Guia de Instalação Simplificada - Void Linux

Void Linux

:motorway: Guia de Instalação Rápida

Esse manual surgiu com propósito de guiar novos usuários de Void Linux durante a instalação e pós instalação.
A instalação guiada garante:

• Instalação com BtrFS, com possibilidade de snapshots;
  • Instalação de serviços prioritários (dbus);
  • Instalação de servidor de áudio (pipewire com gestão via pavucontrol);
  • Instalação focada em Xorg com i3-wm.

print

:green_circle: 1. Instalação

Para facilitar a instalação, usaremos um script otimizado:

• Faça download da ISO do Void Linux no site oficial
  • Recomendo a instalação base com glibc
  • Faça a gravação da ISO em um dispositivo de armazenamento externo:
sudo dd if=path/to/iso of=/dev/seudisco bs=1M oflag=sync status=progress
  • Na página de instalação do Void Linux, acesse o sistema com as credenciais informadas;
  • Rode os seguintes comandos, em ordem!

Nota1: Lembre-se que não existe bash-completion nessa etapa; ou seja, o <TAB> não funciona.
Nota2: Nesse momento, seu teclado deve estar no modelo inglês, então tome cuidado.

# Instalação de pacotes base:
sudo xbps-install -Suy xbps wget

# Baixando o executável de instalação:
wget https://github.com/sdbtools/void-pi/releases/latest/download/void-pi.x86_64.tgz

# Abrindo o tar
tar -xzf void-pi.x86_64.tgz

# Execute o instalador:
./void-pi
  • Nesse momento, basta seguir, cuidadosamente, as etapas de instalação guiada, selecionando corretamente os discos para instalação e outras etapas de configuração.
  • Aguarde a conclusão da instalação, clique em sair e dê reboot ao sistema.

:hot_beverage: 2. Pós Instalação

• Após instalação, certifique-se que tem conectividade de internet:
    • Se estiver usando cabo ethernet, possivelmente terá conectividade;
    • Caso contrário, pesquise como conectar no Wi-Fi via wpa_supplicant e dhcpd.
ip -br -c a
  • Para facilitar a instalação, vamos primeiramente atualizar o sistema:
sudo xbps-install -Suy
# Aguarde a instalação!
  • Vamos instalar o Bash Completion para facilitar nossa vida:
sudo xbps-install -S bash-completion

Lembre-se de fazer logout e login para carregar o bash-completion!

• E também vamos ativar o repositório non-free, com:
sudo xbps-install -S void-repo-nonfree
  • Quando terminado, instalaremos alguns pacotes fundamentais para uso do sistema sem systemd:

Instalaremos um IPC D-Bus:

sudo xbps-install -S dbus

Agora, um gerenciador de usuários e sistema de energia:

sudo xbps-install -S elogind

Instalaremos uma ferramenta para lidar com a internet e interfaces:

sudo xbps-install -S NetworkManager

Um simples visualizados de processos:

sudo xbps-install -S vsv

E por fim, instalaremos um gerenciador simples de logs:

sudo xbps-install -S socklog-void
  • Para iniciar corretamente os serviços, precisaremos desativar alguns outros. Verifique os processos ativos com:
sudo vsv
  • Devemos remover:
sudo rm /var/service/acpid
sudo rm /var/service/wpa_supplicant
sudo rm /var/service/dhcpd
  • E adicionaremos os novos serviços:
sudo ln -s /etc/sv/dbus /var/service/
sudo ln -s /etc/sv/NetworkManager /var/service/
sudo ln -s /etc/sv/socklog-unix /var/service/
sudo ln -s /etc/sv/nanoklogd /var/service/

Em resumo, isso garantirá um sistema preparado para as demais instalações! :slight_smile:

Nota3: O elogind será gerenciado pelo dbus, então não adicione ele como serviço!
Nota4: Para checar os logs, basta olhar /var/log/socklog/ ou diretamente via comando svlogtail.

:laptop: Firmwares

O Void Linux tem uma descrição bem detalhada dos firmwares que você precisa instalar e/ou que são recomendados. Como uma rápida explicação, os firmwares são binários instalados diretamente no seu hardware, e os drivers ficam sob responsabilidade do Kernel Linux.

Os firmwares básicos são instalados durante a instalação, mas é necessário garantir outros específicos.

Nota 5: lembrando que esses pacotes estão no repositório non-free!

