Então a questão do HUB é justamente para você ter o caminho que funciona e com segurança.
Observação que se a gaveta que comprou é USB 1.0 é um modelo muito datado e se possível veja se há como trocar ou devolver. Hoje o melhor benefício é comprar uma gaveta USB3.0 que pode ter conexão mini usb, ou tipo-c etc. O tipo de cabo nem sempre reflete o padrão de USB. Por exemplo a maioria dos smartphones que hoje são com conexão/interface USB Tipo-C não são padrão USB 3.0 e sim USB 2.0 para transferência cabeada.
Dito isto, você ter uma gaveta padrão USB 3.0 e a ponta que conecta no pc seja o conector USB tipo A (o mais comum, porem na cor azul) você ficará bem servidor em diversas circunstâncias. E mesmo que o seu hdd mecânico sata seja mais antigo ele vai funcionar, porém a gaveta funcionará suave porque a transferência do hdd será fácil pra ela. No entanto, do mesmo modo essa mesma gaveta comporta um disco ssd que vai conseguir usar todo o padrão usb 3.0 (no vídeo abaixo explico sobre isso).
Daí a questão é que caso não seja possível comprar tais periféricos nesse momento, você estará com um gargalo real pois o padrão USB 1.0 não terá energia suficiente para o hdd salvo você ter que conectar a um cabo Y com 2 portas USB ao mesmo tempo fazendo a ideia de somar a passagem de corrente para conseguir sustentar o hdd mecânico. Isso se deve porque normalmente o USB 1.0 libera pode volta de 500mA na porta no máximo uns 600mA, o USB2 já bate nos 1A (1000mA) e o USB 3 dependendo do tipo de interface, se for para Tipo-C de alta potência pode ir muito além e alimentar até um mini-pc completo (60W, 90W, etc).
Há, também, o caminho igual o colega comentou em que conhecendo e tendo habilidade para fazer solda e montagem, conhecendo os tipos de standard dos USBs, as pinagens de data, power, etc. ai, sim, rola de fazer o cabo que é de boas. Tenho cabos assim e funcionam.
Porém, na forma direta e tradicional, recomendo ter um hub bom e confiável.
Eu uso um, que tem seu preço até alto, mas bastante durável e consegue sustentar muita coisa. Inclusive é o que eu uso com 4 hdd mecânicos (backup) ligados nele e placa de áudio, teclado e mouse.
Este é exatamente o que comprei do fornecedor oficial. Veja se cabe em seu orçamento e se der ok pode ser a solução para vários periféricos USB. A vantagem dele é o switch on e off além de 4 portas com “força extra”.
Ainda também utilizo outro modelo da Orico, também nunca me deixou na mão:
Daí você vê se o de 4 portas ou de 7 portas te atende.
Bom, além disso, sobre a questão de gavetas USB para discos, seja hdd ou de disco SSD fiz um vídeo que fala sobre o Standart USB 3.0 e o sistema de controladora com maior eficiência. E não é gaveta cara e sim questão de verificar as especificações técnicas. Talvez pode ajudar a clarear mais sobre protocolo de transferência Vs versão de USB: