Grub muda a ordem de boot e não consigo instalar outra distro

Salve pessoal estou usando o debian 13 há uns meses e decidi testar o fedora 42, criei meu pen drive bootavel com o balena etcher, mas quando mudo a ordem de boot na bios pra iniciar o pen drive sempre acaba abrindo o grub com a única opção de iniciar o debian. Vcs acham que pode ser um problema do debian ou grub em si ou um problema na criação da ISO? Estou bem confuso sobre como o grub funciona no debian 13 e se é ele mesmo que altera a ordem de boot pra sempre iniciar o debian. Se alguém puder me ajudar ficaria grato

O grub não muda a ordem de boot, não durante a inicialização. Isso só vai acontecer se rodar o grub-install.

A possibilidade de estar acontecendo:

• Sistema de boot da BIOS não compatível com sistema de boot seu sistema. Talvez o sistema só inicia em modo UEFI e sua BIOS está no modo apenas Legacy/MBR/CSM. Mande mais detalhes sobre seu hardware tópico: Como fornecer boas informações
  • Gravação mal sucedida no pendrive: difícil pois o balena é bom programa
  • Pendrive não detectado como pendrive, mas sim como disco ou sdcard. (Não usar sdcard pra instalação de sistema).
  • Bios travada para alteração de boot: algumas placas/notebooks podem apresentar essa dificuldade, mas acho pouco provável se foi vc mesmo que instalou o debian anteriormente.
2 curtidas

Bom dia! Obrigado pela resposta é um galaxy book 4, a questão do comando grub-install eu acho que pode ser uma possibilidade pq eu (de forma burra) tava fuçando nas configurações do grub pra pular a tela de seleção, fiz uns métodos na Internet pra resetar as configurações pro padrão (via grub editor) usava outros sistemas e trocava entre eles e instalava outros antes de ter esse problema com o debian.
Tava pensando em fazer o seguinte: fazer um pen drive bootavel com a ferramenta do Windows com o Windows 11 ativar o secure boot pra bloquear os outros sistemas e tentar instalar o Windows 11 pra depois instalar o fedora, acha que funcionaria?
A outra opção seria abrir o notebook ligar o nvme no PC e dar um wipe nele, o problema seria questão de garantia… tenho medo de abrir por que tenho o notebook a 3 meses só.

Teria algo que poderia fazer via bios pra resolver, ou você teria uma sugestão de solução?

Acho que você está se complicando o que não é necessário kkkkk

Uma breve explicação sobre a como funciona o boot:
A bios chama o primeiro dispositivo configurado, somente ai o grub inicia e depois o grub chama o linux para iniciar

Como você seleciona o pendrive, a Bios chama primeiro o pendrive para iniciar, então o grub nem sabe oq ta acontecendo, porém se no pendrive não estiver configurado certo, ele não acha nada e passa para o proximo sistema, o grub do debian no HD

Creio que você ou está com algum problema na criação da ISO.

Eu recomendo usar o Ventoy.

1 curtida

Obrigado pela resposta, vou tentar montar uma na iso pelo ventoy.
Explicando melhor, eu salvo lá a ordem de boot com o pen drive como primeiro, aí o PC reinicia, até aí tudo certo, porém eu entro na bios de novo tá o debian em primeiro de novo, isso que tá me encucando pq pelo que parece não está salvando a ordem de boot, o pc não chega nem a fazer eu check do pen drive. Isso nunca acontecia antes

1 curtida

Pelo menu de boot do computador você não consegue selecionar para iniciar do pendrive? Geralmente existe uma tecla duranto o boot, talvez F11, que faz aparecer uma lista onde os inicializadores estarão disponíveis. Selecione o pendrive e faça a instalação.

Se mesmo após a instalação de outro sistema operacional o boot continuar travado, probabelmente é bug da BIOS e seria recomendável zerar a CMOS ou verificar erros de dump na ‘efivars’.