GTK Devs tentam conscientizar distros e suas modificações em temas

Compreendo o lado dos desenvolvedores. Afinal, o software é criado com um design e funcionamento em mente, e quando existe essa quebra de conceitos, realmente fica fora da alçada deles. O interessante que essa discussão não existe no mundo Windows e macOS. Por terem um conceito “único” de design (especificamente o macOS) as aplicações se parecem indiferente da versão do SO. Claro que uma das magias do Linux é justamente sua pluralidade e diversidade, dando a oportunidade de customizarmos as DEs e aplicações.

Como citei anteriormente, entendo por um lado quem desenvolve pensando em um visual específico, entretanto acabar com isso limitaria e retiraria uma das características mais fascinantes do Linux. Obviamente que no momento que existe uma modificação, seja ela no visual ou funcionamento do app, concordo que eles não devem ser responsabilizados. Já vi muito isso, o camarada customiza, altera e depois reclama por conta de algum bug (causado justamente por essa modificação). Quem nunca viu usuários relatando que o WPS Office ou quaisquer outras aplicações não funcionam perfeitamente com temas escuros? Parto do pressuposto que: A partir do momento que se mude algo, não reclame com o desenvolvedor que fez tal aplicação com outro propósito. Como exemplo, é tipo o cara encher o Gnome de extensões e reclamar com a equipe do Gnome que a DE tá bugado por conta da extensão que ele adicionou. Não estou dizendo que não devemos customizar, longe disso, sou um dos que curte a customização. No entanto sei que caso algum bug ocorra, devido a minha alteração, o problema foi de minha responsabilidade.

Acredito que o Linux está caminhando para algum tipo de padronização, e uma hora ou outra certos aspectos serão adotados como “o mainstream”. Seja eles visuais ou não.