• Para AMD, instale o pacote linux-firmware-amd

• Para Intel, instale o pacote intel-ucode.

E também já instalaremos um pacote necessário para termos o funcionamento do áudio:

sudo xbps-install -S sof-firmware

Nota 6: os firmwares só serão habilitados completamente após reboot do sistema! Mas podemos rebootar em breve.

:speaker_high_volume: Áudio

Como o Void Linux é uma distro systemd free, isso singifica que teremos algumas etapas manuais que antes seriam completamente escondidas de você, e isso também significa ajustes no áudio. Para isso, vamos instalar alguns pacotes e alterar alguns scripts:

• Vamos começar com as instalações, usando um sistema de áudio atual:
sudo xbps-install -S pipewire wireplumber pavucontrol

O pipewire é o servidor de áudio e o wireplumber é responsável por fazer as conexões.
Como usaremos o pavucontrol, que é um editor de áudio gráfico, precisaremos iniciar um processo manualmente chamado pipewire-pulse, que já vem instalado com o pipewire por padrão. Para isso, podemos fazer de diversas formas.

Uma forma utilizada é adicionar algumas linhas em .xinitrc, mas, faremos isso depois utilizando dbus e o i3.

:television: Xorg, i3 e Vídeo

Colocarei alguns softwares que uso na minha instalação, sinta-se a vontade para fazer adaptações.
Os softwares que forem específicos e importantes, colocarei algumas notas.

sudo xbps-install -S \
xorg \
i3 \
i3lock \
polybar \
rofi \
alacritty \
tmux \
picom \
arandr \
nwg-look \
arc-theme \
ffmpeg \
vivaldi \
papirus-icon-theme \
nerd-fonts \
ttf-ubuntu-font-family \
noto-fonts-emoji \
xmirror \
xtools \
maim \
scrot \
ImageMagick \
feh \
xclip \
xdotool \
xdg-desktop-portal-gnome \
brightnessctl \
xset \
setxkbmap \
polkit-gnome \
htop

Essa é uma base ótima para termos suporte à fontes, ícones, gerenciadores de sessão/senha, e um ambiente completo.

Em especial:

• picom como compositor
  • nwg-look para facilitar a configuração de temas GTK no ambiente
  • xmirror para gerenciar espelhos mais rápidos do Void Linux
  • xclip, xdotool, maim, scrot e ImageMagick para capturas de tela e afins
  • xdg-desktop-portal-gnome para ajudar na abertura correta de programas
  • feh para definir papel de parede
  • polkit-gnome para gerenciar programas com acesso root
  • brightnessctl para gerenciamento de brilho
  • E o dunst para gerenciar notificações (que não uso).

:people_hugging: Sessão

Após instalação de todos esses pacotes, é recomendado rebootar o sistema.
Quando iniciar, verifique sua conexão novamente e se todos os serviços iniciaram corretamente.

Se postivio, crie antes de carregar o i3, crie um arquivo em $HOME:

vi .xinitrc

E adicione o seguinte conteúdo:

exec dbus-run-session i3

Assim vamos garantir que o gerenciador de sessão será carregado corretamente.
Quando finalizar, aproveite para carregar uma configuração ao X11 para ajeitar seu teclado:

sudo vi /usr/share/X11/xorg.conf.d/90-touchpad.conf

E adicione:

Section "InputClass"
        Identifier "touchpad"
        MatchIsTouchpad "on"
        Driver "libinput"
        Option "Tapping" "on"
        Option "TappingButtonMap" "lrm"
        Option "NaturalScrolling" "on"
        Option "ScrollMethod" "twofinger"
EndSection

Neste ponto, pode reiniciar mais uma vez.

:slightly_smiling_face: Finalizações

Quando reiniciar mais uma vez, verifique suas conexões e afins, e carregue a sessão digitando: startx.

Neste ponto, você deverá configurar seu ambiente com seu gosto pessoal e dotfiles - se houver. Entretanto, recomendo fortemente algumas configurações:

Em seu $HOME/.config/i3/config, adicione algumas linhas:

# +---+ Startup +---+
exec --no-startup-id setxkbmap -model abnt2 -layout br
exec --no-startup-id picom

exec --no-startup-id $HOME/.screenlayout/default.sh
exec --no-startup-id $HOME/.config/i3/audio.sh

exec --no-startup-id /usr/libexec/polkit-gnome-authentication-agent-1
exec --no-startup-id xset s off -dpms
exec --no-startup-id brightnessctl set 8000

Perceba que o i3 inicia serviços de remapeamento do teclado, descanso de tela, compositor e afins.

