HD Externo não funciona com outros cabos USB

Opa. Eu comprei recentemente uma case pro meu HD, porém o cabo que a fabricante colocou é muito certo, ao ponto dele ficar perdurado no gabinete.
Comprei um cabo novo bem maior, quase uns 2 metros. E esse cabo não consegue alimentar o HD (Marca WD Blue), e ele é o mais saudável que eu tenho, significa que não é problema lógico. E quando eu uso o cabo antigo, ele funciona na hora

Eu tava vendo uns forúns na internet, alguns diziam que é culpa do cabo ser muito grande, a marca do HD e outras coisas. Já testei outras portas do meu PC e nada com o cabo novo. Isso pode culpa da marca da case, cabo? Não tem uma maneira de eu usar cabo USB mais longo? È horrível esse cabo curto

2 curtidas

Olá!

Qual é o padrão de conexão USB em questão?

Um cabo de 2m é grande, sim, mas possível de uso. Porém alguns fatores devem ser verificados:

. qualidade do cabo interfere;
. potência de sinal vindo da placa mãe e retorno do case/dispositivo;
. própria qualidade de componentes da controladora no case;

A propósito é um case onde você acoplou um HD (e só pra confirmar é hd de disco mecânico mesmo né?) ou é um case completo no caso já é um disco externo usb da Western Digital?

Uma primeira coisa que precisa fazer é conectar esse hd usb a um hub que possui alimentação ativa com uma fonte externa. Os melhores são os hubs que possuem uma fonte 12V que regulam para 5V pra usb. Com isso ele dará potência melhor para que de fato o hdd consiga corrente suficiente para manter operação. Se ainda assim o hdd continuar funcionando intermitente ou nem funcionando pode ter certeza que é o cabo longo. Isso considerando que com o cabo original curtinho ele funciona normal (Evidente que para ter total certeza basta ligar o hdd no hub alimentado utilizando o cabo original).

Em muitas circunstâncias de periféricos cabeados, utilizar cabos maiores que o padrão requer substitutos de boa qualidade e com “linha ativa” para manter boa transmissão de sinais.

É usb 3 ou 2?

Se for 3 a culpa é do cabo longo.
Se for 2, a culpa é do cabo e da falta de potência do usb 2.0.
Normalmente alimentamos o HDD por fora.

Você pode usar um cabo mais longo, desde que a bitola do fio seja ,mais grossa. Quanto mais grosso, mais fácil os eletrons vão fluir, principalmente por conta da baixa voltagem é necessário essa bitola mais grossa.

Se tu for gambiarreiro igual eu, faça seu próprio cabo usb com fios de 1,5.( aquele de ligar lâmpada) e alimenta o hd por fora( faz a ligação paralela que os amperes se somam e a voltagem permanece)

Bem. Como eu vejo isso?

È um HD mecanismo de notebook mesmo

Sobre o hub. Vou ter que comprar depois. Só nessa brincadeira gastei 30 reais, comprei um cabo e pensei que este já estava com defeito e fui comprar outro hoje

1 curtida

É USB 1.0, o mesmo do cabo original

Tô até pensando em fazer isso

1 curtida

1.0 Não iria ligar nem se o cabo fosse curto.

Algumas cases desses mais antigos tem para você colocar energia externa.

Os melhores cabos USB são da Samsung e Motorola
Depois que eu comprei um DockStation esses cabos foram um anjo para transferência.

Então a questão do HUB é justamente para você ter o caminho que funciona e com segurança.

Observação que se a gaveta que comprou é USB 1.0 é um modelo muito datado e se possível veja se há como trocar ou devolver. Hoje o melhor benefício é comprar uma gaveta USB3.0 que pode ter conexão mini usb, ou tipo-c etc. O tipo de cabo nem sempre reflete o padrão de USB. Por exemplo a maioria dos smartphones que hoje são com conexão/interface USB Tipo-C não são padrão USB 3.0 e sim USB 2.0 para transferência cabeada.
Dito isto, você ter uma gaveta padrão USB 3.0 e a ponta que conecta no pc seja o conector USB tipo A (o mais comum, porem na cor azul) você ficará bem servidor em diversas circunstâncias. E mesmo que o seu hdd mecânico sata seja mais antigo ele vai funcionar, porém a gaveta funcionará suave porque a transferência do hdd será fácil pra ela. No entanto, do mesmo modo essa mesma gaveta comporta um disco ssd que vai conseguir usar todo o padrão usb 3.0 (no vídeo abaixo explico sobre isso).

Daí a questão é que caso não seja possível comprar tais periféricos nesse momento, você estará com um gargalo real pois o padrão USB 1.0 não terá energia suficiente para o hdd salvo você ter que conectar a um cabo Y com 2 portas USB ao mesmo tempo fazendo a ideia de somar a passagem de corrente para conseguir sustentar o hdd mecânico. Isso se deve porque normalmente o USB 1.0 libera pode volta de 500mA na porta no máximo uns 600mA, o USB2 já bate nos 1A (1000mA) e o USB 3 dependendo do tipo de interface, se for para Tipo-C de alta potência pode ir muito além e alimentar até um mini-pc completo (60W, 90W, etc).

Há, também, o caminho igual o colega comentou em que conhecendo e tendo habilidade para fazer solda e montagem, conhecendo os tipos de standard dos USBs, as pinagens de data, power, etc. ai, sim, rola de fazer o cabo que é de boas. Tenho cabos assim e funcionam.

Porém, na forma direta e tradicional, recomendo ter um hub bom e confiável.
Eu uso um, que tem seu preço até alto, mas bastante durável e consegue sustentar muita coisa. Inclusive é o que eu uso com 4 hdd mecânicos (backup) ligados nele e placa de áudio, teclado e mouse.

Este é exatamente o que comprei do fornecedor oficial. Veja se cabe em seu orçamento e se der ok pode ser a solução para vários periféricos USB. A vantagem dele é o switch on e off além de 4 portas com “força extra”.

Ainda também utilizo outro modelo da Orico, também nunca me deixou na mão:

Daí você vê se o de 4 portas ou de 7 portas te atende.

Bom, além disso, sobre a questão de gavetas USB para discos, seja hdd ou de disco SSD fiz um vídeo que fala sobre o Standart USB 3.0 e o sistema de controladora com maior eficiência. E não é gaveta cara e sim questão de verificar as especificações técnicas. Talvez pode ajudar a clarear mais sobre protocolo de transferência Vs versão de USB:

2 curtidas