Confira o post completo no blog: GS Connect: a melhor integração entre o seu smartphone e o GNOME Shell - Diolinux
Conheça o GS Connect! A melhor opção para se utilizar o KDE Connect em distros com o GNOME Shell e obter a melhor integração possível com o seu smartphone android.
Eu já tinha o KDE instalado e funcionando no meu computador, preciso desinstalar ou posso deixar ambos emparelhados?
É preciso desinstalar o KDE Connect “original” do KDE e garantir que o processo dele não está rodando (basta um reinício) pra usar o GS Connect do GNOME. Não acho que você vá precisar celular e computador de novo, mas eu nunca tentei.
Uma pena que gasta muita bateria do celular, usei 1 semana e já desinstalei.
Realmente é uma mão na roda violenta, tanto o KDEConnect (KDE) quanto o GSConnect (Gnome). Lembando que é preciso realizar as devidas permissões no firewall, caso esteja ativado. >>>>
** Fonte >>> KDEConnect - KDE UserBase Wiki
ufw
If your firewall is ufw , you can open the necessary ports with:
sudo ufw allow 1714:1764/udp
sudo ufw allow 1714:1764/tcp
sudo ufw reload
firewalld
If your firewall is firewalld , you can open the necessary ports with:
sudo firewall-cmd --zone=public --permanent --add-port=1714-1764/tcp
sudo firewall-cmd --zone=public --permanent --add-port=1714-1764/udp
sudo systemctl restart firewalld.service
Fedora firewall
In Fedora, there is an utility for configuring the firewall. Open Firewall Configuration (the program’s filename is firewall-config
), and in Zones ➔ Services check the kde-connect service.
Make sure you have chosen the Permanent Configuration in the drop-down at the top, otherwise these settings will be reset upon reboot.
iptables
If your firewall is iptables , you can open the necessary ports with:
sudo iptables -I INPUT -i -p udp --dport 1714:1764 -m state --state NEW,ESTABLISHED -j ACCEPT
sudo iptables -I INPUT -i -p tcp --dport 1714:1764 -m state --state NEW,ESTABLISHED -j ACCEPT
sudo iptables -A OUTPUT -o -p udp --sport 1714:1764 -m state --state NEW,ESTABLISHED -j ACCEPT
sudo iptables -A OUTPUT -o -p tcp --sport 1714:1764 -m state --state NEW,ESTABLISHED -j ACCEPT
Excelente matéria, forte abraço.
Não percebi gasto exarcebado de bateria no meu celular.
Você usa o aplicativo quando precisa e desliga ele depois. Lógico que se você deixar ele ativado e sempre rodando em segundo plano sua bateria vai descarregar rapidamente, assim como aconteceria se você deixasse o bluetooth e o serviço de localização ativado.
É só instalar a extensão GSConnect no computador e o KDE Connect no smartphone.
Esses comandos ainda funcionam?
Uso o KDE Connect e gosto bastante. Não notei nenhum consumo excessivo de bateria.
Bacana a iniciativa de aproveitar algo que já funciona tão bem, adequando a outro ambiente.
Esse consumo de bateria pode ser mitigado. Proibindo o aplicativo de rodar o tempo todo, usando-o apenas quando necessário, assim não há um impacto significativo.
Eu o uso “GsConnect” apenas no momento desejado, ao fechar o app ele para de rodar em segundo plano. É apenas um detalhe de configuração do telefone.