GTA 3 e Vice City open source e pra linux!

Então o jeito seria criar uma fork desse repositório e melhorar pra ficar a um nível parecido ao re3?
Eu não teria problema em ajudar com o projeto, desde que ele não seja derrubado pela Take-Two.

Não sei se é o caso deste jogo, mas há algo que me incomoda muito na indústria de jogos e propriedade intelectual: a partir do momento que colocou algo em público e oferece a licença de uso, entendo que deve mantê-la disponível, a custo igual ou inferior ao de lançamento, ou perde o direito ao código fonte.

É a famosa questão do abandonware, ele deveria ser tratado por alguma regulamentação específica, haja vista que tem quem se interessa por ele, até mesmo para fins econômicos. Pense quantas pessoas deixariam de migrar de um windows XP (e agora, o 7), se houvesse distribuição do código e manutenção por uma comunidade interessada.

Observo que isto somente aconteceria quando a proprietária não tivesse mais interesse. Do jeito que é hoje, é muito fácil, e ruim para o mercado, e há potenciais implicações muito mais graves.

3 curtidas

Uma coisa que eu queria ver é uma continuação do OpenGTA, que é (era) basicamente um re-implementação da engine do GTA 1 com algumas melhoras.

O Projeto foi abandonado em 2008 e hoje em dia é bem dificil instalar ele em uma distribuição atual.

Site oficial do projeto:

Mais informações sobre o projeto:


Uma curiosidade, por alguns anos o GTA 1, 2 e alguns jogos antigos da Rockstar ficaram de graça no site “Rockstar Classics”, mas foram removidos em 2013. O GTA 1 e o 2 não estão disponiveis em nenhuma loja/launcher, como a Steam (até tem uma página na loja, mas é impossivel comprar os jogos) ou o Rockstar Launcher (apesar de contarem com páginas no site oficial da Rockstar).

Site Oficial:

3 curtidas

Imagina se fosse permitido? Windows opensource goes brrrrrrr

(no mínimo já tinham milhares de Windows XPs modificados na www, por causa daquele código que vazou)

1 curtida

Seria legal se a Microsoft enviasse um E-Mail para o projeto Wine autorizando eles fazer uso da engenharia reversa.

1 curtida

Mas por que eles fariam isso? Pra gerar concorrência? Microsoft :heart: Linux but Microsoft :heart: Money, of course.

Mais quando ela diz que ama Linux eu entendo que é o kernel.
O kernel Linux não é um SO para ser concorrente do Windows.

1 curtida

É um dos paradigmas mas fortes que existem no Mundo, quando vem na mente “Concorrente da Microsoft = Linux”. Microsoft é Distribuidora, Linux é Kernel. :innocent:

Tenho ele baixado, alguém saberia me dizer como executá-lo??

Você tem que ter o jogo (base) instalado para que você jogue os arquivos do re3.

1 curtida

Mds como eu sou leigo nisso kkkkk, agradeço a resposta.

2 curtidas

Só joga os arquivos dentro da pasta do jogo e executa o executável que veio junto.

2 curtidas

Eu compilei os dois jogos pra todas arquiteturas. Minha pergunta é: Tem problema postar os executáveis?

Maior concorrente é o Chrome os, embora utilize ferramentas Linux de outras distros

2 curtidas

Sim, tanto (ou mais) problema que postar o código-fonte. Basta lembrar do que houve com o projeto SM64PC (Nintendo indo atrás mais de quem posta o executável).

1 curtida

Seria interessante ver o gta 3 rodando no container Linux do ChromeOS.

1 curtida

Não vi isso sendo falado nem aqui nem outros tópicos, mas os autores dessa mod, depois de escapar do DMCA do qual esse tópico estava falando no início do ano, tomaram um processinho de verdade da Take-Two semana passada. Os motivos são os mesmos do DMCA.

4 curtidas

Saiu, a um tempinho, um vídeo do MVG para os interessados nessa história também: Take-Two Suing GTA3 Reverse Engineering devs...and it doesn't look good | MVG - YouTube

isso e pirataria de software e esses jogos continuam sendo vendidos em plataformas oficiais, segundo que empresa alguma tem obrigação de desenvolver para todas as plataformas… e muito fácil para as pessoas pegarem toda uma obra pronta fazer engenharia reversa e lançar…claro que vai dar ruim e com razão… isso ja aconteceu no passado com a empresa tengen com a Nintendo e deu muito ruim pra tengen…

a take two ta certa…

ATUALIZAÇÃO

Como ainda vejo um pessoal comentando aqui, darei uma ótima notícia para vocês:
https://github.com/GTAmodding/re3

1 curtida