Grub agora oferece alternativa

De uns dias para cá, meu Grub2 “gráfico” começou a oferecer uma alternativa em “texto” – tipo, terminal preto-e-branco, como nos tempos do velho e bom “Grub1”.

Este é o Grub2 que personalizei, em “modo gráfico”, para caberem até 12 distros + UEFI settings + Snapshots do openSUSE:

(Se eu usasse o Grub de outra distro, não teria acesso aos Snapshots do openSUSE).

De uns dias para cá, começou a aparecer esta mensagem: – “Tecle “t” para exibir o Menu de Boot neste Console” – antes de exibir o Menu “gráfico”:

A mensagem desaparece muito rápido – mal dá tempo para ler. – No começo, achei que fosse alguma coisa, tipo aquelas mensagens de MOK, para detectar alterações no EFI (pois eu tinha feito nova instalação do PCLinuxOS).

Apertei o “t” antes que a mensagem desaparecesse – e me deparei com "a volta do velho e bom “Grub1”, em “texto”:

Bom… Não exatamente “igual” ao velho “Grub1”. – A imitação atual fica dentro de um retângulo pequeno, onde mal cabem metade dos itens do meu “Menu de Inicialização”. – Felizmente, aparecem pequenos triângulos do lado direito, dando a entender que existem mais coisas “para cima” e “para baixo”.

Ao passo que o antigo e autêntico “Grub1” ocupava todo o espaço disponível na tela. – Daria para exibir um Menu de Inicialização bem maior do que o meu atual:

Na foto acima (década 2010), uma experiência que eu tinha aprendido no Fórum do Linux Mint – com escolha da definição do “console” e de um wallpaper.

Quem sabe, eu não volto a usar esse estilo?

2 curtidas

No meu computador mais novo uso o GRUB no modo gráfico, com customização do tema. No notebook velhinho (±2011) fica inviável usar o modo gráfico senão a taxa de atualização fica em 1 fps inviabilizando o uso. Tem dessas com os computadores antigos com UEFI em modo gráfico ficando bem lento.

1 curtida