Boa noite, pessoal!
Estamos para montar um servidor local aqui com dois propósitos: monitoramento e armazenamento.
O primeiro, é porque temos uma rede Unifi aqui, atualmente rodando sem controladora, pois o notebook usado na configuração não pode ficar ligado o tempo todo. A ideia é ter um servidor Linux rodando pra gente ter um monitoramento 24/7.
O segundo uso (armazenamento), é porque queria montar um servidor para salvar arquivos locais, coisa de 2TB (ou 1TB )em RAID (provavelmente RAID 1 ou 5). Teríamos uns 20 usuários simultâneos, no máximo.
Primeira questão: Usar Ubuntu Desktop ou Server? Sei que o Server é mais otimizado, mas o servidor talvez precise ser ligado por pessoas que não sabem nada, mas sabem digitar usuário e senha. Nesse caso, a versão desktop seria mais amigável.
Segunda questão: Qual hardware usar?
No armazenamento, pensei em tentar usar 2 SSDs em RAID 1, ou 3 HD’s em RAID 5.
Em processamento, tinha pensando em Ryzen 5 com vídeo integrado, 16GB de RAM e SSD NVME para boot e sistema, e basicamente isso. Talvez até um Ryzen 3 mesmo.
Eu geralmente me viro bem, mas em relação a servidor, acabo tendo um pouco de dificuldade por não ter muita experiência…
Desde já, agradeço!
Com relação a servidores que necessitam ficar ligados 24 horas recomendo um raspberry pi pelo seu baixo consumo de energia e com relação ao seu servidor de armazenamento recomendo que pesquise o que são NAS e busque um hardware que atenda suas exigências.
Se sua preocupação é com relação ao Ubuntu Server não ter uma interface gráfica, saiba que a instalação de uma é possível, em particular recomendo instalar o mesmo com xfce uma interface leve com o necessário para utilização do seu computador de forma gráfica.
para uso em monitoramento cftv 24/7 sao indicados hd da western digital linha purple
São projetados para funcionaram 24 horas por dia sem interrupção, possuem alta velocidade de escrita e vem com a tecnologia chamada AllFrame, cujo objetivo é diminuir erros ao gravar vídeos.
Quanto ao servidor não é recomendado usar raspberry pi, pois vc vai precisar de uma placa mae com portas satas e nvme nativos com suporte a RAID
Vc precisa de muito espaço de armazenamento? Não seria melhor vc contratar um servidor particular ou usar o google drive mesmo para armazenamento em nuvem?
Pois se não tem experiencia com servidores, e os dados armazenados forem sensiveis vc vai correr um forte risco de ser hackeado. Se os dados armazenados forem de uma empresa vc precisa avaliar se o custo de montar um server proprio valeria o risco de perder esses arquivos seja por inexperiência, defeitos de hardware ou ataques hackers. Fora os riscos de processo judicial por vazamento de informações sensiveis de terceiros
E se for uma empresa também o recomendado é separar cada servidor para uma função, o correto seria um servidor para monitoramento e outro para armazenamento, pois assim pode fazer manutenção de defeitos de hardware ou atualizar os softwares de forma independente.
Teria que ver qual o rendimento diário da sua empresa, será a economia com um server proprio valeria ficar uma semana sem poder trabalhar com o servidor em manutençao?
Opa, obg pelo retorno. Então, cogitei o raspberry pi, mas por uma questão de robustez, preferi não seguir com a ideia. um PC mais modular e com reposição de peças é mais seguro pra mim. E achei o Pi4 bem caro pra uma placa com baixa potência, 1600 reais pelo menos um kit básico.
Eu conheço NAS, mas pensei em juntas o útil ao agradável, porque o monitoramento não pesa muito. Mas vou pensar em separar os servidores.
Show, vou dar uma olhada nesse CasaOS e sobre a instalação de interface gráfica. Valeu!
Mano, eu expressei errado kkkkk não é monitoramento de vídeo, é monitoramento da rede de internet mesmo. A gente tem um setup da Unifi aqui, e pra rodar a controladora precisa de um dispositivo. Tem a opção de comprar uma CloudKey (microservidor) da própria Unifi, mas acho caro pro nosso uso, prefiro ter um PC q possa ter outros usos.
