Uso dual boot e recentemente desinstalei minha distro linux para testar uma nova. Para desinstalar o KDE Neon, que usava, apenas exclui a repartição na qual usava ele estava instalado. E aqui começa o problema: após esse procedimento a tela do Grub fica aparecendo, sem fazer o boot no Windows.
Procurei os tópicos aqui do fórum sobre esse problema e nenhum deles é parecido ou mesmo ajudou na solução, então resolvi pedir ajuda!
Para acessar o Windows o seguinte passo a passo na tela do Grub funciona:
Após ver alguns vídeos sobre a resolução desse problema, nenhum deles resolveu, pois:
Nos vídeos que pediam para corrigir o Gerenciador de Inicialização do Windows, normalmente o path estava errado, ainda constando o grub, o meu (aparentemente) está correto.
Nos vídeos que que pediam para cessar a pasta EFI e excluir a pasta no Grub de lá, quando acesso a minha pasta EFI não há nenhuma pasta do Grub por lá também.
É isso. Conheço muito pouco e estou perdido, sem saber o que fazer para solucionar esse problema.
O que acontece é que vc esqueceu de apagar a o arquivo dentro da partição efi referente ao KDE neon. Entre nela via live do Ubuntu ou outra distro, monte a partição efi e epague o arquivo do kde.
Até que eu gostaria, mas não consigo abrir a BIOS. O Grug inicia mesmo apertando para abrir a BIOS. No meu nootebook, que é um Asus, BIOS seria o F2. Mas, mesmo apertando F2, o maldito Grub inicia.
Aconteceu que o grub geralmente se instala em UEFI na partição EFI (unidade X: no seu windows) e também na MBR do disco.
Provavelmente a sua placa mãe está configurada para da dar boot “UEFI + CSM”, ou “UEFI + Legacy”. Configurá-la para “UEFI Only” deve resolver o problema, pois eu acho que o firmware da sua placa mãe não acha a entrada padrão UEFI que era do KDE neon, e tenta daí usar o modo “Legacy” de boot, onde encontra o GRUB incompleto, porque a partição dos arquivos de configuração dele foi apagada.
Após estudar a documentação da Microsoft que o @swatquest enviou, e assistir alguns vídeos:
Digitei “exit” na tela do Grub e ela já me abriu o modo de recuperação do Windows (ele era a segunda opção da Bios. Acredito que se fosse o boot do Windows ele ia direto);
No modo de recuperação conseguir acessar o prompt de comando e o comando sugerido na documentação BOOTREC /FIXMBR não funcionou (alguma coisa sobre a partição corrompida, algo assim, não lembro bem a msg);
Mesmo “não funcionando”, a real é que após reiniciar consegui abrir a bios (antes não conseguia) e por lá mudei para o iniciar com o Windows, de fato estava o Neon como prioridade.
Inicialização resolvida. Vou continuar estudando a documentação do Windows para não passar por isso novamente e, após entender melhor sobre essa questões de inicialização e configurar as coisas melhor, vou testar o Pop OS que era meu objetivo. rs
Quero agradecer, de coração, a ajuda que todos deram aqui! Sou inscrito do canal e, no futuro, espero poder colaborar por aqui também!