Sou iniciante e recentemente instalei o ZorinOS, tenho dois HDs comuns no meu Computador, junto ao Sata M.2 que está instalado o Zorin, e toda vez que ligo o PC esses HDs aparecem desmontados.
E tenho que clicar neles para montar!
Além de monta-los não consigo ter acesso neles para instalação de programas, como alguns jogos, por que eles aparecem como bloqueados para fazer qualquer coisa neles, não consigo mover arquivos para dentro deles ou para fora deles, mas consigo visualizar e abrir o que está dentro deles, ambos estão como EXT4.
Como faço para que o sistema inicie e eles já sejam montados, e como dou permissão de acesso a eles para que consiga instalar algumas coisas, e faça uso dele para salvar arquivos, deletar e mover o que está dentro deles!
Abra o menu de aplicativos do seu sistema e pesquise por Discos ou Gnome Disk. [1, 2]
Selecione a unidade e partição
No painel à esquerda, selecione o disco desejado e, em seguida, clique na partição específica que você quer montar automaticamente. [1, 2]
Acesse as opções de montagem
Abaixo do volume, clique no ícone de engrenagens (ou nos três pontinhos, dependendo da versão).
Selecione a opção “Editar opções de montagem…”. [1, 2, 3]
Configure os parâmetros
Na nova janela que se abrir, faça os seguintes ajustes:
Desative a chave “Padrões da sessão” (User Defaults) para liberar as opções manuais.
Ative a opção “Montar na inicialização” (Mount at startup).
Ponto de montagem (Mount Point): Defina onde a pasta será acessível (ex: /mnt/meudisco ou /media/usuario/meudisco).
Tipo de Sistema de Arquivos (File System Type): Geralmente, o próprio programa detecta (ext4, ntfs, btrfs, etc.). Mantenha o que está preenchido.
Identificar como (Identify As): Recomenda-se marcar “UUID” ou “Rótulo” (Label). Isso evita que o disco perca o caminho caso a porta USB ou o barramento SATA mude. [1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8]
Salve e reinicie
Clique em “OK”, digite a senha do seu usuário quando solicitado para confirmar as permissões administrativas e reinicie o computador para testar se a partição foi montada automaticamente. [1, 2, 3]
Uma maneira, é pelo /etc/fstab, como disse @swatquest – mas ultimamente prefiro montar por “Label” (rótulo), em vez de UUID – porque é mais fácil re-aplicar a mesma Label, quando alguma partição é formatada, do que procurar o novo UUID:
Esse Auto-Mount funciona bem nos Buntus – mas outras distros às vezes precisam de “autorização” para montar “sem privilégios” – ou seja, pelo usuário comum, sem usar senha.
Criar um arquivo:
/etc/polkit-1/rules.d/99-udisks2.rules
... com este conteúdo:
// Allow udisks2 to mount devices without authentication
polkit.addRule(function(action, subject) {
if (action.id == "org.freedesktop.udisks2.filesystem-mount-system" || action.id == "org.freedesktop.udisks2.filesystem-mount" || action.id == "org.freedesktop.udisks2.filesystem-mount-system-internal") { return polkit.Result.YES; } });
Outra duvida, tenho que formatar esses HDs para fazer as alterações?
Ou se não tiver a necessidade de formata-los, corro o risco de perder meus arquivos com essas alterações?