Eu concordo, não to querendo pegar o raspberry não kkkkk
Cara, eu não sei beeeem a demanda, mas a gente queria fazer backups de arquivos que diferentes departamentos usam. Hoje cada um salva no próprio PC e Drive (ainda não temos um G Suite da vida), eu queria centralizar tudo, sabe? Mas acredito que 1TB seria bom começo, e 2TB seria um tamanho bem tranquilo.
Meu maior medo é isso, não é nem configurar: é ter uma coisa que não ta 100% segura. Nosso contexto aqui é complexo, não é uma empresa. Na verdade vamos aplicar numa Igreja que tem alta demanda por tecnologia, mas tá numa situação beeem precária: estamos trabalhando pra acertar isso agora.
Minha vontade ta sendo então montar um PC básico pro monitoramento da rede (que é coisa leve, e prefiro PC a notebook pela manutenção), e talvez ter algum outro uso mais simples; e adquirir num NAS pronto depois… Seria uma solução boa?
Ja pensou em adquirir um servidor usado? Tem bons modelos na casa dos 2 a 4k ( não sei qual o orçamento de vocês). Você pode usar como servidor de arquivos e virtualizar uma Windows ou Linux que seja para o seu sistema de monitoramento. sem contar que você pode adquirir mais HDs e acrescentas-los ao servidor quando precisar.
Como vc disse que é para uma igreja e vc não tem experiencia pratica no assunto, eu recomendo fortemente que não assuma essa responsabilidade. Pois provavelmente vc fará um serviço voluntário ou com pouca remuneração e será o responsável sozinho por todo esse sistema. Em qualquer serviço seja remunerado ou voluntário, apartir do momento que vc coloca a mão vc se torna o responsável técnico por ele, aí todos os b.o. vão chamar vc pra resolver. E não é apenas a implementação, mas principalmente a manutenção do sistema. Vc se considera capacitado para implentar esse sistema com excelencia? Você tem tempo útil para se empenhar nesse projeto? Vc se considera capacitado para fazer manutenção preventiva de hardware e updates de software sem comprometer os outros setores da igreja? Vc se considera capacitado e tem tempo para resolver problemas e intercorrencias que aconteçam após a implementação do sistema?
Vc precisa compreender que se vc fizer um servidor, o serviço de todos os funcionários da igreja estarão nas suas mãos… Caiu a internet, deu algum problema na pasta compartilhada, perdeu acesso telefonico de ramais virtuais VOIP, falta de acesso a impressoras, ou qualquer outra questão de informática… TODOS FUNCIONÁRIOS da igreja vão te ligar ao mesmo tempo, querendo uma resolução pra ontem, pois eles não vão conseguir trabalhar sem acesso a internet/pasta compartilhada/impressora.
Você vai poder sair do seu emprego principal durante o expediente para ir na igreja resolver os problemas, pois se der problema no servidor toda igreja vai ficar sem trabalhar? Voce vai estar disponiveis nos feriados e finais de semana e horario noturno para ir na igreja dar manutenção em caso de problemas? Se voce ficar doente ou viajar de férias vai ter alguem capacitado para dar manutenção caso ocorra algum problema?
São todos os questionamentos que deve fazer antes de assumir essa responsabilidade…
Com relação a qual máquina usar, depende muito de quanto de grana vai poder gastar no projeto e qual o tipo de arquivos serão armazenados será manipulado pelos fucionários da igreja, vão usar para ferramentas office, ou arquivos de video/fotos, streaming de video?
No mundo ideal o correto já seria usar um ‘servidor profissional’, e comprar as peças já pensando no projeto de forma escalonada. Mesmo que não seja implementado tudo de uma vez, pelo menos já deixa tudo no jeito para ir expandindo o hardware sem muitos disperdicios. Vou te dar um exemplo simbolico: imagine que voce monta um sistema com uma placa mae lga e processador xeon. E daqui 6 meses vc precisa de mais processamento ou mais armazenamento e tem que se desfazer de todo esse kit xeon e adiquirir um kit am4, seria um disperdicio grande de tempo e dinheiro, comparado se voce pegasse um kit intel de ultima geração como processador mais de entrada e quando precisasse trocaria apenas o processador para um mais potente, ou mais armazenamento
Porém na sua situação é mais racional primeiro comprar um hardware PC/Desktop e adaptar para servidor. Pois vc não tem experiencia e se der errado o prejuízo seria menor.
