Eu recebi o meu computador quinta feira, depois de 28 semanas e cinco dias sem mexer no computador e tentei instalar o Linux, tentei instalar o CachyOS e quando eu fui reiniciar, entrou no Windows 11 ao invés de mostrar o grub, fui ver na BIOS e descobri que só aparece o Windows Boot Manager e o pendrive que usei pra instalar, tentei consertar e nada, era algo relacionado a chroot ou algo do tipo e desisti pq minha cabeça de iniciante tava fritando, aí fui mudar para Fedora, só para ver se realmente é o problema da distro mesmo (já que distros Arch tendem a ser mais complicados) e adivinha? MESMA COISA!
E agora eu não sei o que eu faço, como eu vou usar o Linux diariamente se o grub virou lenda urbana? Será que é a minha placa mãe (msi b550m pro-vdh wifi) que não me deixa fazer isso?
Espero que me ajudem, vou até usar o Balena Etcher para trocar o Fedora pro CachyOS caso tenham uma solução específico pro CachyOS.
Fala, Guilher1030! Seja bem-vindo à comunidade!
O problema não é a sua placa-mãe (MSI B550M PRO-VDH WIFI) nem o CachyOS/Fedora. Placas da MSI são ótimas com Linux. O que está acontecendo é que a NVRAM da placa-mãe não registrou a entrada de boot do Linux (ou o Secure Boot/Windows subscreveu ela).
Antes de qualquer coisa, você desativou o Secure Boot na sua Bios da placa mãe?
Além disso pode ser útil desativar a inicialização rápida nas configurações de energia do Windows 11.
desativei secure boot, tá no uefi e a inicialização rápida tá desativada.
Entendi entendi. Mas só para confirmar aqui, o PC está com Windows 11 instalado e nenhuma distro consegue dar boot?
O que aparece exatamente na sua bios? Tipo aparece o pendrive conectado, mas não aparece nada além do Windows Boot manager?
sim, nenhuma distro dá boot, só aparece o boot manager do windows, já venho com windows 11.
e além disso, depois que tentei instalar fedora, eu aproveitei e removi a distro no meu ssd (que só tenho 1, nenhum hd, 2 terabyte) e recuperei o espaço.
Entendi, nesse caso vale a pena testar o Rufus ou o Ventoy, ou mesmo outro pendrive se tiver mais algum a disposição por aí.
Mas ainda sinto que pode ser algo na Bios, a entrada de boot pode estar lá só que em algum lugar escondido talvez rsrsrsrs
Mas tente usar o Ventoy primeiro, vê se isso resolve.
Usei o Rufus, instalei e nada, o que fazer?
Olhando pela imagem o SSD está de fato como prioridade, mas o pendrive está em segundo lugar.
Tem certeza que colocou a bios para inciar com seu pendrive montado com o Rufus?
eu tirei o pen drive e agora só sobrou o windows boot manager, além do mais configurei normal o pen drive
Sim sim entendi, mas digo ali na bios, o padrão dela é iniciar pelo SSD mesmo. Por isso que você tem que dizer a ela para ignorar o SSD e ligar usando só o pendrive (que tem o sistema que você quer)
eu não quero iniciar no pen drive e sim no cachyos que instalei, aparecer o grub no boot priority
Ah tá, então no caso o CachyOS já está instalado. Só o grub que foi de arrasta então?
Se esse for o caso você pode ir no CMD lá no Windows como administrador:
bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\cachyos\grubx64.efi
O problema é que basta atualizar para o Windows dar um fim na entrada do boot de novo (obrigado Microsoft)
provavelmente sim, só preciso saber se realmente foi de arrasta ou não e se não foi, descobrir como aparecer na bios
Tô ligado, testa o comando acima, caso não funcione vou te mostrar como analisar se o CachyOS e seu Grub ainda existem em algum lugar no SSD rsssrsrsrs
Valeu aí, agora sim irei pro mundo do Linux.