O pacman 6.0, trouxe uma novidade interessante que é a capacidade de efetuar downloads em paralelo.
Por exemplo, suponhamos que o usuário queira efetuar o download do VLC media player para assistir ao filme do Pelé, vocês notarão que o vlc e algumas dependências serão baixadas (14 pacotes).
Por padrão, o pacman efetua o download de um pacote por vez.
Habilitando a opção “ParallelDownloads” nas configurações do pacman 6.0, o gerenciador de pacotes fará o download de uma determinada quantidade de pacotes “ao mesmo tempo”, em paralelo, tornando o download mais rápido.
Como habilitar o ParallelDownloads:
O primeiro passo, é verificar se você está utilizando a versão 6.0 do pacman.
Para isso, basta rodar o comando:
pacman --version
Depois de confirmar a versão do seu pacman, abra o pacman.conf utilizando qualquer editor de texto:
sudo vim /etc/pacman.conf
Dentro do arquivo de configuração do pacman, procure pela linha “ParallelDownloads = 5”
Por fim, basta descomentar essa linha retirando a #, salvar a alteração e sincronizar os repositórios rodando o comando:
sudo pacman -Syy
Prontinho, o seu pacman já estará configurado para efetuar downloads em paralelo. Por padrão, o ParallelDownloads vem configurado para efetuar o download de 5 pacotes em paralelo, mas você pode alterar isso facilmente substituindo o 5 por um outro valor, quanto mais rápida for a sua internet, maior pode ser o valor, este valor precisa ser um número inteiro positivo.
Fiz meus testes aqui e funcionou perfeitamente para mim, os downloads, de fato, ficaram bem mais rápidos hahaha. E vocês? Pretendem testar o ParallelDownloads do pacman 6.0? Me digam o que acharam depois.
Abraços, galera.