Gráfica rápida 100% com Linux

Pessoal boa noite a todos!

Eu quero muito, mas muito mesmo usar Linux na minha gráfica rápida.
Eu faço agendas, kit festa infantil, balões personalizados, tags e etc.

Eu tenho tentado usar softwares livres ou o que tem como ser usado no linux no que posso.

Eu não vi nada até o momento onde uma gráfica 100% rodando linux, a não ser um vídeo que o próprio Dio comentou uma vez num post meu anos atrás de uma mulher que levanta a bandeira do pinguim e roda uma gráfica, mas se não me engano, ela comprou equipamentos já pensando nessa questão de rodar com linux tbm.

Hoje em dia, nos equipamentos que temos hoje, é possível ter uma gráfica rodando 100% opensource?
Os equipamentos seriam:

• Impressoras com ampla compatibilidade de impressões e não só o básico sem ter nenhuma configuração extra que a impressora possui mas o “driver opensource” não dispõe pra uso.
  • Máquinas de corte: Chinesas, Silhouette, Bannnercut ou Foison.

Se alguém tem alguma informação ou experiência sobre, poderia compartilhar conosco?
Pois Linux para programação, navegação web, escritório e outras áreas já vi muita coisa mas pra Gráfica em sí eu nunca vi ou tem pouca coisa comentada.

Obrigado pela oportunidade de eu passar a minha dúvida.

3 curtidas

Olá @lleevvii, tudo bem contigo?

É bem complexo te dar uma resposta objetiva porque vai depender de como seu parque está estruturado e como você produz seus trabalhos.

É possível: sim. Mas, pode não ser tão simples no começo. Se você procurar na Internet, vai encontrar muitos conteúdos da Bárbara Tostes, ela possui uma gráfica e usa somente software livre.

Eu esporadicamente faço trabalhos para impressão de brindes e uso Gimp e Inkscape. Mas, não acompanho a reta final dos trabalhos, só entrego os PDFs ou vetores e o pessoal da gráfica faz o restante.

Quanto mais objetiva e detalhada for uma proposta de discussão, maior a chance das respostas trazerem conteúdo relevante.

Liste os modelos de equipamentos que você usa, quais problemas enfrentou ou quais recursos sentiu falta. Assim é mais provável que a comunidade engaje e contribua.

:vulcan_salute:

3 curtidas

@eddiecsilva, satisfação em falar contigo!

O meu maior problema são as impressoras, pois o driver nativo Windows tem N funções de:

• Limpeza
  • Ajustes de cor
    • Intensidade
    • Tipo de gama
  • Tipos de papel
    • papel foto
    • papel mate
    • envelope
    • papel comum
    • Impressão e modo livreto
    • impressão frente e verso

Sei que para algumas questões vc pode fazer o ajuste na arte em sim mas tem coisas que não dá, por exemplo, foto e outras mídias, daí o ajuste se faz necessário.
Algumas dessas formas de impressão tem a ver com o programa que está gerando a impressão, seja o PDF ou Docs mas não encontro algumas funções e quando tem é bem estranho pois não sai na sequência certa pra fazer o modo livreto.

As impressoras que eu tenho são: CANON G6010 e a Epson L6171.

As máquinas de corte que eu tenho são da Silhouette e sei que já tem um plugin que faz ela funcionar no inkscape, não 100% mas funciona, dá pra trabalhar com ela.

A Bárbara Tostes, vi o conteúdo dela e me deu esperança de ter algo funcionando 100% pinguin, mas os equipamentos que ela tem são de grande porte e não tenho eles.

Acho que vou ter que aguardar mais tempo mesmo pra rodar tudo no pinguim.

Obrigado pela resposta o no meu post

1 curtida