Boa noite! Já há algum tempo, trabalho com dual boot em minha máquina (DELL Vostro 3300), com o UBUNTU e o Windows.
Minha configuração era UBUNTU 22.04 e Windows 10.
Recentemente, recebi a sugestão, via sistema, de atualizar o UBUNTU para 24.04 LTS.
Achei interessante e promovi a atualização.
O UBUNTU foi configurado sem problemas, com tudo funcionando e mantendo as configuração que já existiam na máquina.
Entretanto, o grub desapareceu, impedindo que eu tenha acesso ao Windows.
Tentei alterar o boot no setup, mas não identifiquei qual parâmetro eu tenho que alterar.
Segui a sugestão de alterar, via terminal, com o comando “sudo upgrade-grub”, mas nada ocorreu.
Meu SSD está organizado com uma partição para o Windows (sda2) e outra para o Linux (sda4). Esta partição é extendida com uma subpartição para boot (sda5) e uma para o UBUNTU (sda06).
Ao verificar pelo Gparted, todas estão preservadas.
Como resolver? Há alguma forma simples para isso?
Agradeço sua ajuda.
Tente isto:
Obs: pode ser pendrive com Zorin, Linux Mint etc.
Bem, provavelmente a atualização do sistema sobrescreveu a configuração do grub. O correto então é configurá-lo adequadamente para detectar o Windows e mostrar a tela de seleção do sistema operacional.
Achei esse vídeo bem direto ao ponto: https://www.youtube.com/watch?v=FeLcxYFTzcg (minha dica é: use o nano ao invés do vi para editar o arquivo)
Olá, colegas. Eu tive o mesmo problema quando atualizei meu Ubuntu 22.04 para o 24.04: as opções de boot desapareceram, assim como o Telegram e alhguns outros poucos aplicativos que eu possuía antes. Mas estes eu reinstalei e tudo bem.
Quanto ao despareccimento das opções do GRUB, fiz o seguinte: abri um terminal e digitei:
sudo nano /etc/default/grub
Ao abrir a tela do GRUB, coloquei # na frente do comando abaixo:
GRUB_DEFAULT=1
#GRUB_TIMEOUT_STYLE=hidden
GRUB_TIMEOUT=10
Salvei e saí, apertando as teclas a seguir:
CTRL + O
CTRL + X
Depois digitei:
sudo update-grub
reboot
Funcionou. Tudo azul novamente.
Consegui restaurar o grub.
Agradeço aos amigos que se prontificaram em ajudar na solução do meu problema.
Porém, foi necessário adaptar as informações, conforme relato abaixo, para deixar registrada a solução encontrada.
-
Baixei a iso e criar o pendrive bootável, utilizando o balenaEtcher (novo aprendizado, para transformar em executável);
-
utilizei o pendrive para abrir o UBUNTU e instalei o boot-repair, via terminal, com os comandos:
sudo add-apt-ŕepository ppa:yannubuntu/boot-repairsudo apt install boot-repair -
para que o grub fosse restaurado, precisei entrar no sistema já instalado na máquina e digitar no terminal:
sudo update-grub
Tudo normalizado!
Obrigado pela força.