém já teve problema parecido e conseguiu de alguma forma fazer com que os dois PCMs de algum dispositivo de som andem juntos ou coisa do tipo; ficar alterando o volume pelo terminal está me consumindo por dentro por ter que passar esse aperto com o linux em pleno 2025.
informações adicionais:
tanto no popOs 22.04 como no archlinux o mesmo problema acontece; em ambos estou usando o wireplumber;
pelo pavucontrol ambos os lados já estão como locked