Headphones bluetooth não funciona bem com o microfone ativo & queda no wifi

Tenho dois problemas que aparentemente estão relacionados:
1º eu não consigo usar o microfone do meu Headphone quando o perfil de áudio é o A2DP
sei que esse perfil é via única, mas no meu celular (android) funciona bem…
2º quando habilito o perfil HSP/HFP para fazer com que as duas vias funcionem, o som que sai no headphone fica bem ruim, e a rede wifi do meu computador começa a ter uma interferência absurda

Link

tentei seguir este tópico mas não deu certo

Olá @pablo-souza tudo bem contigo?

Eu utilizo headphones sem fio no PC faz pouco tempo, mas observei um comportamento semelhante nos dois “fones” que eu tenho aqui: um Pamu Z1 e um Awei A600 BL. Ao tentar utilizar o modo “microfone” ele automaticamente muda para o modo mono e a qualidade do áudio fica bem abaixo do normal.

Testei no Windows e o resultado foi o mesmo no meu setup, então, me parece ser uma característica desse tipo de equipamento.

Mas temos um especialista aqui para consultar o @aarProTech. :slight_smile:

:vulcan_salute:

2 curtidas

Confirmo que se trata de um mesmo comportamento no Windows. para usar o microfone de um um fone bluetooth o perfil tem que ser mudado de A2DP para outro (que geralmente é mono e de baixa qualidade).
Digo isso pois uso fones bluetooth tanto no Windows 10 como no Ubuntu 20.04

2 curtidas

Eu notei que ao deixar o outro perfil ele interfere na minha rede, faz ideia do por que ?

Não mano. Pode ter haver com vc esta numa wifi 2.4. Mas realmente n sei. Nunca tive problemas com Wifi ou bluetooth no Ubuntu.

Olá @pablo-souza !

O formato de streaming A2DP é para passar um sistema de áudio de melhor qualidade através de CODECs que priorizam maior banda de transferência utilizando canais simultâneos do rádio BT para atingir tais taxas elevadas. E como você mesmo disse, em modo A2DP entende que o rádio terá o emissor do sinal de “áudio lata qualidade” e um receptor que vai reproduzir isso para speakers tipo headphone, caixas de som, receiver, amplificadores e coisa do tipo). O receiver adota um papel apenas de escuta e o retorno é bem limitado apenas para controle de fluxo do pareamento e se ele está conseguindo receber com excelência na velocidade que o emissor está enviando.

Quando você utiliza um headset tudo funciona de maneira diferente e outro protocolo de transmissão é ativado. Os canais de envio e recebimento mudam para padrão full duplex, controle de pacotes, dados de audio, controle avcrp para controlar mídia tipo controle remoto, uma série de coisas. Assim como a engenharia do BT é para eficiência ele não tem largura para fazer tudo em máxima qualidade e por isso o som do áudio é baixado para um padrão de tipo 8Khz com uma profundidade de bits menor que os de música e ainda usando codecs específico para VOZ que é tipo os de gravações de URA e secretária eletrônica e tal.

Quanto ao Android, por ser algo que lida diretamente com experiência sonora, possui níveis de implementação de BT e suas subcategorias de uso melhor otimizado e calibrado para que o usuário simplesmente use sem ter que fazer nada… Dai quando você coloca um headset ele chaveia automaticamente e rapidamente entre os padrões. Você está no spotfy escutando música e ele esta em A2DP bacanão… toca o celular, se você atende ele muda instantaneo para o HSP/HFP e na hora que você desliga e da resume na música ou ele auto “despausa” a música, o faz assim que muda retornando ao A2DP.

Tanto Ubuntu quanto Windows conseguem fazer isso também, mas nem sempre é tão show quanto no Android. No Ubuntu ainda há que o padrão HSP é parcial e não inclui ainda várias coisas desse autoswap de protocolos de modo a habilitar microfone em uma grande diversidade de headsets isso porque falta alguns módulos. Na verdade os módulos existem, mas não vem por padrão.

No ciclo mais novo com o PipeWire tornando padrão na maiores distros isso será tão funcional quando no Android. Implementações no Ubuntu 21.10 com pulseadio 15 ja está experimentando as primeiras etapas de melhorias em codecs…

Ahh, importante salientar, no Ubuntu você consegue fazer funcionar melhor que no Android e Windows junto, mas depende muito do usuário e necessidade específica e como é uma distro genérica não há necessidade e nem desejam, nesse momento, trazer esse tipo de responsabilidade e suporte uma vez que a cada implementação novas questões surgem.

Bom, é por ai o início de conversa!

#tamojunto

6 curtidas

Curti muito sua resposta, vc sabe como fazer para configurar o auto swipe ou ao menos melhorar a qualidade do som que o HSP tenha uma definição um pouco melhor?
No que vi até agora, somente tem a opção de habilitar o auto swipe pra tentar fazer a troca automática de perfil, que não funcionou tão bem assim…

Olá!

Você pode reforçar o comando de auto switch e ver se fica mais ágil a troca.
Para isso, abra o terminal:
. Você vai editar o arquivo de configuração padrão do pulseaudio (cuidado alterações erradas pode fazer módulos ou som parar por completo!)

sudo nano /etc/pulse/default.pa

Assim que abrir, você vai descer até localizar a inha que possui o seguinte:

load-module module-bluetooth-policy

Ao localizar você vai até o final da linha e acrescenta a seguinte informação:

auto_switch=2

resultando na frase completa:

load-module module-bluetooth-policy auto_switch=2

. Agora você vai apertar [control] + [x]
Vai perguntar se você deseja salvar ao sair, diga que sim (Y) e pronto.
Você estará de volta ao terminal.
Agora para fazer efeito reinicie o pulse audio:

pulseaudio -k

Após apertar o [enter] vai dar um tique no som reiniciando o servidor de áudio com a configuração ativada.
Faça os testes com o headset inicie tocando uma música normal via youtube, por exemplo, e deixa tocando abre uma janela nova com uma vídeo chamada (enquanto a música toca) ou o skype ou teams, google meet… selecione o headset como microfone e começa a falar ele deve mudar automático daí depois desliga a chama encera a transmissão de video chamada e volte para o som no youtube e veja se tudo deu certo.

Bom, esse é o caminho normal e oficial da documentação do PulseAudio.
Espero que de certinho ai.

Valeu!

:. visite meu canal, se inscreva la procure aarProtech no youtube.

2 curtidas

Eu cheguei a fazer esse tutorial (ele consta no link que mandei na abertura do tópico), funcionou até… não tão bem no discord, mas com outras aplicações foi

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.