Tipo algum comando pelo terminal que faça uma verificação geral ou coisa do tipo, agradeço aos amigos que puderem sanar essa dúvida.
Por que você quer verificar por erros? Está ocorrendo algum problema no seu uso? Se não está, não há porque “verificar erros”.
Dá uma pesquisada no comando journalctl
, ele grava logs das coisas mais importantes que aconteceram no sistema. Se tiver algum erro grave vai aparecer aí.
Tem os log que registram todos os eventos do kernel e também alguns outros que registram outros eventos.
Que quando inicio o meu sistema, aparece uma mensagem de erro sempre, isso desde quando instalei, aí gostaria de verificar, apenas isso. Logo mais tento gravar ou tirar uma foto da mensagem e posto aqui num tópico diferente.
Ótimo, irei dar uma pesquisada sobre isso. Obrigado também @aguamole.
Existem algumas mensagens de erro relacionadas ao secure boot, que não afetam em nada no uso. Não sei se são elas, mas eu costumava ter umas assim até a Lenovo atualizar a BIOS do T480 corrigindo esse bug.
Creio que é exatamente isso que acontece comigo. Vou pesquisar sobre como posso atualizar a minha BIOS, obrigado.
O journalctl
, como já disseram, grava logs das coisas mais importantes que aconteceram no sistema. Você também pode abrir, com algum editor de texto (gosto de usar o nano
como editor de texto de terminal), arquivos de log localizados na pasta /var/log/
. O do kernel, por exemplo, é o /var/log/kern.log
; o de sistema é o /var/log/syslog
…
Os logs também podem ser verificados sem ser por terminal. Basta usar o gerenciador de arquivos para acessar a pasta que eu falei anteriormente, ou usar algum aplicativo de logs. O Ubuntu traz o Gnome Logs instalado para esse fim.
@Melk Eu acho melhor usar editor de texto grafico para ler arquivo de log do “var”, apertando Ctrl+F você pode fazer busca por palavras no arquivo de texto tipo “error” filtraria todas as palavras error.
O nano
permite buscar por palavras, mas eu também acho melhor usar um editor de texto gráfico.
Boa noite.
@JayHardway
Como os colegas ja citaram, existem diversas formas de olhas os logs do sistemas.
Mas para erros de inicialização, eu gosto do seguinte comando:
dmesg -T -l err
Mas recomendo executa-lo assim que o sistema iniciar, facilitará a localização.
Eu também tenho erros de ACPI quando ligo meu notebook e eu os ignoro, pois nesse caso uma das seguintes hipóteses é muito provável:
- O desenvolvedor da BIOS não implementou toda a especificação do ACPI dentro da BIOS;
- O desenvolvedor da BIOS implementou a especificação do ACPI de maneira errada.
Em um desses dois cenários, a fabricante do computador teria de liberar uma atualização de BIOS corrigindo os erros.
Olha, sinceramente, se esses “erros” não causam nada, creio que vou deixar assim mesmo, pois acho bem fácil que sejam alguma dessas duas hipóteses também.
Se quiser você pode passar um parâmetro para o grub iniciar o Linux com ele tratando da ACPI ao invés da ACPI da mobo bugada.
Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.