HDDs externos são relativamente resistentes a quedas sem maiores impactos?

HDs externos resistem bem a pequenas quedas? Digo, aquelas sem grandes impactos truculentos?
Bem, um de meus HDs externos teve uma pequena queda de sua gaveta de armazenamento, estando o mesmo acondicionado na própria embalagem de origem (caixa do produto + almofadas de ar [aquelas substitutas do plástico bolha]), esteticamente e mecanicamente nada aconteceu com o case, o funcionamento até então tem sido normal no acesso dos arquivos e os mesmos parecem não estarem corrompidos, o som de funcionamento está normal, temperatura idem, no Windows utilizei o Crystal Disk, o HDDScan e o Chkdsk, o HD não apresentou problemas nos testes de nenhum dos 3 e o resultado consta como “saudável”.
Devo me preocupar com alguma coisa mais?

Se tivesse algum problema já teria aparecido.

1 curtida

Fiquei bastante preocupado porque tenho o máximo cuidado normalmente, mantenho-os até nas embalagens originais com os devidos protetores para evitar choques mecânicos.

Veja aqui

1 curtida

taí uma ótima oportunidade pra gente descobrir. daqui a um ano vc retorna e diz pra gente. kkkkkkkkk

1 curtida

Rsrsrs (vou rir para não chorar), mas, aparentemente está tudo ok pelos sinais demonstrados e pelo diagnóstico de alguns softwares.

1 curtida

Quedas podem causar danos. Contudo, se após o evento você realizou testes no disco e não foi detectada qualquer anomalia, não há porque se preocupar. :wink:

Os HDDs antigos eram bem mais sensíveis e suscetíveis a problemas por choques físicos. Os atuais são muito mais resistentes, uma vez que possuem mecanismos para manter a cabeça de leitura sempre segura na área de docking enquanto estão parados.

1 curtida

Muito obrigado, quais os softwares de detecção para Windows e Linux você considera os melhores ( e mais inteligíveis) para se fazer um teste? No Windows testei no Crystal Disk, HDDScan, Chkdsk e HD Sentinel e todos indicaram verde como 100% saudável, já o PC3000 Disk Analyzer deu amarelo em alguns setores (segundo o software por delay, lentidão), mas, como relatei, no uso não tenho tido nenhum problema, fiquei encucado porque alguns dizem que o PC3000 é muito preciso (mas, ressaltando que nenhum setor estava em vermelho indicado bad block, mas, sim supostamente lento segundo apenas esse software).

1 curtida

Seriam esses mesmo. No Windows tem o HD Tune também. No GNU/Linux eu costumo usar o GNOME Discos. :slight_smile:

Setores com delay são setores com leitura mais lenta que o usual. Não necessariamente são um “defeito” propriamente dito e não necessariamente irão se tornar bad blocks. Muitas vezes uma simples formatação (com backup prévio dos dados para outra mídia, é claro) - ou mesmo desfragmentação - resolve o problema.

Por sinal, o mero fato do HDD estar conectado de forma externa, com conexão USB, pode inserir erros de leitura pelos programas de diagnóstico, acusando delays que podem nem existir. E outro ponto: esses delays provavelmente já seriam acusados antes da queda.

Pelo que entendi, seu HDD caiu enquanto estava desligado. A cabeça de leitura estava protegida na área de docking. Se fosse para ocorrer algum problema - o que seria possível, devido à queda -, ele já teria ocorrido. Você pode ir acompanhando esse disco ao longo do tempo, mas creio que possa ficar tranquilo com relação à queda.

De qualquer forma, HDDs são dispositivos frágeis, e por isso é sempre importante ter pelo menos uma cópia dos seus dados em mais um disco. Eu aqui trabalho sempre com redundância pelo menos dupla.

Meus arquivos ficam armazenados em HDDs criptografados no meu desktop. E para cada HDD tenho um HDD externo de mesma capacidade como backup. A cada três meses eu atualizo as cópias. Isso gera uma tranquilidade imensa. :wink:

2 curtidas