HD externo reconhece na bios?

No seu computador você consegue entrar em uma tela parecida com essa?

No meu computador quando estar bootando e pressiona a tecla F12
aparece assim

Teste com várias teclas como F2, F5, F8, F12, Delete e Esc, quando for ligar o computador e mande o print do seu boot menu

E igual esse aki

Bom se você fez oque eu falei deveria funcionar o boot por hd externo. Se você conseguiu dar boot via pendrive significa que seu computador da boot via USB. Faça o seguinte, plugue seu drive externo, ligue o computador e me mande uma foto do seu gerenciador de boot.

1 curtida

Essa foto que você mandou é da bios do computador. Vá na aba boot e mande uma foto.

1 curtida

O seu pendrive boota normal com o secure mode ligado?

Ja tentei coloca o USB com primeiro ali e disse q não tem sistema

Pela última foto você tem 2 HD’s o P1 e o P5, você já tentou dar prioridade de boot para o P5?

1 curtida

O meu windows 10 ta no SSD e o HD ta os arquivos

A sua Bios consegue enxergar ele acho que seja o AHCI P5, mas verifique nele se existe uma pequena partição no inicio do HD formatado em FAT32

Troquei para P5 continua a mesma coisa

Plugue um pendrive e me mande uma foto das opções de boot do USB. Preciso que faça mais uma coisa entre com um pendrive de boot e rode o gparted. Não se esqueça de plugar seu hd externo antes de rodar o gparted. Vai ter uma opção para escolher os drivers algo como /dev/sda . Se eu estiver correto seu computador deverá apresentar 4 drivers, o sda, sdb, sdc e sdd. Me mande uma foto das partições em cada drive. Segue uma foto exemplo com a parte que escolhe os drivers circulada em vermelho.

1 curtida

No SSD ta o meu windows 10, num HD ta os arquivos. O HD Externo foi um hd normal de pc comprei uma gaveta q vinha com usb, para usa o linux to trocando os hds tiro SSD e o HD e coloco HD Externo
Quero fazer um dual boot deixando o SSD e HD, colocando o HD Externo usb q esta com o linux, so que o HD Externo não aparece na bios

Me mande uma foto das opções de boot com o pendrive de instalação para eu ver a diferença no boot do USB e me mande uma foto do gparted do seu hd externo para eu ver se está tudo correto dentro dele. Você disse que a mensagem é de que não há boot no USB quando você usa apenas o HD externo, através do gparted será possível saber se está tudo certo.

Depois de varias tentativa eu troquei os cabos aki o HD Externo foi reconhecido pela bios, dai eu esbarrei em outro problema, na hora de inicia o linux esta dizendo quem tem com iniciar o kernel primeiro

Você tem certeza que o Linux está instalado corretamente no HD externo? Pode ter dado algum problema durante a instalação.

1 curtida

Tenho ou vou ter q reinstalar de nv?

Talvez não, pode ser que você precise somente reinstalar o bootloader

E como eu faço isso?

Com o pendrive bootável entre na LiveCD e instale o boot-repair e faça a recuperação