Olá pessoal, eu estou com problemas no grub, tenho um trial boot, mas o grub não apresenta a opção para eu descer com a seta e selecionar a partição que desejo. Alguém sabe como conserto o grub? Pelo acesso manual consigo acessar o Pop!_OS e o Windows 11, mas o Fedora não acessa, apresenta erro.
Tá com o TPM ativado na BIOS?
No Menu Grub, pressione c
para entrar no console, no console digite rmmod tpm
logo depois pressione esc
, e então tente inicializar o Fedora.
O TPM está ativado!
Conseguir destravar e acessa as partições, mas o grub ainda está com defeito, pois não consigo visualizar onde está a seleção para poder acessar a partição desejada! Quando movimenta com a seta para cima ou baixo não mostra a posição que está.
Desativa, pra início de conversa… eu sei que o Windows 11 pede, mas depois se vê como se resolve isso. Primeiro veja como entrar no Fedora. Sugiro, se funcionar, entrar no rescue. E algo que notei, tem 3 entradas do Fedora que deveriam ser de 3 versões diferentes do kernel, mas parecem ser da mesma versão. Não uso Fedora, mas pelo que li por aqui, tem algo errado aí…
Ah, sim - vi que colocou um tema no grub. Como fez? Grub customizer?
Conseguiu acessar o Fedora? Se sim remova este tema a qual instalou, este tipo de coisa não serve pra nada pois você só vai visualizar por alguns segundos, mantenha simples.
Se não dá pra ver onde está a seleção, o defeito é do Tema, ou de alguma alteração feita no Tema.
Você usou o Grub-Customizer? – Não recomendo isso, pois fica difícil retomar o controle do Grub.
Achei esquisito, as entradas do Pop_OS e do Windows aparecerem embaralhadas.
Esse Grub é do Fedora, certo?
Você pode entrar na configuração (UEFI Bios Setup) e escolher entre fazer boot pelo Fedora ou pelo Pop_OS – pelo menos, até resolver esse problema.
O grub do Fedora suporta tpm2 e secure boot sem problemas, o que ele não aceita é brincar com o grub-customizer, galera o grub do fedora é diferente fazem anos e continuam aplicando tutoriais do grub2 sem aprender como ele é diferente e porquê.
Vai ter que usar um ambiente chroot e recuperar o grub, na maioria das vezes isso e porquê a assinatura do kernel não está sendo reconhecida, tente escolher a entrada correta no menu EFI/BIOS como o @frc_kde mencionou caso não funcione, você tem um probleminha causado pelo grub-customizer e vai ter que ler a documentação de como recuperar o grub no Fedora veja bem o que eu disse, no fedora com a documentação oficial lá tem umas dicas importantes, que passam batidos em d
Eu não me recordo por onde eu coloquei o tema de grub do Pop!_OS, faz mais de um ano que eu estava usando sem problemas. Agora eu instalei pelo terminal outro tema de grub. Esta percorrendo normalmente com a seta as partições, mas ao tentar acessar ocorre o erro do tpm e informa que precisa carregar primeiro o Kernel, o mesmo erro ainda continua acontecendo, só consigo acessar qualquer uma partição quando acesso o terminal e uso o comando que @null orientou:
rmmod tpm
desative qualquer opção TMP na BIOS e tente outra vez.
Obrigado! Desta vez que eu desativei o TPM, agora está funcionando, eu consigo acessa as partições dos sistemas.
Obrigado pessoal pela ajudar, agora está funcionando, eu só fiquei com mais uma dúvida. Há algum problema se eu deixar desativado o TPM para o funcionamento dos meus sistemas: Fedora 36, Pop!_OS 22.04 LTS e Windows 11?
O TPM 2.0 é necessário para executar Windows 11, como um bloco de construção importante para recursos relacionados à segurança. Mas há como contornar.
Não, meu notebook atual não possue TPM e rodo Win11 em DUal boot com Fedora sem problemas.