HarmonyOS: O sistema operacional que já roda em mais de 90 milhões de dispositivos

HarmonyOS: O sistema operacional que já roda em mais de 90 milhões de dispositivos - Diolinux

O HarmonyOS, foi desenvolvido com o intuito de substituir o Android em aparelhos da empresa chinesa Huawei e vem crescendo em ritmo acelerado

4 curtidas

sempre tem espaço para mais sistemas operacionais, quando há bala na agulha, apoio do governo e um mercado cativo duns milhões de usuários.

n tem espaço é p sistema operacional que depende de crowdfunding com código colaborativo “nos finais de semana”.

Se o governo dos EUA tivesse pensado melhor, era mais inteligente ter utilizado outras estratégias para manter o controle de dados uma vez que ele tem forte domínio sobre a Google. Poderiam criar séries exclusivas com spys e proteções dentro de casa (EUA) e embarcar para China através da Huawei. Assim poderiam, mesmo sabendo que a chinesa também ia inserir seis próprios mecanismos junto ao Android, a Google e EUA teriam chance a mais de telemetria e de inspecionar.
Agora, com todo o bloqueio, não só gerou um novo monstro como também ao tentar impedir a entrada da marca e smartphones Huawei nos EUA só aumentou o desejo pelo proibido e diferenciado pelo público em geral.
Resultado está ai… crescente aceleradamente enquanto que agora Google e EUA possuem 90 milhões a menos chance de saber o que se passa nesses dispositivos e quem e como esta usando…

1 curtida

Não tenho certeza, mas isso já é mais do q o Windows Phone chegou a vender no seu auge?

Pra mim seria ótimo terem mais sistemas no mercado, pois novas tecnologias poderão ser feitas e teremos mais competitividade entre as empresas.

Problema mesmo é a vida dos desenvolvedores, terem q lhe dar com tantas opções, no caso de por algum motivo, não for possível fazer algo já multiplataforma.

Se os desenvolvedores forem bons não terão tanta dor de cabeça, na minha opinião.

Defina:

Pq tá parecendo q é algo muito simples de resolver, mas sei q não depende apenas do profissional ou da linguagem.

1 curtida

Pq não é qualquer empresa, a Huawei ela é gigante, acredito que quem faça esse SO não seja qualquer desenvolvedor

Sempre recaem suspeitas (às vezes coerentes e por vezes completamente incoerentes) quando se lança algum sistema operacional chinês, em se tratando de Linux, em razão de suas licenças abertas e livres, não seria mais fácil ao verificar códigos e ações em 2º plano desses sistemas operacionais o quão seguros são, sem recaírem maiores suspeitas sobre os mesmos?

Em se tratando do BR, o problema mesmo será o fanatismo.

A questão mesmo não é com relação ao OS, mas com os “outros”. Pode ser q o HarmonyOS em si seja não só aberto, mas realmente 100% seguro. Porém, um app de terceiro tem spyware ou outra coisa, mas a culpa cairá sobre o fabricante, ao invés no verdadeiro culpado.

3 curtidas

Espero q esse sistema desperte outra coisa, ecossistema, a apple faz isso, não uso pq preço e muito fechado, mas como faz falta as coisas serem interligadas, essa facilidade de passar arquivos entre outras coisas é incrivel, e pq não foi explorado isto ainda ?

O KDEConnect é uma ideia destas, interliga pc e celular, imagina algo vindo direto do sistema mesmo ? Android capaz de fazer isso ? Os sistemas são muito isolados um dos outros, quer fazer esses 2 ficarem mais interligados ?? precisa de outro sistema

1 curtida

Eu não vejo problema nenhum. É só ignorar novas plataformas? :slight_smile: Até agora nenhum cliente pediu algo que suportasse Harmony OS e eu tenho um vaga suposição de que nunca vão.

Considerando que até agora existem 4 apenas sendo que 1 roda apps do Android e outro usa HTML 5… pouco provável que isso ocorra, na prática continua existindo só 2 meios nativos de desenvolvimento sem contar que os dois meios suportam desenvolvimento híbrido

1 curtida

Também existem 2 plataformas híbridas, :wink: estamos um pouco longe ainda de um suporte a custo zero para plataforma X.

1 curtida

Infelizmente, isso meio q já acontece. Por ex, se o Zuck não criar uma versão do APP do Whats para uma plataforma, a chance dela ser desconsiderada pela grande maioria da população, é muito grande. Tenho muitos contatos importantes q se recusam a ir para o Telegram.

Pode parecer exagero, mas sei de uma galera q se ganhar um celular de última geração, mas não puder usar determinados APPs, prefere ficar com aparelho antigo e limitado.

Eu sei, eu trabalho nesse ramo e cobro o tempo extra gasto para garantir que até mesmo um app híbrido vai funcionar em mais de uma plataforma. Não acho que alguém vai pagar ~7% a mais para seu app híbrido estar disponível em uma plataforma que não tenha pelo menos 1 bilhão de usuários. Eu já tive clientes meus decidindo não lançar para Android ou iOS.

2 curtidas

Oxi, mas a graça dos apps híbridos e justamente ser WOCA… no máximo gera custo de publicação mas de desenvolvimento?

Está bem longe disso, a maioria das coisas “WOCA” estão bem longe disso (Python, shell scripts, Java…).

Plataformas são coisas cheias de idiossincrasias, algumas descontinuam bibliotecas centrais mais cedo que outras, outras lidam com funcionalidades nativas como cameras, armazenamento local e afins de forma totalmente diferente, algumas integram melhor seus próprios métodos de de autenticação oAurth e pagamento, algumas tem um botão voltar universal, outras você precisa colocar esses botões na interface… Uma usa Safari e outra Chrome como webRender do seu lindo app hibrido o que por sí só não garante 100% de compatibilidade nem no HTML 5, e assim vai…

Não estou nem tocando em plataformas suficientemente diferentes como Windows vs Linux, muita coisa precisa ser levada em conta neste caso, desde syntaxe para caminhos até garantias de acesso seguro em paralelo a arquivos, atributos disponíveis em arquivos e dispositivos, mecanismos de criação de threads, processos, etc.

Até mesmo entre distros Linux não temos uma perfeita padronização a ponto de poder levar um shell script conosco de qualquer distro para qualquer distro.

Ainda assim 5% a 10% de trabalho extra contra 50% ou mais para código nativo vale a pena, quase sempre… :slight_smile:

Até porque, se tivesse, qual ia ser o ponto em usar uma distribuição diferente? O wallpaper?