GRUB não se instala em Nvme

Meu notebook Galaxy Book2 vem de fábrica com SSD Nvme. Adicionei ao computador um SSD SATA, e optei por instalar o Win11 no SATA (já que eu só abro o Windows raramente) e deixar o Nvme todo para a distro de Linux.

Procedi a instalação do Mint 22, e deu tudo quase certo. Na parte final, o instalador informou que o GRUB não pôde ser instalado. Chequei o particionamento estabelecido na instalação, e estava correto. Tentei a instalação do Kubuntu 24.04.1, e deu o mesmo problema.

Pesquisei pelo Google, e vi que, dependendo do computador, a coabitação de HD ou SSD SATA com uma unidade NVMe confunde o instalador. O ideal seria instalar a distro com a unidade SATA desativada. Há registro do problema em instalações do Ubuntu e do Fedora também.

Quando o meu Galaxy Book2 dispunha apenas do Nvme, de fato, a instalação de distribuição de Linux deu-se sem problemas, o GRUB foi criado e posto para funcionar normalmente.

No fim das contas, resolvi a questão sem precisar desativar o SSD SATA, pondo um novo GRUB na devida partição criada no Nvme via uso do programa Boot-Repair.

1 curtida

O que eu fiz aqui (porque é mais simples e cômodo pra mim) foi deixar o boot do windows no NVE e quando eu instalei o Linux foi no meu SSD SATA e o grub foi instalado nele. Desmarquei a linha do os-prober no grub (/etc/default/grub, que no arch ela vem comentada e = false ), instalei o os-prober e o update-grub.
Mudei na bios o boot para o SSD primeiro e depois o NVE e tudo ok.