Pessoal, sou novo no Linux e acabei de instalar o Fedora 42 na minha máquina pela primeira vez. Desde que instalei os drivers da minha GPU (uma GTX 750 Ti), ela começou a fazer bips constantes, coisa que nunca acontecia no Windows. Os bips não param, ficam o tempo todo enquanto o sistema está ligado. As temperaturas parecem normais e o sistema funciona normalmente, só os bips que estão incomodando muito. Gostaria de saber se isso é normal no Linux, se pode ser algum problema de configuração de driver ou gerenciamento de energia da GPU, ou se alguém já passou por algo parecido com essa placa. Como sou iniciante, qualquer dica ou orientação será muito bem-vinda. Obrigado!
Oi Luan, tudo certo? Bem-vindo!
Só para esclarecer uma coisa, os “beeps” que você se refere são sons produzidos pela GPU de fato, como se estivesse algo de errado com ela, ou é o falante da placa-mãe que está fazendo os beeps depois que você fez o procedimento?
No segundo caso, geralmente os beeps significam algo, dependendo da quantidade e do intervalo. Geralmente os manuais da placa-mãe/CPU informam o que eles significam.
Se puder passar mais detalhes do seu hardware, pode ser mais fácil ajudar.
Vi na sua Bio que você usa um Xeon, o que significa usar uma placa-mãe que tenha compatibilidade com processadores de servidor. Processadores de servidor são geralmente bem “informativos” quanto a qualquer problema, diferente de CPUs de consumo geral, e podem usar os bips para isso.
Além de entender melhor o que os bips significam, você pode também consultar a bios e observar as sessões de alerta e ver quais estão ativas.
Placa de vídeo não tem beep. É a placa mãe, pesquise no manual como o usuário acima sugeriu, ele deu boas dicas.
Vc tem que observar a característica do beep, se é curto, longo, quantas vezes repete, e ai pesquisar.