Hd que não formata para ext

Pessoal, estou com um HD que não consigo formatar ele para EXT4. Só formata para Fat e para NTFS. Quando tento reparar os ficheiros, dá erro. Tentei formatar ele zerando, dá erro também. Usei apps como: Gparted, o app Discos que vem no gnome e o fsck no terminal . Nenhum resolveu o problema. Já não sei mais o que fazer. Alguma dica? Ou já era esse HD, só vou poder usar como HD externo?

As fabricantes de HD e SSD disponibilizam software de diagnostico para os seus produtos.
Para o Linux existe o badblocks e alguns software de verificação do SMART.
O SMART é um software dentro do HD e SSD que monitora 24h se o HD, SSD deu pau.
Recomendo vc usar o software do fabricante mas se não tiver para o Linux e vc tiver no Linux verifica o que o SMART diz.

Qual o fabricante do seu HD SSD?

Esse é o software de diagnostico da fabricante Western Digital: Software and Firmware Downloads | WD Support

No app discos do Gnome, o SMART diz que o HD esta bom, com apenas 15 setores defeituosos. É um HD da Samsung. E só tenho a opção de verificar no Linux.

Se tem setores defeituosos então você precisa isolar os setores defeituoso(isso é defeito físico no dispositivo), não sei como fazer isso, se você não isolar ele vai ficar dando pau em escrita.

Eu compraria outro dispositivo de armazenamento, eu não confio em dispositivo com setor defeituoso.

Você tentou recriar a tabela de partições (em GPT)? Atenção: isso apagará toda e qualquer partição do disco.

Creio que ele se referiu ao parâmetro “reallocated sector count”. Esse parâmetro retrata a ocorrência de setores defeituosos que já foram reparados automaticamente por meio do uso do overprovisioning do disco.

Ai eu não sei, só sei que eu perco a confiança do dispositivo.
Ouvi dizer que se tiver fragmento onde fica os disco rígido ele vai se degradando cada vez mais.

Já recuperei disco rígido com o software do fabricante, mas o problema sempre voltava, tinha alguma coisa danificando o disco rígido imagino.

eu tentei de tudo que tinha no gparted. A tabela GPT não cria. Cria a msdos. Mas claro que isso não resolve o problema, pois não consigo formatar para ext. Dá erro.

É um HD externo?

Não. É o HD do meu notebook que agora não posso utilizar. Uma hora a tela ficou preta, desliguei e religuei e aí não deu boot mais. Aí tentei de tudo, mas não deu certo, pois nem nem mesmo consigo reinstalar o Linux, já que não formata para ext4. Já começo a achar que o problema é físico. Melhor esperar o SSD novo que comprei chegar e desistir desse HD. Estou perdendo muito tempo com isso.

Isso é, tem que manter a atenção mesmo. Quando começam a aparecer muitos setores defeituosos, a tendência é que se espalhem, e consequentemente em algum momento o overprovisioning acaba.

Você tentou criar a tabela por meio de outro programa, como o KDE Partition Manager?

Como esta desistindo, tente formatar via terminal seguindo os passos no artigo abaixo, se apresentar erro, informe a saída do mesmo…

1 curtida

Olá. O resultado:

depois dessa tentativa aparece em discos como: partição desconhecida, conteúdo desconhecido.

Depois, tudo que eu vou fazer dá erro. Ainda aparece o HD em discos, mas nada mais funciona, nem a opção desligar aparece. Se eu desplugo e plug de novo, aí nem mesmo o HD aparece. Como se o HD tivesse morrido. O PC só reconhece ele novamente quando eu desligo e religo o pc com HD plugado. Aí aparece com o sistema de arquivos FAT. É dá para formatar para Fat: E agora estou formatando ele para NTFS pelo terminal. Esta em 25%. No gparted consigo formatar ele para NTFS.

Experimente desmontar a unidade sdb1

sudo umount /dev/sdb1

E então tente formata-lá novamente.

sudo mkfs.ext4 -v /dev/sdb1

A tentativa de formatar para NTFS pelo terminal também deu erro.

Já pelo Gparted formata para NTFS:

Eu desmontei a unidade, cara. Se não estiver desmontada nem inicia a formatação. Esse errou que eu passei foi depois de ter tentado formatar com ela desmontada.

Já tentou refazer a tabela de partições primeiro? No GPARTED após selecionar o dispositivo você pode ir no menu “Device” e então “Create partition table…”

Tentei tudo já. Já era o HD. Nessas últimas tentativas o HD parou de funcionar de vez. Agora o pc nem reconhece mais. Obrigado.