HD externo não acessível e também não consigo formatar-lo

Ontem tive uma queda de energia que acabou corrompendo os arquivos do meu hd a ponto de o comando fdisk -l travar não mostrando o hd e o gparted fica em loop infinito e nem consigo entrar para ver partoções, quando tento abrir com o hd conectado o único comando que reconheceu o hd foi o lsblk
tentei formatar pelo mkfs e ficou parado 8 horas na mesma tela sem mostrar nada
mesma situção pro fsck

$ lsblk
NAME   MAJ:MIN RM   SIZE RO TYPE MOUNTPOINT
sda      8:0    0 465,8G  0 disk 
├─sda1   8:1    0   301M  0 part /boot/efi
├─sda2   8:2    0  48,8G  0 part /
├─sda3   8:3    0   7,8G  0 part [SWAP]
├─sda4   8:4    0  29,3G  0 part /home
└─sda5   8:5    0 379,5G  0 part /media/OLD
sdb      8:16   0 465,8G  0 disk    # this is the External HD
sr0     11:0    1  1024M  0 rom  

tentei formatar pelo disk utility do ubuntu e nada acontece…

enter image description here

Não acho que seja problema de hardware alguém tem alguma solução pra isso?

OS info

NAME="Ubuntu"
VERSION="20.04.3 LTS (Focal Fossa)"
ID=ubuntu
ID_LIKE=debian
PRETTY_NAME="Linux Lite 5.6"
VERSION_ID="20.04"

Você tentou formatar clicando nos três pontinhos? Por lá você seleciona se quer MBR ou GPT. Você pode formatar ele usando o terminal também, exemplo como EXT4: sudo mkfs.ext4 /dev/sdb

Sim… como eu disse nada acontece e pelo terminal deixei por quase 8 horas e fica parado sem resposta

Testou pelo Gparted? Pode ser que a tabela de partição tenha ido dessa pra melhor…

Só olhar o post… o gparted fica em loop infinito simplismente não vai

1 curtida

Você tem alguma máquina extra que possa espetar esse disco? Se sim, acho válido tentar. Só espero que não seja bad block, porque a mensagem que o Gnome disks retorna é “Disk is OK, one bad sector”

1 curtida

Nem recriando a tabela de partição?

eu nem consigo entrar no gparted como vou criar algo? vou editar o post para ser mais claro o loop infinito é para entrar

1 curtida

Eu tenho mas usa linux também e apresenta os problemas acima vou tentar arranjar uma com windows e ver se consigo resolver

Tentei no windows e ate onde percebi tava sendo reconhecido pelo sistema mais inacessível não tinha opção formatar apenas remover e tentei utilizar ferramentas de formatação como o rufus e o dispositivo não era reconhecido

A alguns anos, ocorreu algo bem semelhante comigo, no meu caso, eu precisava dos dados do disco, e não conseguia acessar com nenhum programa, eu usei o TESTDISK, como já faz uns 4 anos, não me recordo das funções desse software, mas pode ser que ele tenha algo que possa te ajudar.

Pelo que vi aqui o testdisk serve para recuperação dos arquivos porém minha intenção é formatar pra voltar a funcionar mas obrigado pela dica