Grub não reconhece Kali (tripleboot)

Boa noite a todos,

Tenho dualboot com Windows 10 e Ubuntu 22.04 LTS em um único SSD de 512GB. Fiz partição lógica no SSD para conseguir usar os dois sistemas. Até aqui, sem problemas.

Porém, removi o CD-ROM do notebook (Dell XPS L520X) e instalei mais um SSD de 128GB para instalar alguma outra distro Linux, optei por instalar o Kali.

Na instalação, ocorreu tudo bem, sem erros. Porém ao finalizar a instalação do Kali, na reinicialização do notebook, o Grub não reconheceu o Kali no SSD seperado. Reconheceu somente o Ubuntu e o Windows 10.

Refiz essa instalação do Kali no SSD de 128GB pelo menos 3 vezes, nessas instalações, instalei sem uma partição pequena de 500MB para o /boot, instalei com a partição do /boot. Respectivamente, não instalei o Grub, e na segunda instalei o Grub. Na minha terceira vez, não criei a partição /boot e instalei o Grub, nenuma funcionou.

Pensei em uma solução via terminal do Ubuntu para reinstalar e dar update no Grub para o sistema do Kali, porém não sei como fazer isso.

Alguém tem as manhas?

Para o Grub (do Ubuntu) detectar que agora também existe o Kali, é preciso que você carregue o Ubuntu e atualize seu Grub:

$ sudo update-grub

Olá amigo,

Isso foi uma das primeiras coisas que fiz. Porém não rolou, no update o Grub reconhece os discos e os sistemas intalados, porém dentre eles não reconhece nem o disco e nem o Kali instalado. Reconhece somente o Ubuntu e o Windows 10. Também subi o live CD do boot-repair em um pen drive e rodei o troubleshooting padrão para corrigir e ao finalizar disse que eu boot foi corrigido, porém continuou a mesma coisa: o Grub só reconhecendo o Ubuntu e o Windows 10, ignorando completamente o Kali.

1 curtida

Bem-vindo ao fórum! :wave:

Isso pode ser devido ao encerramento do suporte ao os-prober na versão 2.06 do GRUB utilizada no Ubuntu 22.04.

Se você instalou o Ubuntu depois do Windows, o os-prober pode ter sido executado uma única vez para detectar outros sistemas existentes e adicioná-los ao GRUB, e desabilitado em seguida, o que explicaria não detectar sistemas instalados depois do Ubuntu.

Tente a solução nesse artigo: Como corrigir o OS Prober desabilitado no Ubuntu 22.04 - Diolinux

Após isso, reinicie.

Se o Kali ainda não aparecer, execute novamente sudo update-grub no terminal do Ubuntu e reinicie novamente.

Se mesmo assim o Kali ainda não for detectado, podemos tentar adicioná-lo manualmente.

1 curtida