Guitarra identificada como headphone

Estou usando o Fedora Silverblue 38 e queria usar o guitarix, mas por algum motivo quando plugo minha guitarra com o adaptador p10/p2, ele reconhece ela como sendo um headphone. Tentei mexer nas configurações do Gnome, mas ele não me permite nem trocar a saída de som pras caixas, nem configurar ela como entrada de som.
A entrada é tanto pra fone quanto microfone e inclusive já usei como input, só não tenho certeza se no sistema atual ou quando estava no Fedora Workstation. Também comprei um adaptador novo, então não sei se esse pode ser o problema.

Computador: Samsung Expert NP350XAA-VD1BR
SO: Fedora Silverblue 38
CPU: Intel Core i5-7200U
GPU: NVIDIA GeForce MX110
pipewire: 0.3.74

Boa tarde @lordevefa.

Por se tratar de notebook, acredito que deva ter apenas um conector P2 para áudio, que funciona similar aos de smartphones (Onde se pluga os fones e o microfone no mesmo lugar).

Guitarras usam P10 (Mono) tem apenas um polo de coneção, esse adaptador, deve ser stereo P10=>P2 deve ser stereo, ou seja, tem dois polos de conexão. Ao plugar 2 polos no notebook, ele entende que não existe um microfone acoplado.

A sugestão ai, seria usar um divisor, numa ponta ele tem um plug P2 (3 polos), e divide 2 para os fones e 1 para o microfone, e nesse de microfone conectaria sua guitarra.

Agora o ideal, principalmente pra instrumentos musicais, é usar uma interface de áudio USB. Hoje em dia tem algumas de baixo custo, e até mesmo pedais de efeito que disponibilizam a interface USB.

Espero ter ajudado.

Obrigado! Isso me lembrou que tenho uma plaquinha de áudio USB com duas entradas. Quando conseguir vou testar e ver se com ela funciona.

Lembre-se que o sinal gerado por uma Guitarra é um sinal e impedancia a nivel de linha( LINE ), a entrada mic das placas de audio, notebooks e placas usb são preparadas para receber sinal e impedancia a nivel de microfone ( MIC ).
Sugiro vc adquirir uma interface de audio que tenha suporte no linux ou pelo menos usar um direct box ( D I) + cabo XRL p/ p3.

Obrigado! Vou dar uma olhada em um direct box