Grub na inicialização do Windows (mesmo sem estar na pasta efi)

Olá!

Uso dual boot e recentemente desinstalei minha distro linux para testar uma nova. Para desinstalar o KDE Neon, que usava, apenas exclui a repartição na qual usava ele estava instalado. E aqui começa o problema: após esse procedimento a tela do Grub fica aparecendo, sem fazer o boot no Windows.

Procurei os tópicos aqui do fórum sobre esse problema e nenhum deles é parecido ou mesmo ajudou na solução, então resolvi pedir ajuda! :slight_smile:

Para acessar o Windows o seguinte passo a passo na tela do Grub funciona:

• insmod part_gpt
  • insmod chain
  • chainloader (hd1,gpt1)/efi/microsoft/boot/bootmgfw.efi
  • boot

Após ver alguns vídeos sobre a resolução desse problema, nenhum deles resolveu, pois:

1. Nos vídeos que pediam para corrigir o Gerenciador de Inicialização do Windows, normalmente o path estava errado, ainda constando o grub, o meu (aparentemente) está correto.
    image

2. Nos vídeos que que pediam para cessar a pasta EFI e excluir a pasta no Grub de lá, quando acesso a minha pasta EFI não há nenhuma pasta do Grub por lá também.
    image

É isso. Conheço muito pouco e estou perdido, sem saber o que fazer para solucionar esse problema. :frowning:

Desde já muito obrigado a quem puder ajudar!

1 curtida

@DiegoFlorio Seja Bem-vindo ao Diolinux Plus. :wave:t2:

O grub pensa que o KDE Neon está lá ainda… Teria de reconfigurar o bcd.

No powershell digita o comando DISKPART na partição X. Então digita list disk e mostre o resultado para nós.

2 curtidas

O que acontece é que vc esqueceu de apagar a o arquivo dentro da partição efi referente ao KDE neon. Entre nela via live do Ubuntu ou outra distro, monte a partição efi e epague o arquivo do kde.

Se vc quer ter acesso ao windows mude na bios a partição de inicialização…

Isso de ve resolver…

@RuKsu, muito obrigado pelas boas vindas! :slight_smile:

Fiz oq disse, mas o DISKPART não faz a seleção dentro da partição X, ele pegou os dois discos que tenho (disco 0 é meu HD e o disco 1 é o SSD);

image

1 curtida

@anon34547030, valeu pela ajuda. Vou ver se consigo ajuda de uns amigos e vou tentar isso depois! :slight_smile:

Certo, qualquer dúvida como fazer isso mande uma msg q eu ajudo passo a passo.

1 curtida

@swatquest, valeu pela ajuda!

Até que eu gostaria, mas não consigo abrir a BIOS. O Grug inicia mesmo apertando para abrir a BIOS. No meu nootebook, que é um Asus, BIOS seria o F2. Mas, mesmo apertando F2, o maldito Grub inicia. :frowning:

Aconteceu que o grub geralmente se instala em UEFI na partição EFI (unidade X: no seu windows) e também na MBR do disco.

Provavelmente a sua placa mãe está configurada para da dar boot “UEFI + CSM”, ou “UEFI + Legacy”. Configurá-la para “UEFI Only” deve resolver o problema, pois eu acho que o firmware da sua placa mãe não acha a entrada padrão UEFI que era do KDE neon, e tenta daí usar o modo “Legacy” de boot, onde encontra o GRUB incompleto, porque a partição dos arquivos de configuração dele foi apagada.

Vc tem a imagem do windows?

1 curtida

Atualização!

Após estudar a documentação da Microsoft que o @swatquest enviou, e assistir alguns vídeos:

1. Digitei “exit” na tela do Grub e ela já me abriu o modo de recuperação do Windows (ele era a segunda opção da Bios. Acredito que se fosse o boot do Windows ele ia direto);
  2. No modo de recuperação conseguir acessar o prompt de comando e o comando sugerido na documentação BOOTREC /FIXMBR não funcionou (alguma coisa sobre a partição corrompida, algo assim, não lembro bem a msg);
  3. Mesmo “não funcionando”, a real é que após reiniciar consegui abrir a bios (antes não conseguia) e por lá mudei para o iniciar com o Windows, de fato estava o Neon como prioridade.

Inicialização resolvida. Vou continuar estudando a documentação do Windows para não passar por isso novamente e, após entender melhor sobre essa questões de inicialização e configurar as coisas melhor, vou testar o Pop OS que era meu objetivo. rs

Quero agradecer, de coração, a ajuda que todos deram aqui! Sou inscrito do canal e, no futuro, espero poder colaborar por aqui também!

3 curtidas

Só uma dica, caso queira remover a distro linux

Remova o grub primeiro que isso não acontecerá mais.

:+1:

Exemplos

Ubuntu e derivados

sudo apt remove grub

Arch e derivados

sudo pacman -Rsn grub

E por vai…

2 curtidas

Se usa o uefi

Tem o efibootmrg

Acho que é isso

Desinstale também…

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.