Guia completo para instalar o Fedora Silverblue 36 Beta

https://diolinux.com.br/tutoriais/instalar-o-fedora-silverblue-36-beta.html

Aprenda a instalar o Fedora Silverblue e tire proveito de tudo o que esse sistema revolucionário tem a oferecer.

6 curtidas

Sobre duallboot:

"Silverblue não oferece uma experiência totalmente funcional para inicialização dupla ou particionamento manual.

É possível fazer o Silverblue funcionar tanto para inicialização dupla quanto para particionamento manual, e algumas orientações são fornecidas sobre o particionamento manual abaixo. No entanto, há riscos envolvidos em ambos os casos, e você só deve tentar usar esses recursos se tiver feito a pesquisa necessária e estiver confiante de que pode superar quaisquer problemas que possa encontrar."

Ou seja, se não souber gerenciar / dedicar a partição efi para o SB pode dar ruim. Mas é totalmente possível, embora exista risco com qualquer distribuição linux, principalmente quando se trata de Windows.

O link do rawhide vai baixar o f37, não o 36beta

É bom recomendar a própria ferramenta do Fedora para criar pendrive bootavel que facilita bastante (tem para Windows e Mac também) Fedora media writer.

Boa matéria!

3 curtidas

Concordo! Porém, se na documentação está escrito que “O Silverblue não oferece uma experiência totalmente funcional para inicialização dupla ou particionamento manual.”, não posso recomendar como sendo algo seguro. Mesmo sendo possível.

Acabei de corrigir o link.

Já está na fila para fazermos um artigo dedicado a essa ferramenta.

Valeu pelas dicas @fastos2016 !

2 curtidas

Seguindo com particionamento automático ao invés do manual é possível criar snapshots com o Btrfs? Pois no Fedora Workstation eu não fiz o particionamento manual e agora não consigo fazer snapshots

O Fedora não usa o snapper, ao invés do Timeshift, pra isso?

O Fedora não vem com o Timeshift já instalado, fui eu quem o instalei, mas parece que também não vem com esse Snapper. Instalei esse programa e continuo não conseguindo criar snapshots

Olá. O Fedora Silverblue nao usa isso amigo para criar snapshots tente o seguinte comando:

sudo ostree admin pin 0

O amigo Fastos2016 pode ajudar melhor que eu ^^.

1 curtida

@Davi_Davi Tu tá usando o Fedora Wirkstation, né? Acabei de testar o Timeshift aqui e selecionando a opção de backup via “btrfs” aparece um erro dizendo que a partição que eu selecionei não é “btrfs”, mesmo sendo. Ainda não descobri o porque disso.

Porém, ao selecionar a opção de backup “rsync” no Timeshift, funciona perfeitamente. Aí não funciona, mesmo com o “rsync”?

1 curtida

O Fedora Silverblue 35 é muito bom, já uso a um tempo e NUNCA me deixou na mão, ele te passa muita confiança. Assim que o 36 sair do beta devo atualizar.

Com o rsync parece funcionar sim, mas minha intenção na verdade era entender porque eu não consigo usar esse recurso do btrfs; parece que o particionamento automático do Fedora monta a raiz do sistema em um volume, ao invés de um sub-volume do btrfs, ou algo assim, sei lá, não manjo nada disso kkkk já quero ler a documentação do btrfs desde o lançamento do Fedora 33, mas desde então só fico enrolando kkkk

Ainda não estou no Fedora Silverblue, mas semana que vem quando a nova versão for lançada irei instalá-lo, valeu pela dica :+1:

Por nada amigo. Da uma olhada no blog do FastOS que tem muita coisa boa. Segue o link:

https://fastoslinux.com/category/silverblue/

Acabei não resistindo e instalei o Fedora Silverblue 35, mas dei um rebase e já estou no 36. Está tudo funcionando perfeitamente. Gosto muito do fedora é uma distro muito show.

1 curtida