Bom, eu já usava o Windows 11 em dual boot com o Linux Mint(cada um em um SSD diferente). Na semana passada eu resolvi fazer uma instalação limpa do Windows 11, após isso o GRUB deixou de aparecer. Tentei seguir alguns passos que encontrei, mas sempre sem sucesso por causa do erro “grub-install: error: cannot find EFI directory.”, como demonstra na imagem. Enfim, alguém pode me ajudar? Definitivamente não quero ter que instalar o Mint tudo de novo, e como deu pra ver sou bem leigo nisso
Olá @Zoommod , seja bem vindo!
Pelo que eu pude entender da imagem, no disco /dev/sda
, você tem uma partição com o Windows e uma partição com o Linux, e ainda, uma partição Swap. Note que a partição do Linux tem apenas 28 GB o que é relativamente pouco. Em breve você poderá ter problema de falta de espaço no seu Linux.
Se antes você usava cada sistema em um disco diferente, então, a partição EFI do Linux deveria estar no disco sda
mas ela está no sdb
. Além disso, não sei se era sua intenção manter a instalação antiga do Windows, mas foi isso que você fez, manteve a sua instalação antiga do Windows, e instalou outro Windows no mesmo SSD onde está o Linux. Perdoe a minha sinceridade, mas eu acho que ficou um pouco “bagunçado”.
Tem como recuperar o boot do Linux? Sim. Agora, sinceramente eu não acho essa a melhor solução. A sugestão que eu faço agora pra você resolver isso da forma mais simples possível, e deixando as coisas organizadas é o seguinte:
-
Apague seu Windows antigo do disco
sdb
. -
Faça uma instalação limpa do Linux nesse disco, alocando, no mínimo, uns 60 GB para a partição raiz (
/
), ou até mesmo o espaço todo do disco, se desejar. -
Apague as partições do Linux no disco
sda
e use esse espaço para expandir sua partição do Windows nesse disco. -
Mude a ordem do boot na Bios para o disco
sdb
, onde está o GRUB do Linux. Assim você poderá escolher qual S.O. iniciar.
Observações
-