Grub error: you need to load kernel first

Prezados, bom dia.

Como usuário iniciante no Linux, estou enfrentando dificuldades na inicialização do sistema, especificamente um erro no GRUB que solicita a inicialização prévia do kernel.

3 curtidas

Bom dia! Seja bem-vindo ao fórum.

Primeiramente, seria de grande ajuda se pudesse fornecer mais informações: qual distro está usando? Houve alguma atualização recente? Usa dual-boot?

Esse problema (you need to load kernel first) sinaliza que o bootloader (o GRUB) não está conseguindo acessar o kernel, seja por corrupção dos arquivos ou por mudanças nas partições.

Recomendo que dê uma olhada:

3 curtidas

vc instalou um kernel não assinado. precisa assiná-lo com a chave do sistema ou gerar uma chave própria para fazê-lo, importá-la pro UEFI e depois dar boot.

Oi, pessoal. Estou com o mesmo problema depois que instalei o RegataOS, de modo que não consigo mais instalar nada no lugar que fico travado na tela com esse erro. Alguém conseguiu resolver? como faço pra assinar o kernel e importar pro UEFI?

Desative o secure boot.

Outro opção uefi ou mbr?

já desativei, não funcionou. até agora usei uefi pra dar boot

Mesmo desativando tente limpar as chaves do secure boot e instale novamente.

1 curtida

vou tentar, obrigado!

Se não der certo as opções que o pessoal passou, tente instalar o Fedora que vai.

1 curtida

tenta iniciar uma distro em modo live, de preferencia que seja de base Debian, tente usar o boot repair, já tive um problema parecido quando eu usava o Mint e funcionou.

sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair
sudo apt update
sudo apt install boot-repair
boot-repair

1 curtida

Consegui colocar o Fedora no modo live, depois de mil tentativas foi a única coisa que funcionou. Da pra usar o boot repair mesmo sem ser base Debian? precisa ainda usar o boot repair?

Tenta dar boot normal, vê se o regata sobe agora

Deixa o security boot desativado

1 curtida

Acabei de instalar o Fedora e dei boot normal e deu certo! Muito obrigado pela ajuda, pessoal. To há quase 1 mes tentando sozinho resolver

2 curtidas

Passei um sufoco com isso também, achei que a BIOS tinha zicado. Depois de pesquisar e tentar de tudo, o que me salvou foi a IA com essa dica do Fedora.