HD externo | Windows <-> Linux

Olá tudo bem?
Eu tenho um HD externo (NTFS) que utilizo para salvar fotos outros arquivos. Esse HD abre normalmente na TV e no Windows, mas quando vou abrir no meu Ubuntu ele não reconhece. Eu preciso plugar e desplugar várias vezes para que ele funcione.
Alguem sabe o que possa ser? Eu estive pesquisando mas nao achei algo parecido com isso.

Tudo e contigo?

Então, ele não reconhece ou ele não monta?

Quando você pluga ele no Ubuntu e não “reconhece”, ele aparece no app Discos (Disks)?

Talvez ele apenas não esteja auto-montando, plugue ele e quando não reconhecer e nos mande uma print do app pra sanar essa dúvida antes de ficar-mos chutando soluções até uma funcionar.

Att, Jean.

2 Curtidas

Excelente resposta. Então eu digito “df -h” e também não aparece. Geralmente ele não monta mas fica disponível no nautilus para montar (assim como o disco da partição que está instalado o windows, que fica sempre disponível para ser montado). No entanto, tem vez que fica “invisível” em todos os aspectos.

Já que você mencionou o comando df -h, poderia rodar outro comando e colocar as últimas linhas aqui? Se sim, quando você conecta o dispositivo na porta USB e roda o comando dmesg, vê mensagens que parecem indicar algum tipo de problema? Cole as mensagens aqui para tentarmos ajudar. Você chegou a olhar com o gnome-disks (deve aparecer como “Discos” no menu de programas) para ver se o HD aparece nele?

Esses dois discos são os que já tenho dentro do computador.

sobre o comando dmesg, tive a seguinte saída (além de um monte de outra coisa), eu escolhi as que tinha ‘USB’ no nome.
[ 6.412471] usb 1-8: New USB device found, idVendor=0cf3, idProduct=e360, bcdDevice= 0.01
[ 6.412479] usb 1-8: New USB device strings: Mfr=0, Product=0, SerialNumber=0
.
.
.
[ 237.308011] usb 1-1: new high-speed USB device number 8 using xhci_hcd

O dmesg exibe todas as mensagens do núcleo, desculpe por não ter explicado melhor. Se você puder, cole algo como as 10 ou 15 últimas linhas logo após conectar o HD, pode exibir só as últimas com dmesg | tail -n 15, por exemplo. Essa saída de “New USB device found” é de algum dispositivo da Atheros/Qualcomm.

Usar o

journalctl -f

seria interessante. Poderia rodar o comando ANTES de plugar. Aí, plugando, ver o que acontece.

1 Curtida