Tenho dualboot com Windows 10 e Ubuntu 22.04 LTS em um único SSD de 512GB. Fiz partição lógica no SSD para conseguir usar os dois sistemas. Até aqui, sem problemas.
Porém, removi o CD-ROM do notebook (Dell XPS L520X) e instalei mais um SSD de 128GB para instalar alguma outra distro Linux, optei por instalar o Kali.
Na instalação, ocorreu tudo bem, sem erros. Porém ao finalizar a instalação do Kali, na reinicialização do notebook, o Grub não reconheceu o Kali no SSD seperado. Reconheceu somente o Ubuntu e o Windows 10.
Refiz essa instalação do Kali no SSD de 128GB pelo menos 3 vezes, nessas instalações, instalei sem uma partição pequena de 500MB para o /boot, instalei com a partição do /boot. Respectivamente, não instalei o Grub, e na segunda instalei o Grub. Na minha terceira vez, não criei a partição /boot e instalei o Grub, nenuma funcionou.
Pensei em uma solução via terminal do Ubuntu para reinstalar e dar update no Grub para o sistema do Kali, porém não sei como fazer isso.
Isso foi uma das primeiras coisas que fiz. Porém não rolou, no update o Grub reconhece os discos e os sistemas intalados, porém dentre eles não reconhece nem o disco e nem o Kali instalado. Reconhece somente o Ubuntu e o Windows 10. Também subi o live CD do boot-repair em um pen drive e rodei o troubleshooting padrão para corrigir e ao finalizar disse que eu boot foi corrigido, porém continuou a mesma coisa: o Grub só reconhecendo o Ubuntu e o Windows 10, ignorando completamente o Kali.
Se você instalou o Ubuntu depois do Windows, o os-prober pode ter sido executado uma única vez para detectar outros sistemas existentes e adicioná-los ao GRUB, e desabilitado em seguida, o que explicaria não detectar sistemas instalados depois do Ubuntu.