Seu computador é este que está descrito no seu perfil?
Se sim, recomendo que use o Windows. O vídeo integrado HD Graphics 2500 não tem suporte a Vulkan (é uma implementação incipiente), o que impede o uso da camada de compatibilidade via DXVK. Você seria obrigado a usar o OpenGL, que geralmente entrega menos desempenho e é propenso a problemas (muitos jogos nem funcionam).
O Wine atualizado, por padrão, deve estar tentando usar o Vulkan. Tente forçar o OpenGL. Mas é melhor usar o Windows, onde o desempenho provavelmente vai ser bem melhor.
Para ter boa experiência e bom desempenho jogando no Linux, o suporte a Vulkan é necessário.
O Wine por padrão usa OpenGL, todo o projeto do Wine foi feito em cima do OpenGL, e o Vulkan começo a ser implementado em alguma versão anterior e próximo da 5.0. O OpenGL no Wine é a que tem mais compatibilidade.
Inclusive existe ate um parâmetro no Wine para ele abrir com Vulkan e para OpenGL esse parâmetro nem existe.
E o suporte as API gráficas são feitas no driver não na GPU, portanto dizer que a GPU não tem suporte não faz sentido porque é o driver que não da, o que significa que vc só vai saber se o driver da comunidade da suporte apenas instalando uma vez que mesmo que a Intel abandone esta GPU a comunidade ainda pode manter atualização para o driver e mesmo que a Intel abandone esta GPU ela vai continuar dando suporte ao driver para outras GPU e como elas compartilham o mesmo driver…
Outra coisa, a reclamação não é sobre API gráfica, é da placa de áudio, tem alguma coisa do seu áudio faltando, o Wine ele traduz as chamadas de sistema para o sistema operacional GNU/Linux compreenda, mas se tipo se não tem uma biblioteca instalada no sistema operacional vai traduzir como se a biblioteca não existe.
Esta faltando alguma coisa no seu áudio.
Só para complementar o @KairanD para abrir os programas no Vulkan no Wine o parâmetro é passado da seguinte forma:
Eu uso o Pulseaudio e funciona, eu não sei se o wine suporta o pipe se poder trocar para Pulseaudio para me dizer se o wine suporta, se funcionar com pulseaudio e não com pipe é porque provavelmente o pipe não é suportado na sua compilação do seu wine.
A alternativa seria vc mesmo compilar habilitando o suporte a pipe ou se ainda ele não funcionar definitivamente não o suporta.
O que isso tem a ver pó, o que habilita as API gráficas é o Mesa3D e não a placa de vídeo, a GPU é apenas um processador, inclusive por elas serem apenas um processador elas são capazes de processar qualquer dados que for passado a ela, ate uma calculadora vc pode fazer. Muita gente acha que GPU é uma coisa do outro mundo, enquanto na verdade é só um processador que pode fazer qualquer coisa que um CPU pode fazer. Do mesmo jeito que um CPU não depende de API grafica para calcular a GPU tmb não, o que a GPU precisa é apenas que a linguagem de programação seja própria para gerar linguagem de maquina compatível com elas, como a CUDA.
O que da API gráfica para a GPU é o Mesa3D. A mais eu tentei aqui o Mesa3D e não funciono o Vulkan, isso apenas significa que ninguém da comunidade quis adicionar o Vulkan para esta GPU no Mesa3D, mas não é uma limitação da GPU, a GPU é apenas um processador.
Programando e adaptando foi possível até mesmo rodar o MacOS 7 em um Sega Genesis, mas de forma extremamente lenta e sem sentido prático.
É a mesma situação. A Intel não dá suporte a esse recurso e a realidade é que não compensa, para um desenvolvedor do Mesa, desenvolver isso para um hardware não suportado de 12 anos atrás.
Sim, creio que desde o Proton 5. Porque, para a maioria dos sistemas modernos, não compensa usar o OpenGL.
No mais, por mais que o erro relatado no WINE do colega seja outro, instalar o jogo via Steam e forçar o OpenGL provavelmente funcionará e será a solução mais fácil (embora a experiência no Windows muito provavelmente seja bem melhor no caso dele).