Guia de pós-instalação do Ubuntu 22.04 "Jammy Jellyfish"

Guia de pós-instalação do Ubuntu 22.04 "Jammy Jellyfish" - Diolinux

Já faz algum tempo que o Ubuntu Jammy Jellyfish foi lançado e no artigo de hoje, temos um guia completo para a pós-instalação do Ubuntu 22.04.

11 curtidas

Fazia tempo que tinha visto uma matéria realmente de qualidade sobre o Ubuntu em pt-br. Parabéns ao autor e colocar gifs para mostrar passos adicionais foi uma bela ideia.

Enfim, muito bem escrita!

6 curtidas

Muito obrigado pelo comentário, como eu estava fazendo o meu pós-instalação junto com o artigo, fui fazendo os GIFs pra ir exemplificando.

Que bom que gostou do artigo!

5 curtidas

otimo tutorial! por mim só tirando os snaps e instalando flahub e a gnome software já fica excelente.

1 curtida

:point_right:te desafio a fazer uma matéria dessas falando o que precisa fazer após instalar o BigLinux

1 curtida

Seria muito interessante um “flavor” do Ubuntu mais clean, sem os snaps e uma software centre menos lerda. Tipo que fizeram com o Google Chromium, vulgo o Degoolged Chromium…

3 curtidas

O vídeo sobre o Kylin dá várias diretrizes, tanto de UX/UI quanto de estabilidade. Só que a distro deu ruim em máquina real (num System76 Darter!) e é tudo em chinês - nisso o DDE já tá mais ajustada. Mesmo assim, a UKUI é um show de design e UX…

Pop!_os era isso, porém hoje é uma distro muito mais única do que um Ubuntu melhorado.

Quando eu usei o Big para a matéria, acho que so instalei o chrome e fui mantendo o sistema atualizado, como não jogo no Linux (até pq o único jogo que eu realmente jogo é Valorant), instalar o Chrome foi a única coisa que me lembro de fazer, além de manter o sistema atualizado e centralizar os ícones do painel.

Quem sabe no futuro não saia um artigo desses :eyes:

No Ubuntu oficial vai ser bem raro de ver por conta dos Snaps serem uma tecnologia da canonical, porém o Linux Mint consegue ser essa distro ideal, a Mint Store é bem rápida e gerencia tanto o repositório quanto Flatpaks e embora o tema do sistema seja “feio”, nada que uma alteração de cor não resolva.

2 curtidas

Ubuntu continua uma das melhores opções p/ iniciantes. Quem é “das antigas” não gosta muito dos snaps mas é o que teremos daqui em diante. Ou se adaptar ou mudar p/ Debian ou Fedora.

2 curtidas

Parabéns pelo tutorial, claro e objetivo!

  • GS Connect: Integra seu celular ao ambiente GNOME através do aplicativo KDE Connect;

Fiquei surpreso de ver o Gnome depender de um aplicativo do KDE.

Sim, já vi por aqui inúmeros debates sobre a necessidade de extensões – e muitas afirmações de que elas “quebram após alguma atualização” (afinal, os desenvolvedores não se responsabilizam por elas) – mas como não uso Gnome, não fazia ideia dos passos exigidos. O tutorial me deu uma noção mais concreta dessa parte.

1 curtida

Para o usuário comum, nem vai ter tanta diferença, talvez um engasgo na primeira inicialização, mas com o tempo a Canonical deve trabalhar em melhorar isso.

O GNOME não depende do app necessariamente, mas alguém da comunidade teve a ideia de integrar o KDE Connect com o ambiente GNOME e confesso que esta foi uma ideia ótima.

2 curtidas

Estou tendo essa experiência com o KDE Neon. Há algum tempo atrás acabei pegando ele para testar e adorei. Ele vem sem nada instalado - literalmente nada, nem calculadora - fora os aplicativos padronizados de qualquer instalação básica do KDE e o Firefox (que é um .deb).

A Discover é muito rápida e já vem com suporte a Flatpaks e Snaps. O sistema também conta com integração de AppImages (ele pergunta na primeira execução se você deseja integrar o aplicativo, e então o move para a pasta “Applications” no /home e cria um atalho).

Para quem aceitar - ou desejar - o KDE, sinceramente recomendo. Sistema limpo, organizado e, se não fosse pela falta de uma ferramenta para gerenciar drivers da Nvidia, muito bom para iniciantes.

O único porém é o fato dele ainda estar na base antiga do Ubuntu (20.04.4 LTS), e a atualização para a nova base provavelmente só irá chegar em agosto. Provavelmente por conta disso eu notei uma ligeira perda de desempenho em jogos em comparação com o novo Ubuntu 22.04 LTS.

2 curtidas

Sim, me expressei mal.

Queria dizer que inúmeros usuários do Gnome consideram fundamental instalar extensões (que o Gnome não inclui) – e no caso da conexão com o celular, a extensão recorre ao KDE Connect.

Claro, pode haver outra extensão que faça o mesmo, sem usar o KDE Connect, e que eu não conheço. – Falei baseado apenas na leitura do Guia/ tutorial deste tópico.

1 curtida

A post was split to a new topic: Ubuntu em modo compatibilidade BIOS