Gravadores de Áudio no Linux

Bom dia! Estou migrando para o Linux, via ZorinOS. Já consegui deixar o OBS funcionando e fiz live por ele esses dias, e nossa, o comportamento do PC como um todo foi muito melhor que no Windows.

Uma das coisas que faço no Windows ainda é a questão de gravar áudios, auxilio um colega que tem canal de Youtube e tal.

O programa que uso lá é o Voicemeeter:

Gosto muito dele pois é visualmente agradável e fácil de usar: eu seleciono o microfone da entrada, regulo a altura dele por ali na barrinha, lá no outro canto o lugar onde sai o som de retorno (meus fones de ouvido), e clico no gravador para gravar.

Já tentei vários programas que tem na lojinha do ZorinOS, como o Audacity, mas eles são muito menos amigáveis. Por ventura alguém conhece algo similar à esse que eu uso?

1 curtida

Nunca usei, mas já ouvi gente falar bem deste aplicativo: https://flathub.org/pt-BR/apps/com.ntrack.n-track

1 curtida

Existe até um distro focada nessa área, o Ubuntu Studio. Ele já vem com algumas ferramentas de áudio, vídeo, fotografia…Tudo gratuito. Tem um software de áudio chamado Ardour, nunca usei, mas dê uma olhada lá, talvez te agrade.

1 curtida

O que vejo o pessoal usando é audacity e francamente a qualidade do áudio capturado é extremamente boa. N acha que vale um tempo para estudar como usar bem o audacity?

1 curtida

Esses dias eu estava procurando algo melhor do que o KWave, o gravador de som simples do KDE Plasma.

• audacity e o tenacity (fork do Audacity quase igual ele) não funcionaram no meu computador, com algum bug de renderização da janela no Qt (ou seja, talvez tenha que usar o GNOME pra funcionar certinho).
  • ocenaudio tem pra instalar em várias distros mas na minha não. Se tivesse tem flatpak teria testado, mas não tem no flathub. De repente vale fazer o teste aí.
  • qtractor parece mais avançado em funcionalidades e usa o jack como sistema de som, algo já profissional. O problema é que o jack funciona em modo exclusivo e precisa configurar na placa de som usada pra gravação, então no meu caso ferrou porque só tenho uma placa de som. Ou seja, nem me esforcei pra conseguir usar.
  • Talve o pavucontrol dê a configuração que você quer. Use um software simples para gravar (gravador de som do gnome) e então use o pavucontrol. Nele você pode usar a barra de ajustes de cada fonte, e alterar a seleção da fonte enquanto monitora o nível de entrada, tudo isso enquanto a gravação já está ocorrendo.

Depois de toda essa busca eu continuei no KWave, mas talvez o pavucontrol já forneça o mínimo que você necessita.

1 curtida

Salve! Cara, recomendo usar a ferramenta do Ubuntu Studio que instala todo ferramental deles em distros derivadas do Ubuntu. Eu usava bastante Voicemeeter para Karaoke no Windows justamente pela facilidade gráfica de mudar os outputs e tals, o Ubuntu Studio tem umas ferramentas muito parecidas que fazem exatamente a mesma função. O Carla deixa aplicar efeitos em tempo real, tipo delay na voz, e manda direto pro microfone que você quer usando o mapinha do Jack (esqueci o nome da ferramenta, mas fica como se fosse um rack virtual e você pode ligar os inputs e outputs como desejar, criar output e input virtual, ligar efeitos e tudo mais. Uso bastante essa função.) Para gravação uso o Reaper. Já editei bastante audio usando o Reaper no ubuntu Studio e acho que fica bem satisfatório.

Esses vídeos antigos aqui do meu canal eu editei todos utilizando as ferramentas do Ubuntu Studio, mas fazem muitos anos (devo ter gravado esses dai em 2018 ou 2019 por aí), hoje em dia tá muito (MUITO) mais utilizável e amigável.

1 curtida

Pra gravar audio sempre uso o Audacity ou o Ocenaudio, que por sinal é um software brasileiro excelente.

Como parece que você e do ramo do audio visual, experimente o Ubuntu Studio. Achei ótima a dica do colega.

Audacity e Sound Forge via wine são muito bons

1 curtida

Boa tarde, TJP. Eu procurei bastante por softwares de produção e edição de áudio para Linux e, de antemão, posso te dizer que não há tanta variedade. Todavia, acredito em um mundo gratuito e de código aberto. Segundo essa premissa, eu gosto muito do Ocenaudio, que é um projeto brasileiro (nota 1000 pela simplicidade) e que utilizo na minha máquina; como também o Audacity que também é um ótimo software. Não consegui encontrar outro tão bom quanto esses dois que fosse gratuito ou de código aberto. Um grande abraço.

1 curtida

Estou acompanhando as respostas e vou testar os programas recomendados! Por enquanto, pelas imagens todos parecem um bicho de sete cabeças, mas o jeito é mexer. Obrigado!

Você sabe usar o Soundforge ou o Goldwave que tem no windows? Se souber usar algum desses, vc saberá como usar tanto o Ocenaudio quanto o Audacity.

O Ocenaudio é bem mais simples que o Audacity e, é justamente isso que o torna mais fácil de ser utilizado!

1 curtida

Boa tarde, TJP. conseguiu dar uma olhada nos softwares de gravação de audio? Gostaria de saber qual você escolheu e pq. compartilhe conosco sua escolha e razões. Um abraço.