Habilitar conexões de rede na tela de login

Bom dia,

Estou com um problema, estou colocando as maquinas em rede, com o Ubuntu 20.04, via vpn, mas o login só feito com a maquina conectada na internet para autenticar a VPN, porém como conectar uma maquina em uma rede nova, wifi, na tela de login, pois os usuários estão entrando no login local, para depois trocar a sessão.

Agradeço a ajuda de todos.

Bem vindo ao fórum @Alessandro_Mello_Gal!
Deixa ver se entendi, você gostaria de conectar em uma VPN antes mesmo de um usuário se autenticar localmente na estação de trabalho?

1 curtida

Isso mesmo, já é feito via script, quando a conexão já esta gravada, na inicialização ele já roda script, porém o problema é quando o usuário vai com o note, em uma rede nova, queria habiliar a conexão de rede, ainda na tela de login…

Das duas uma: ou, de alguma forma, carrega esse script como um módulo do kernel, ou treina os usuários a não conectarem pela tela de login. Acho a segunda solução bem mais fácil de implementar, mas ela depende do fator que fica “entre a cadeira e o teclado”

2 curtidas

não é bem uma resposta direta e precisa, mas quando eu conectava o wifi na “unha” antes de fazer login ele já conectava.

1 curtida

Boa tarde, @thespation, a vpn já ta pronta, funciona, o usuário não tem permissão de nada, após logar, o AD Windows, barra, o problema é conectar em rede nova, queria habilitar na tela de login, nas configurações, liberar acesso para o que o mesmo possa conectar em uma rede wifi nova…

Confesso que é algo que nunca necessitei e, para minha surpresa não há essa disponibilidade na tela de login, eu poderia afirmar que era só usar as opções no canto superior direito que poderia conectar:

image

Mas acabei de perceber que é apenas informativo, tanto para rede cabeada quanto WiFi, não nos permite editar a conexão ou ingressar em uma nova.

Pensei que poderia ser uma limitação do GDM (tela de login Ubuntu), porém, ao testar com o LightDM também não exibe tal possibilidade.

Procurei em alguns fóruns e não encontrei uma forma de habilitar.


Para contornar, existe a possibilidade de criar um usuário local, simples, só para conectar em uma nova rede. Ao deslogar desse usuário, a pessoa estaria conectada e poderia usar o seu perfil normalmente.

Ficaria algo parecido com:

Poderia deixar esse perfil com login automático e bem limitado, só para conectarem ao WiFi mesmo.
Pode até ocultá-lo, para não ser exibido como possibilidade e instruir o usuário somente quando for questionado, ou montar um procedimento de como acessar em caso de nova conexão.

1 curtida

Boa tarde @thespation isso que eu venho fazendo, é um retrabalho, mas consegui contornar a situação, fazendo o login via cache, com o usuário que já tenha logado pelo menos uma vez, na maquina, alias eu não, o desenvolvedor, eu sou no máximo um usuário intrometido, confesso tbm, eu tenho muito mais experiencia, com ambiente windows (já estaria resolvido), mas estou batendo a poeira, do meu conhecimento em Linux.

Consigo fazer o login via cache, porém até aparecer os usuários listados já na maquina, demora em torno de 52 segundos, eu achava que o código estava errado, pois não aparecia, agora, é questão permissão desse usuário após logar, pois ele pede autenticação de um usuario admin para alterar as configurações de rede…

tinha um comando que eu usava, nos meus tempos outrora no debian, acho que é modificado ipconfig via nano. que eu usei pra sanar um problema de erro raise no Wi-Fi.
depois dessa modificação o Debian já iniciava conectado desde o boot à tela de login.

bom. algum debiano se lembrar, pode resolver essa vontade do cara.

faz tempo que não toco em debian e muito menos suas crias. mas é uma modificação feita pra conexão já conectar no boot do OS.

1 curtida

Obrigado, @Subaru mas não é bem isso, no caso, e sim, quando esse usuario loga agora, offline pelo cache, pois ele já tem o perfil dele criado na maquina, ele ta numa rede nova, exemplo, ele pegou o note comigo na empresa e vai pra casa, trabalhar home office, esse note nunca conectou na rede dele, quando ele logar, vai pedir a autenticação de um usuário adm, que no caso o local, que eu uso para configurar o note, eu queria agora dar permissão, somente para ele poder modificar as configurações de rede e conectar o wifi…

Parece confuso, mas é o jeito, agradeço a ajuda…

então os “parâmetros” que citei acima. ele só vai precisar fazer a primeira configuração de conexão. depois é salva automaticamente a rede conectada e ela já passa a ficar ativa antes do boot e assim vai toda vez que conectar em uma nova rede.

1 curtida

Nem precisa, se ele logar com o um usuario adm, ou com um nivel intermediario, a rede já fica disponivel para qualquer usuario que venha a seguir, no Ubuntu 20.04, já é automático, não sei dizer nas outras distribuições, eu usava muito o Elementary, até acho melhor que o Ubuntu, mas como eu disse, em outros posts, eu não sou um mega, blaster em linux, sou um usuario atrevido mesmo…
Sou da turma do windows, se fosse em rede toda windows, isso já tava feito, com muito mais facilidade, mas não escolho as batalhas, apenas as enfrento, mas gosto do Linux, só algumas coisas devia ser mais pratico, mais simples, mas é gosto…

normal tbm sou assim.

toda e qualquer configuração que poder melhorar e adiantar o user é sempre bem vinda. mas fica a dica.

1 curtida

Boa tarde, @Rodrigo_Chile essa parte já ta resolvida, foi criado uma script para faça login via cache, agora eu to em outro problema, é conectar ao wifi, pois esses usuários não permissão para nada, agora ao tentar conectar ao wifi, é necessário autenticar via usuário adm, eu queria abrir uma exceção a essa regra, dar permissão para esses usuários somente conseguirem conectar na rede…

1 curtida

Usa gdm?

Segue um texto…

GDM

Be careful with GDM, it will run all script as root, a different error code than 0 could limit your log in capability and GDM will wait for your script to finish making it irresponsive as long as your command run. For complete explanation [read the documentation][5].

Before Login

If you need to run commands before a user logged-in you can edit the file: /etc/gdm3/Init/Default. This file is a shell script that will be executed before the display manager is displayed to the user.

After Login

If you need to execute things once a user has logged in but before its session has been initialize edit the file: /etc/gdm3/PostLogin/Default If you want to execute command after the session of session initialization (env, graphical environment, login…) edit the file: /etc/gdm3/PreSession/Default

Teria que ver no manual do gdm.

Mas segue o texto

Adicione o script no local…

1 curtida

Ambiente gráfico sim, mas isso daria permissão para os usuários?

Sim.
É o procedimento do gerenciador de login para rodar um script antes ou depois de conectar o usuário

No caso depois de logar, pois eles já logam via cache…

1 curtida

`` If you want to execute command after the session of session initialization (env, graphical environment, login…) edit the file: /etc/gdm3/PreSession/Default

Vou ver depois se encontro algum exemplo para facilitar

1 curtida

Ok, agradeço…