• Para organizar configurações de layout de tela - criados pelo arandr - basta fazer as configurações que quiser por ele, via GUI, e depois salvar o arquivo em $HOME/.screenlayout/default.sh uma vez, e sempre carregá-lo via i3.

• Para organizar o áudio, conforme conversamos, crie um arquivo em .config/i3/audio.sh com o seguinte conteúdo:

#!/bin/bash

exec pipewire &
sleep 0.8

exec wireplumber &
sleep 0.8

exec pipewire-pulse &
sleep 0.8

exec polybar &

Assim você garante que o áudio funcionará sem problemas e será reconhecido via polybar.

Considerações

Existem outras configurações interessantes, mas agora você está preparado para ter um sistema funcional. Lembre-se de ler a documentação oficial e, qualquer dúvida, estamos à disposição para ajudar.

Documentação
Meu GitHub com o manual completo, caso tenha alguma sugestão.

Espero ter ajudado.
Welcome to the Void Linux experience! :slight_smile:

5 curtidas

O Void é uma distro maravilhosa! Possui a documentação mais fantástica, enxuta e focada em otimização e segurança. Não é atoa que é a Distro mais bem avaliada do Distrowatch.

Para quem quiser conhecer o Void ele tem um instalador fácil o void-installer. Bem fácil estilo instalador do Arch. Ah! eu estava me esquecendo, que tem que ser a a iso do Xfce-live image.

Eu antes de conhecer o Void estava usuário acomodado do Debiam de longa data. Minhas primeiras impressões foram… caramba que sistema rápido! O gerenciador de pacotes é uma bala!

O Void me fez renascer o gosto pelo Linux, voltar a estudar e entender o sistema. Com ele você consegue tirar o suco da fruta do seu sistema e hardware. Depois que você entende como a Distro funciona tudo se torna extremamente simples.

Parabéns por esse tutorial, é uma joia rara hoje em dia! Infelizmente hoje em dia a maioria das coisas relacionadas a tutoriais se resumem a vídeos superficiais é que quase não ajudam em nada.

Outra coisa que sempre faço de pós instalação e otimizar o SSD que uso em ext4 e habilitar noatime. E configurar o fstrim para rodar semanalmente.

Atualmente estou usando o Alpine Linux. Depois do Void não consegui mais usar o Debiam… achei lento e amarrado.

Tenho um grande carinho pelo Void, e considero que é uma distro que merece ser divulgado.

Mais uma vez parabéns, obrigado por compartilhar! Um grande abraço!

3 curtidas

Fico realmente contente pelo feedback! :slight_smile:

Quando comecei a estudar o systemd, percebi que muitos conceitos ainda me eram abstratos pela abordagem que as distribuições adotaram, e queria experimentar alguma opção systemd free, e o Void se tornou um ótimo canditato. Quando comecei a usar, confesso que apanhei um pouco, mas não consigo voltar mais. Uma distro com systemd por padrão no meu desktop pessoal é impensável e, se o Void Linux acabar por qualquer razão — e espero que isso nunca aconteça! rs — optarei pelo próprio Alpine Linux, FreeBSD, Gentoo ou Slackware.

E como você comentou: hoje em dia temos muitas informações rasas e escritas de qualquer jeito, atrapalhando o uso de novos usuários; então me esforcei ao máximo para ser claro e seguir um caminho mental simples que uso no meu dia-a-dia.

Mais uma vez, grato pelo feedback e espero que ajuda a comunidade!

E antes que me esqueça, dê seus comentários sobre Alpine Linux. Também acho uma opção interessante! hehe

3 curtidas

VoidBR

Depois que gerei a ISO do Void Linux destinada a técnico em informática, eliminei o pós-instalação do Void Linux.

Instalador em BR

3 curtidas

deveria ter colocado mais detalhes.

Oq vc não entendeu nessesáriamente @Hahshshshsh?

@Henrique_Sardinha A questão do usuario de login após a instalação com o void-pi. Exemplo: terminei de instalar pelo instalador, reinicie a o pc não hora de logar não sei com oque logar.

E os drivers da nvidia? Alguém sabe se rodam bem?