GTA IV não abre no Arch Linux

Olá, pessoal do fórum, tudo bem?

Estava tentando jogar GTA 4 no Linux usando o Wine, no Arch Linux, mas, ao abrir o jogo, me deparo com esse erro:

Screenshot_20240704_183001

Estou com meu fone de ouvidos conectados no computador e estou com o Arch completamente atualizado. O que posso fazer para resolver?

Observações:

• Estou utilizando o Wine 9.12
  • Já consegui jogar ele anteriormente, mas no Linux Mint

O jogo existe na Steam. Por que você não roda com o Proton direto por lá? :thinking:

1 curtida

Olá;

Porque meu computador nem abre o jogo quando eu uso o Proton…

Com o Wine, o jogo abria - e, antigamente, rodava, tanto que zerei pelo o Linux.

Seu computador é este que está descrito no seu perfil?

Se sim, recomendo que use o Windows. O vídeo integrado HD Graphics 2500 não tem suporte a Vulkan (é uma implementação incipiente), o que impede o uso da camada de compatibilidade via DXVK. Você seria obrigado a usar o OpenGL, que geralmente entrega menos desempenho e é propenso a problemas (muitos jogos nem funcionam).

O Wine atualizado, por padrão, deve estar tentando usar o Vulkan. Tente forçar o OpenGL. Mas é melhor usar o Windows, onde o desempenho provavelmente vai ser bem melhor.

Para ter boa experiência e bom desempenho jogando no Linux, o suporte a Vulkan é necessário.

1 curtida

Olá;

Como eu faço isso?

O Wine por padrão usa OpenGL, todo o projeto do Wine foi feito em cima do OpenGL, e o Vulkan começo a ser implementado em alguma versão anterior e próximo da 5.0. O OpenGL no Wine é a que tem mais compatibilidade.
Inclusive existe ate um parâmetro no Wine para ele abrir com Vulkan e para OpenGL esse parâmetro nem existe.

E o suporte as API gráficas são feitas no driver não na GPU, portanto dizer que a GPU não tem suporte não faz sentido porque é o driver que não da, o que significa que vc só vai saber se o driver da comunidade da suporte apenas instalando uma vez que mesmo que a Intel abandone esta GPU a comunidade ainda pode manter atualização para o driver e mesmo que a Intel abandone esta GPU ela vai continuar dando suporte ao driver para outras GPU e como elas compartilham o mesmo driver…

Outra coisa, a reclamação não é sobre API gráfica, é da placa de áudio, tem alguma coisa do seu áudio faltando, o Wine ele traduz as chamadas de sistema para o sistema operacional GNU/Linux compreenda, mas se tipo se não tem uma biblioteca instalada no sistema operacional vai traduzir como se a biblioteca não existe.

Esta faltando alguma coisa no seu áudio.

Só para complementar o @KairanD para abrir os programas no Vulkan no Wine o parâmetro é passado da seguinte forma:

$ WINE_D3D_CONFIG="renderer=vulkan" wine "/programa.exe"
1 curtida

Olá;

Sobre o áudio, a única coisa “marcante” que sei é que estou utilizando o Pipewire ao invés do Pulseaudio.

Eu uso o Pulseaudio e funciona, eu não sei se o wine suporta o pipe se poder trocar para Pulseaudio para me dizer se o wine suporta, se funcionar com pulseaudio e não com pipe é porque provavelmente o pipe não é suportado na sua compilação do seu wine.

A alternativa seria vc mesmo compilar habilitando o suporte a pipe ou se ainda ele não funcionar definitivamente não o suporta.

Irei tentar usar o Pulseaudio e informo aqui.

Instale o jogo pela Steam e coloque este comando nas opções de inicialização do jogo:

PROTON_USE_WINED3D=1 %command%

Isso fará o Proton deixar de usar o Vulkan (padrão) para usar o OpenGL.

A Intel não “abandonou” esse hardware. Na realidade o suporte a Vulkan nunca existiu para ele. O hardware em si data de antes da criação do Vulkan: https://www.intel.com/content/www/us/en/support/articles/000005524/graphics.html

O que isso tem a ver pó, o que habilita as API gráficas é o Mesa3D e não a placa de vídeo, a GPU é apenas um processador, inclusive por elas serem apenas um processador elas são capazes de processar qualquer dados que for passado a ela, ate uma calculadora vc pode fazer. Muita gente acha que GPU é uma coisa do outro mundo, enquanto na verdade é só um processador que pode fazer qualquer coisa que um CPU pode fazer. Do mesmo jeito que um CPU não depende de API grafica para calcular a GPU tmb não, o que a GPU precisa é apenas que a linguagem de programação seja própria para gerar linguagem de maquina compatível com elas, como a CUDA.

O que da API gráfica para a GPU é o Mesa3D. A mais eu tentei aqui o Mesa3D e não funciono o Vulkan, isso apenas significa que ninguém da comunidade quis adicionar o Vulkan para esta GPU no Mesa3D, mas não é uma limitação da GPU, a GPU é apenas um processador.

Inclusive esta escrito assim:

We recommend that you update to the latest Intel Graphics driver to get full API support.

Basicamente a Intel esta dizendo que o a implementação das APIs gráficas é feito no driver e não na GPU.

@KairanD No Proton a Valve coloco o Vulkan por padrão? Rapaz se eu soubesse teria trocado tudo para OpenGL, kkkkk

Programando e adaptando foi possível até mesmo rodar o MacOS 7 em um Sega Genesis, mas de forma extremamente lenta e sem sentido prático.

É a mesma situação. A Intel não dá suporte a esse recurso e a realidade é que não compensa, para um desenvolvedor do Mesa, desenvolver isso para um hardware não suportado de 12 anos atrás.

Sim, creio que desde o Proton 5. Porque, para a maioria dos sistemas modernos, não compensa usar o OpenGL.

No mais, por mais que o erro relatado no WINE do colega seja outro, instalar o jogo via Steam e forçar o OpenGL provavelmente funcionará e será a solução mais fácil (embora a experiência no Windows muito provavelmente seja bem melhor no caso dele).

1 curtida

O GTA 4 roda no Steam usando proton, o negocio ai dever ser que ele não esta usando o pulseaudio. Mas ele n volto para confirmar.

A, o GTA 4 só funciona no vulkan aqui, sei que é vulkan agora porque o @KairanD explico que o Proton roda vulkan se o usuário não colocar parâmetro…