Grub não funciona em dualboot no PopOs

Não consigo usar o grub em dual-boot no popos, o grub não esta mais na biblioteca do popos alguem consegui me ajudar com algo pra escolher entre windows e o linux, tenho dual-boot em outro computador mas uso o ubuntu puro e funciona o grub normalmente.

1 curtida

O problema é que o Pop!_OS usa o Systemd-boot. – Só usa o Grub quando instalado no modo Legacy BIOS.

Fonte: aqui.

Não sei nada sobre o Systemd-boot. – Espero que os colegas possam ajudá-lo.

2 curtidas

Dá pra você fazer boot diretamente com o Systemd-boot, eu fiz aqui. Caso você tenha instalado o Pop!_OS depois de instalar o Windows, tudo que tu vai precisar fazer é copiar todos os arquivos de dentro da pasta BOOT do Windows e colar na Pasta BOOT do Pop!_OS.

No próprio site do System 76! eles explicam como utilizar o systemd como opção de boot: Windows (Install) - System76 Support

Lá no final ele explica, você precisa segurar a tecla espaço na hora do boot do PC, e ai vai aparecer o menu de escolha, caso não apareça o Windows nesse menu, você faz esse procedimento:
Pop OS Dual Boot - Github

Eu segui o tópico 4 desse link.

Qualquer dúvida, pode mandara ai.

Eu até gosto de usar o systemd-boot quando uso o archlinux pois o notebook liga alguns segundos mais rápido, mas não entendo o motivo de uma distro “fácil” como o pop usar ele. Complica desnecessariamente muita coisa.

2 curtidas

Também uso o Systemd-boot, como não utilizo dual boot, fica bem tranquilo. Com o histórico de problemas do grub no Arch Linux acaba sendo a melhor opção, lembrando que só funciona em UEFI, para Bios Legacy só Grub mesmo.

Olá

Não sei se você já viu, mas teoricamente tem como instalar um Grub na partição de inicialização do Windows.
Procure por “Windows” + “grub”.

Repare que eu disse “teoricamente”. Eu não testei. Já tive problemas demais com a particição de boot do Windows… Não tive disposição para tentar instalar o Grub e ter um insucesso e ter que formatar mais uma vez…
Hoje em dia até separo as partições de boot de cada sistema para não ter problemas. Se você usa Pop!_OS provavelmente você teve que separar.

Se está com disposição e tempo para correr o risco, aí está. Se obter sucesso não deixe de registrar por aqui. Inclua no relato qualquer dificuldade que tiver. :blush:


Tem um tópico aqui nessa comunidade sobre uma pessoa que criou um dispositivo físico para selecionar o sistema do boot…

É legal, mas… Pra que?

Tentei duas ou três vezes instalar alguma coisa para fazer tipo um Grub no Pop!_OS…

(Não consegui :sweat_smile: :stuck_out_tongue_winking_eye:)
Mas… Isso seria úril para quê ?

Resolvi apenas usar a tecla que leva ao botão de menu de boot - do sistema (da firmware) da Placa-mãe - do dispositivo.
F12… As vezes F8… As vezes outra tecla…

Tem praticamente o mesmo efeito que selecionar um sistema oi outro pelo Grub.


Desejo sucesso ma sua demanda!