Gravadores de Áudio no Linux

Bom dia! Estou migrando para o Linux, via ZorinOS. Já consegui deixar o OBS funcionando e fiz live por ele esses dias, e nossa, o comportamento do PC como um todo foi muito melhor que no Windows.

Uma das coisas que faço no Windows ainda é a questão de gravar áudios, auxilio um colega que tem canal de Youtube e tal.

O programa que uso lá é o Voicemeeter:

Gosto muito dele pois é visualmente agradável e fácil de usar: eu seleciono o microfone da entrada, regulo a altura dele por ali na barrinha, lá no outro canto o lugar onde sai o som de retorno (meus fones de ouvido), e clico no gravador para gravar.

Já tentei vários programas que tem na lojinha do ZorinOS, como o Audacity, mas eles são muito menos amigáveis. Por ventura alguém conhece algo similar à esse que eu uso?

1 curtida

Nunca usei, mas já ouvi gente falar bem deste aplicativo: https://flathub.org/pt-BR/apps/com.ntrack.n-track

1 curtida

Existe até um distro focada nessa área, o Ubuntu Studio. Ele já vem com algumas ferramentas de áudio, vídeo, fotografia…Tudo gratuito. Tem um software de áudio chamado Ardour, nunca usei, mas dê uma olhada lá, talvez te agrade.

1 curtida

O que vejo o pessoal usando é audacity e francamente a qualidade do áudio capturado é extremamente boa. N acha que vale um tempo para estudar como usar bem o audacity?

1 curtida

Esses dias eu estava procurando algo melhor do que o KWave, o gravador de som simples do KDE Plasma.

• audacity e o tenacity (fork do Audacity quase igual ele) não funcionaram no meu computador, com algum bug de renderização da janela no Qt (ou seja, talvez tenha que usar o GNOME pra funcionar certinho).
  • ocenaudio tem pra instalar em várias distros mas na minha não. Se tivesse tem flatpak teria testado, mas não tem no flathub. De repente vale fazer o teste aí.
  • qtractor parece mais avançado em funcionalidades e usa o jack como sistema de som, algo já profissional. O problema é que o jack funciona em modo exclusivo e precisa configurar na placa de som usada pra gravação, então no meu caso ferrou porque só tenho uma placa de som. Ou seja, nem me esforcei pra conseguir usar.
  • Talve o pavucontrol dê a configuração que você quer. Use um software simples para gravar (gravador de som do gnome) e então use o pavucontrol. Nele você pode usar a barra de ajustes de cada fonte, e alterar a seleção da fonte enquanto monitora o nível de entrada, tudo isso enquanto a gravação já está ocorrendo.

Depois de toda essa busca eu continuei no KWave, mas talvez o pavucontrol já forneça o mínimo que você necessita.

1 curtida

Salve! Cara, recomendo usar a ferramenta do Ubuntu Studio que instala todo ferramental deles em distros derivadas do Ubuntu. Eu usava bastante Voicemeeter para Karaoke no Windows justamente pela facilidade gráfica de mudar os outputs e tals, o Ubuntu Studio tem umas ferramentas muito parecidas que fazem exatamente a mesma função. O Carla deixa aplicar efeitos em tempo real, tipo delay na voz, e manda direto pro microfone que você quer usando o mapinha do Jack (esqueci o nome da ferramenta, mas fica como se fosse um rack virtual e você pode ligar os inputs e outputs como desejar, criar output e input virtual, ligar efeitos e tudo mais. Uso bastante essa função.) Para gravação uso o Reaper. Já editei bastante audio usando o Reaper no ubuntu Studio e acho que fica bem satisfatório.

1 curtida

Pra gravar audio sempre uso o Audacity ou o Ocenaudio, que por sinal é um software brasileiro excelente.

Como parece que você e do ramo do audio visual, experimente o Ubuntu Studio. Achei ótima a dica do colega.

Audacity e Sound Forge via wine são muito bons

1 curtida

Boa tarde, TJP. Eu procurei bastante por softwares de produção e edição de áudio para Linux e, de antemão, posso te dizer que não há tanta variedade. Todavia, acredito em um mundo gratuito e de código aberto. Segundo essa premissa, eu gosto muito do Ocenaudio, que é um projeto brasileiro (nota 1000 pela simplicidade) e que utilizo na minha máquina; como também o Audacity que também é um ótimo software. Não consegui encontrar outro tão bom quanto esses dois que fosse gratuito ou de código aberto. Um grande abraço.

1 curtida

Estou acompanhando as respostas e vou testar os programas recomendados! Por enquanto, pelas imagens todos parecem um bicho de sete cabeças, mas o jeito é mexer. Obrigado!

Você sabe usar o Soundforge ou o Goldwave que tem no windows? Se souber usar algum desses, vc saberá como usar tanto o Ocenaudio quanto o Audacity.

O Ocenaudio é bem mais simples que o Audacity e, é justamente isso que o torna mais fácil de ser utilizado!

1 curtida

Boa tarde, TJP. conseguiu dar uma olhada nos softwares de gravação de audio? Gostaria de saber qual você escolheu e pq. compartilhe conosco sua escolha e razões. Um abraço.