GTK 5 abraça o Android e deve dizer adeus ao X11

Conheça algumas das principais novidades já anunciadas para o GTK 5, o kit de desenvolvimento multiplataforma que quer chegar ao sistema operacional móvel mais popular do mundo!

4 curtidas

Tem data para o lançamento já?

1 curtida

Abandono do OpenGL(renderização via software), abandono do X11(esse não faz falta), é, vou ter que jogar meu notebook fora.

Ou será que fico na renderização via software(full CPU)?
Ainda não sei o que fazer.

Ah, pelo amor. Pessoal consegue nem fazer o porte do GTK 3 para o 4 direito e já estão enfiando o 5. Já é uma zona a mistura de temas em versões antigas, quero nem ver quando lançar o 5. O restinho de esperança de ser consiste foi para o ralo. Nessa parte ao menos o Qt não é tão idiota.

1 curtida

Talvez, somente talvez, não seja tão ruim assim a questão dos temas se o GTK5 usar a LibAdwaita.

1 curtida

Me parece uma boa limpeza de código.

Na verdade portar algo do GTK 3 para o 4 é mais simples do que quando foi do GTK2 para 3 que ai sim é muito trabalhoso. Me lembro que no inicio do GTK4 a ideia era padronizar muita coisa para ser seguido nas futuras versões do GTK facilitado a atualização dos projetos.

1 curtida

a utilização do gtk 4 nem se completou ainda e já vão para o gtk 5? tem muito app que não migrou.

1 curtida

Parece que nem tem data de lançamemto ainda. Apenas começando. Pode demorar anos.

2 curtidas

Intel a partir de Core 3° gen suporta vulkan, AMD não sei dizer, mas vi poucos notebooks com AMD antes dos Ryzen, então mais provável q vc tenha um Intel.
E se pegar uma distro com base em Ubuntu LTS, o suporte é de 10 anos, então o de 2024 vai até 2034, então msm se seu hardware não suportar, pode manter de boa por muito tempo.
Ah, e essa migração só vale pra DE baseada em GTK, e dessas só o Gnome q migrar rápido, já tem 4 anos q lançou o GTK 4, e o Cinnamon ainda suporta o GTK3. XFCE nem começou a migrar pro GTK4. Outras DEs que não usam GTK, praticamente não são afetadas. Então msm se tiver um note com mais de 10 anos, suporte de software não é um problema.

2 curtidas

Meu notebook é uma carcaça sobrevivente do que sobro de mais de 20 anos atrás.
O bicho é resistente.
Num futuro vou ter que enfiar o tiny core linux.

Nesse momento, eu enfiei nele um Ubuntu server 24.04, transformei uma versão do Ubuntu para servidor em desktop.

1 curtida

20 anos é guerreiro, conseguiu colocar qual DE nele? Aposto q não foi Gnome hahahah
Tu usa ele como servidor de arquivos?
Eu deixaria o 24.04 até perder o suporte, não vai tá perdendo nada em não atualizar a distro nesse hardware

1 curtida

Ele é para ser usado como desktop normal, ele foi colocado o server pq o server não vem com uma porrada de software em segundo plano, assim ele fica bem suave, coloquei o I3WM pelo mesmo motivo, não é uma DE.
Joguinho ele vai rodar pela nuvem.

Core2duo 4gb de RAM? (Minha aposta pro possivel hardware)
Nunca tinha pensado em colocar o Ubuntu server pra ficar mais leve, ótima ideia.
O mais pesado deve ser o navegador, pq as páginas estão muito pesadas hj em dia.
Quando vc diz jogar na nuvem, XCloud ou GeForce Now rodam nele?
Eu jogo muito emulador, acho q até PS1 e N64 deve rodar de boa no seu note

1 curtida

Sim o hardware é esse ai, Geforce Now no Chromium, eu posso instalar SNES mesmo, não tinha pensado nisso.