Meu notebook Galaxy Book2 vem de fábrica com SSD Nvme. Adicionei ao computador um SSD SATA, e optei por instalar o Win11 no SATA (já que eu só abro o Windows raramente) e deixar o Nvme todo para a distro de Linux.
Procedi a instalação do Mint 22, e deu tudo quase certo. Na parte final, o instalador informou que o GRUB não pôde ser instalado. Chequei o particionamento estabelecido na instalação, e estava correto. Tentei a instalação do Kubuntu 24.04.1, e deu o mesmo problema.
Pesquisei pelo Google, e vi que, dependendo do computador, a coabitação de HD ou SSD SATA com uma unidade NVMe confunde o instalador. O ideal seria instalar a distro com a unidade SATA desativada. Há registro do problema em instalações do Ubuntu e do Fedora também.
Quando o meu Galaxy Book2 dispunha apenas do Nvme, de fato, a instalação de distribuição de Linux deu-se sem problemas, o GRUB foi criado e posto para funcionar normalmente.
No fim das contas, resolvi a questão sem precisar desativar o SSD SATA, pondo um novo GRUB na devida partição criada no Nvme via uso do programa Boot-Repair.