Gravit Designer vs Inkscape

Alguém poderia pontuar as diferenças entre estes dois softwares?

1 Curtida

Seria complicado pontuar diferenças sem escrever algo muito longo, levaria tempo.

Eu uso inkscape há algum tempo e conheci o gravit e gostei muito dele, o q poderia dizer seria q depende muito da sua experiência com desenho vetorial e do q vc quer fazer.

O inkscape é muito mais completo, faz tudo q é possível com desenho vetorial e o gravit facilita muitas coisas, mas nem de longe se equipara ao inkscape.

Então, se vc ñ tem experiência com desenho vetorial ou quer fazer algo rápido, principalmente baseado em algum modelo pronto, gravit, para as outras coisas, tudo mesmo, inkscape.

1 Curtida

Visualmente, o Gravit é muito mais agradável que o Inskscape… parece que ele facilita o uso (muito menos cliques em relação ao Inkscape).

Não sei te dizer, qual é a aplicação mais superior (com mais funções); mas acredito que seja o Inkscape - como afirmado pelo colega acima.

Na dúvida… Teste ambas as aplicações!

2 Curtidas

A principal diferença é que o Gravit é uma ferramenta online, e depende da internet para ser utilizado. Parece meio óbvio isso (até peço desculpas), mas programa completo mesmo é o Inkscape.
Sei que o Gravit é uma solução magnífica (vou até testá-lo quando eu puder), mas com ele somente é possível fazer artes/criações medianas, algo para quebrar o “galho” numa situação de ligeira demanda. Ainda se tratando do Inkscape, fico meio chateado por ainda não existir uma versão dark desse editor vetorial. :frowning_face:

O Gravit funciona offline também, não? Tem uma versão para download e tudo até.
https://www.designer.io/#download

2 Curtidas

@Dio Verdade, peço desculpa pela falha. Mas muitos usuários preferem utilizá-lo online mesmo, eu fazia o mesmo quando eu precisava de um editor de bitmap… então eu recorria para soluções disponíveis na internet, mas quando eu conheci o GIMP nunca mais precisei retornar para tais sites que fornecem esses frames embutidos com Photoshop.
E para adicionar mais um software vetorial ao tópico, também existe um programa chamado Affinity Designer, muito profissional por sinal. :slightly_smiling_face:

Oi, Bruno. Eu instalei a versão 0.92.4 do Inkscape no Mint 19.1 via PPA (Inkscape Stable : “Inkscape Developers” team) e, como uso o tema de desktop Adapta-Nokto-Eta, ele ficou (totalmente) dark.
Claro, não é a mesma coisa que ter uma função de UI dark que você possa usar mesmo numa interface desktop mais clara.
Uma coisa que eu não gostei é que, por padrão agora, ele usa o conjunto de ícones do tema do desktop, que no meu caso acabou com o Inkscape super dark, com muito pouco contraste nos ícones (cinza escuro sobre um fundo quase preto). Mudando o tema, mudam-se os ícones; mas, parece, dá para configurar um conjunto de ícones específico (não testei).
Detalhes: estão ocorrendo uns crashes estranhos quando eu manipulo as guias Layers, Align e Text, mas ainda não consegui ver um padrão para poder reportar; só consegui fazer a impressora ser encontrada na instalação via PPA. Instalando via loja de aplicativos, Flatpack ou Snap não consegui nem listar a impressora e eu não quis mexer em permissões de sand box (ou seja lá o que era aquilo).

1 Curtida

@Terci Como eu gosto de temas escuros sempre os procuro em fontes confiáveis para que eu possa fazer o download. Existem alguns tutoriais pelo YouTube que mostram como se altera a cor do software, mas nem clico com receio de estragar o programa. Já tentei fazer tal coisa na época do GIMP 2.8, mas deixei pra lá. Eu confio apenas no site oficial do Inkscape, por isso vivo acessando as páginas sempre na espera de um futuro tema dark nativo.

1 Curtida

@bruno Nem me fala… realmente dá um medo de mandar tudo pro espaço. Eu tentei mudar o tema baixando um arquivo de ícones e colocando nas pastas relacionadas no menu de preferências do próprio Inkscape, mas não deu certo. O arquivo de template, com um fundo escuro, até consegue alterar o fundo da área de trabalho (sob o canvas), mas não gostei muito do resultado e reverti. Buscando no site oficial dos desenvolvedores até achei comentários sobre (talvez) esta habilidade de trocar o tema, desassociando do tema do sistema, ser colocada no road map, mas não tem previsão alguma. Atualmente, pelo que li, não há uma maneira simples de fazer isto.
Sei lá, pra mim, é uma decisão controversa associar os ícones da interface com os do tema do sistema. Tem umas combinações que ficam ridículas e acabam destruindo a identidade visual do aplicativo.

1 Curtida

Não conhecia o gravit designer, depois vou dar uma olhada com tempo, quanto a recursos ele possui recursos como malha por exemplo? caso não possua isso no inkscape seria um diferencial alguns testes que fiz em 2014 para testar a malha quando era experimental.

Olá @williamcardoso, @teseu e @bruno !

Não recomendo o Gravit Designer porque:

1. Gravit Designer sempre foi de código aberto e gratuito até que o traidor de Linux o vendeu à Corel no ano passado. Com a compra feita pelo Corel, Gravit Designer deixou de ser gratuito e tornou-se pago cujo preço anual é 350 reais.
  2. Gravit Designer não respeita os padrões SVG e cria muitas coisas desnecessárias, como longos nomes dos identificadores, dos filtros e dos gradientes.
  3. Um desenvolvedor do Gravit ameaçou-me porque eu criticava a falta de padrões SVG, opunha-me muito à compra do Corel, ao preço abusivo, à censura e a politicamente correcção de ícones de armas, de guerra, etc., utilizados para jogos do computador, imposta pelo professor extremista fanático aos desenvolvedores do Gravit.
  4. Como Corel o comprou, vai extinguir o Gravit Designer, praticando “adoptar, estender e exterminar”, pois criou um CorelDraw.app, derivado do Gravit Designer e a atendente da Corel que CorelDraw.app não pode ser separado da suíte CorelDraw, que não está disponível em Linux e custa 2 mil reais.

Como um resultado, muitos utilizadores de Linux fugiram do Gravit para Akira.

2 Curtidas

@gusbemacbe Fico triste por isso ter acontecido. Vou continuar explorando e aprendendo Inkscape mesmo. :wink:

1 Curtida

acho que só a versão paga funciona off.