Hackers atacaram WhatsApp!

Contextualizar a informação que passou na mídia jornalística sobre um novo golpe de WhatsApp, onde possíveis golpistas hackearam o WhatsApp através de links, usando vários métodos, como, por exemplo, “você efetuou uma compra” ou “cancelamento de um possível serviço”. Mas, além disso, acho que o WhatsApp sofreu algum ataque hacker e conseguiram adentrar suas bases de dados ou servidores.

Atualmente, meu WhatsApp está sendo alvo de spam de chamadas em grupo de 3 pessoas. Quero saber se mais alguém também está vendo algo suspeito em relação a isso. Meus contatos são geralmente familiares e, mesmo assim, nunca praticamos chamadas em grupo. Logo, achei suspeito e não atendi. Por coincidência do destino, aconteceu uma chamada em grupo para mim. Um tempo depois, conversando com a pessoa sobre isso, ela falou não ter feito e acabou que meu número supostamente efetuava uma ligação para outro familiar na mesma hora em que este se encontrava conosco no momento.

Alguém está tendo algum spam no WhatsApp?
E não, o número em questão não está clonado nem nada do tipo, muito provavelmente foi um ataque hacker mesmo. Vamos ver se teremos algum esclarecimento ou posicionamento da empresa sobre.

Link da fonte? Porque aqui está normal e não tem nenhuma notícia sobre nos principais canais de tecnologia.

Jornal da Band, foi na chamada aqui que estava ligada a TV e, estranhamente, aconteceu o relato acima comigo hoje também.

Salva, @WayNFS

Posso estar enganado, pois não tenho todos os dados – mas me parece que estão atacando “teu número de celular / Zap” – e não o “WhatsApp” (geral).

Aqui, também, tudo normal.

Sigo alguns princípios, que não sei se poderão ser úteis para você, ou para outros colegas aqui no Fórum:

• Nunca forneço meu número de celular – nem para farmácias (descontos), nem para nenhum outro tipo de “negócio”. – Já é muito ruim, ser obrigado a fornecê-lo para Facebook, Google etc., mas pelo menos, até agora, parece que eles não “venderam” meu número pra “geral”.

• Uma vez, muitos anos atrás, forneci meu número de celular para uma “equipe terceirizada” da Oi, ao contratar banda larga – e nos dias seguintes, recebi uma enxurrada de ligações de SPAM. – Me cadastrei no “Não Me Perturbe”, mas acho que ele só barra ligações telefônicas, e não Zap ou SMS (não tenho certeza).

• Não entro em nenhum “grupo de Zap”, nem me cadastro para receber nenhum tipo de coisa pelo Zap – que não aceita “ID” – só, “número de celular”.

Talvez, a maioria dos colegas aqui no Fórum – mais jovens – não possam evitar essas coisas, por motivos profissionais etc.

Felizmente, eu posso. – Privilégio de velhinhos, rá rá rá. – Mas, quem puder evitar, evite.

É só o que posso recomendar.

No mais, espero que você possa se livrar disso. – Ninguém merece.

Tinha alertado sobre possivel ataque hack Post no forúm Link agora do nada tem noticia em jornal Fonte

Aqui na minha região os criminosos tem usado aquela técnica de “torre fake” pra tentar captar teu sinal, mandar um SMS de login no whatsapp, interceptar e clonar tua conta. Toda hora fico recebendo SMS de autenticação de 2 fatores e umas mensagens estranhas indicando um ataque usando ICMP. Eu recentemente comprei um chip pré pago da Claro e acho que dei azar de pegar um número marcado, alguém que já caiu em golpe provavelmente. A quantidade de spam e tentativa de golpe que recebo nessa linha é impressionante. Já desativei o chip e vou deixar esse número vencer.

Dica para não cair nesse golpe de clonagem de zap: Desliga a rede 2G e 3G no celular, deixa somente como 4G, assim os golpistas não conseguem fazer o “man-in-the-middle” entre você e a torre e interceptar o sinal, já que o 4G funciona de forma diferente e é criptografado.

Outra dica pra ficar mais dificil de clonar teu zap: Cria a conta com um número secundário e deixa o chip em casa ou em outro celular, conecta o whatapp nesse celular secundário ou num waydroid como principal e usa o teu celular principal como dispostivo secundário. Além do Zuck não acessar teus contatos evita que qualquer pessoa consiga clonar teu whats facilmente, já que nem você vai ter acesso ao dispositivo principal a todo momento. Contra disso é que você não consegue receber mensagens com OTP de empresas pelo whatsapp (na verdade é bom), já que o zap, por motivos de segurança, só deixa receber OTP em um dispositivo principal.