Grub não da boot em partição criptografada após redimensionamento

Eu tinha um sistema archlinux com criptografia de disco e sistema de arquivos btrfs e precisei fazer um dualboot com windows 11 no notebook, dos 512gb que pertenciam ao arch eu retirei 120gb para instalar o windows, eu fiz o redimensionamento pelo proprio sistema ou através de um sistema modo live, não lembro ao certo pois já faz tempo, a grande questão é que desde então não consigo mais acessar o archlinux. A principio o grub nem dava boot, apesar dele estar em primeiro lugar na ordem sempre caia no windows, então eu reinstalei o grub na partição /boot que é descriptografada atraves de um sistema live, agora eu consigo pelo menos ter acesso ao terminal do grub, porém ainda sim não consigo bootar o sistema. Quando acesso o grub novo ele nem sequer mostra nenhum sistema como opção de boot, nem o windows, mass até ai ok porque seria possivel iniciar o sistema carregando aalguns modulos do grub como o luks2, btrfs, cryptodisk e lvm, então executar cryptomount hd,gpt (com as respectivas numerações) e digitar a chave de descriptografia e assim desbloquar a partição e bootar, a grande questão é que logo após digitar a chave do sistema ele instantaneamente da erro. Vale ressaltar que eu tenho acesso a partição do sistema através de um pendrive com modo live, o que significa que não foi corrompiada, eu consigo acessala através de um terminal a partir de um sistema live e todos os arquivos estão lá perfeitamente. Eu de verdade preciso de pelo menos uma luz nisso porque a quantidade foruns que já fucei vocês não tem ideia, vou postar um video no youtube demonstrando o caso para que seja de mais facil compreensão o que está acontecendo
https://youtu.be/uC333AjvJ40 aqui um link com o video demonstrando todo o processo citado

Não acho ok, se você reinstalou o Grub, ele deveria procurar e listar suas partições ativas (inclusive a particao criptografada, se ela estiver montada) e incluir tudo o que tiver sido encontrado no menu inicial. Normalmente isso é feito automaticamente na primeira instalação do Grub, mas pode ser que o fato de ter havido desinstalação / reinstalaçao do Grub tenha impedido isso?

De um modo geral o Grub se auto-instala sozinho e depois disso fica tudo ok. Repare que se você inicializou pelo pendrive e “reinstalou” o Grub a partir do Live, provavelmente será necessário você indicar a partição de destino onde você quer que o Grub grave os dados do menu de inicialização.

Não entendi porque precisa descriptografar a partição raiz. Se vc já colocou a partição de boot em outra partição, vc consegue inicializar o kernel daquela partição manualmente. Daí quem vai descriptografar o raiz é o cryptsetup da initramfs.

É importante falar que o grub suporta luks1 e só algumas criptografias no luks2.

Mas se vc já fazia isso pelo grub antes, então é estranho mesmo, embora eu ache que vc nem precisa mais com um /boot em partição sem criptografia.