HD e windows 10 corrompidos

Eu peguei um notebook positivo lançado em 2014, sem dar boot.
Fiz algumas perguntas para cliente para sondar exatamente o que ela queria e um pouco do histórico desse positivo (que deve ter vindo em um lote premiado, para durar tanto tempo.)

Acabei descobrindo que o mais importante para cliente era recuperar os dados do HD, e também descobrir que durante os último 3 anos ela vinha desligado o notebook direto da tomada, o que explica um pouco a situação do estado do HD, (Ja que a bateria não funcionava e ela não tinha paciência de espera o notebook desligar sozinho). (Definitivamente um positivo multante)

Triagem feita.
Peguei o HD coloquei na entrada sata do meu notebook (eu uso uma memória MVMe )
Liguei o sistema do windows e comecei a fazer um backup do dados do HD, porém tinha bastante arquivos corrompidos, por isso passei a fazer o backup dos arquivos um por um para descriminar os arquivos corrompidos, (já que não eram tantos arquivos e se tratava do TCC da cliente )
Quando eu estava no meio do processo o HD ficou inacessível.

Reiniciei o meu notebook, e o meu windows travou em uma tela de restauração de dados,

Foi aí que começou o pesadelo, o meu notebook originalmente veio com o windows em um HD sata e a chave do windows está vinculada a placa mãe, mesmo a bios estando configurada para dar prioridade do boot ao armazenamento Nvme o meu notebook deu prioridade a unidade sata.

Reiniciei o notebook e tentei acessar o HD com o Ubuntu 22.04 que tenho em Dual boot, não deu certo, Sai correndo para comprar um cabo SATA/USB,
depois de tirar o HD SATA meu windows voltou a funcionar normalmente,
tentei de várias formas para ter acesso ao dados, com EaseUS porem nem conseguiu ler o HD, tentei o RescueZilla usando o programa Disco porém ele não conseguiu montar a unidade, tentei montar a unidade no gerenciador de disco do windows, pensei em usar o testDisck, porém os arquivos não estão apagados, estão inacessíveis.

Estou ficando sem ideias
Dês de já, agradeço a ajuda.

E para constar é minha primeira cliente pagante.

O meu notebook é um
Lenovo IdeaPad 330S-14IKB
I5-8250U
8 GB de RAM
500 GB de armazenamento NVMe