Ou se vc tem muito desejo de implementar e suportar esse servidor o racional seria como citado acima, pegar um servidor usado que se adeque a sua necessidade. (ai voce aprende a usar com o tempo, e se sentir confiança/necessidade de um servidor mais parrudo, compraria um servidor novo mais potente)
Dito isso e voce realmente deseja implementar esse servidor, assista essas aulas de redes
primeiro veja essa play list, com os conceitos básicos/intermediários sobre redes:
Se voce se tornar realmente o responsável tecnico vai precisar de um firewall, de proxy pros usuários acessarem a internet, no caso de clientes windows vai precisar de servidor samba e controle de acesso por active directory. vai precisar restringir acesso a alguns sites de internet. Por questoes de segurança cada funcionario da igreja devera ter privilégio apenas de usuário comum, somente os tecnicos poderão ter senha de administrador pra instalar os programas, vai precisar separar a rede dos funcionários da rede wifi dos ‘Convidados’:
depois veja essa play list sobre proxmox e virtualização.
Pensei, mas como o uso é mais leve, eu acho que a gente corre o risco de pegar algo q precisa de manutenção mais específica e complexa sem necessidade.
Mas vou cotar preços. O ruim é q teria q ser via ML por exemplo, minha região é fraca nisso.
Cara, vou responder direto pq se eu for de uma coisa a outra vai demorar e ficar longo kkkkkk
Muita coisa eu já resolvo. É voluntário, mas a demanda é pequena, e algumas coisas tipo impressora e hardware com problemas mais sérios a gente manda pra prestador de serviço.
Eu acho que daria conta por ter experiência, já ter trabalhado em um empresa que tinha isso, mas implantar sozinho nunca fiz.
hoje o pessoal me chama algumas vezes, mas acaba que o que é super urgente a gente encaminha pra terceiros.
Meu intuito é ter um servidor de arquivos, como backup. Só isso. Ao invés da pessoa fazer backup em um HD externo, faz no servidor. Tudo ficaria centralizado.
Por isso queria um Ryzen 3 ou 5 mesmo, e peças comuns. Acho melhor seguir nisso do que ir direto pra um servidor.
Eu queria tentar fazer pelo Ubuntu Desktop justamente pela questão de manutenção: eu não sei se estarei por lá sempre, e precisando ligar algo por exemplo, é mais fácil treinar e orientar.
Hoje eu faço quase tudo isso. Tem só dois computadores que não deixei sem senha de admin por serem pessoais. Além disso, na rede Unifi, todas as redes são do tipo “guest”, sendo a única exceção a impressora que pode ser acessada por algumas redes.
Temos rede de convidados separado também.
Mas como eu disse: é tudo muito recente. Até 2020 a gente tinha dois roteadores TP-link na igreja, computadores sem controle nenhum, e tinha gente muito aleatória que tinha senha de PCs e rede. Estamos indo a passos lentos, mas evoluímos bem…
É uma boa pratica os serviços serem separados, monitoramento e armazenamento. Mas nem sempre é possível “por motivos financeiros e etc”, mas pode ser feito o melhor c/ o que tem. Então da p/ executar no mesmo servidor sem problemas. Depois vc pode sugerir melhoria e continuidade.
Monitoramento do que vc está querendo? Pra entender e sugerir algo coerente.
Eu usaria RAID1, pra ter tolerância a falhas. Mas que isso já acho caro, pq já pensaria em discos SAS c/ controladora RAID parruda.
As questões.
1-É incomum servidor c/ interface gráfica, mas vc pode instalar interface gráfica no ubuntu server, porém como são serviços simples, vc pode usar o que tiver costume, pode ser o desktop … use LTS pelo menos blz.
2-Se puder ir de 5 blz, senão vai c/ 3 mesmo.
Qto a experiencia fica sussa, só tem um jeito de ter … fazendo, então vai pra cima.
Então, eu entendo, mas eu só farei de acordo com o que eu conseguir garantir. E como eu disse, é um servidor, mas vai ser simples, uso mais para fazer backup. Eu só quero aproveitar que precisa de um PC mesmo, e colocar com server de backup mesmo.