Olá @pablo-souza !
O formato de streaming A2DP é para passar um sistema de áudio de melhor qualidade através de CODECs que priorizam maior banda de transferência utilizando canais simultâneos do rádio BT para atingir tais taxas elevadas. E como você mesmo disse, em modo A2DP entende que o rádio terá o emissor do sinal de “áudio lata qualidade” e um receptor que vai reproduzir isso para speakers tipo headphone, caixas de som, receiver, amplificadores e coisa do tipo). O receiver adota um papel apenas de escuta e o retorno é bem limitado apenas para controle de fluxo do pareamento e se ele está conseguindo receber com excelência na velocidade que o emissor está enviando.
Quando você utiliza um headset tudo funciona de maneira diferente e outro protocolo de transmissão é ativado. Os canais de envio e recebimento mudam para padrão full duplex, controle de pacotes, dados de audio, controle avcrp para controlar mídia tipo controle remoto, uma série de coisas. Assim como a engenharia do BT é para eficiência ele não tem largura para fazer tudo em máxima qualidade e por isso o som do áudio é baixado para um padrão de tipo 8Khz com uma profundidade de bits menor que os de música e ainda usando codecs específico para VOZ que é tipo os de gravações de URA e secretária eletrônica e tal.
Quanto ao Android, por ser algo que lida diretamente com experiência sonora, possui níveis de implementação de BT e suas subcategorias de uso melhor otimizado e calibrado para que o usuário simplesmente use sem ter que fazer nada… Dai quando você coloca um headset ele chaveia automaticamente e rapidamente entre os padrões. Você está no spotfy escutando música e ele esta em A2DP bacanão… toca o celular, se você atende ele muda instantaneo para o HSP/HFP e na hora que você desliga e da resume na música ou ele auto “despausa” a música, o faz assim que muda retornando ao A2DP.
Tanto Ubuntu quanto Windows conseguem fazer isso também, mas nem sempre é tão show quanto no Android. No Ubuntu ainda há que o padrão HSP é parcial e não inclui ainda várias coisas desse autoswap de protocolos de modo a habilitar microfone em uma grande diversidade de headsets isso porque falta alguns módulos. Na verdade os módulos existem, mas não vem por padrão.
No ciclo mais novo com o PipeWire tornando padrão na maiores distros isso será tão funcional quando no Android. Implementações no Ubuntu 21.10 com pulseadio 15 ja está experimentando as primeiras etapas de melhorias em codecs…
Ahh, importante salientar, no Ubuntu você consegue fazer funcionar melhor que no Android e Windows junto, mas depende muito do usuário e necessidade específica e como é uma distro genérica não há necessidade e nem desejam, nesse momento, trazer esse tipo de responsabilidade e suporte uma vez que a cada implementação novas questões surgem.
Bom, é por ai o início de conversa!
#tamojunto