Gpu 100% no cachyOS

Boa noite, preciso de ajuda com o cachyOS, migrei pra ele hoje mais cedo e abrir o aplicativo Monitor do Sistema (apk nativo do cachyos) e vi que minha gpu esta em 100% e nao faço ideia do porque.
é algum software da amd que nao instalei? tive esse problema no passado com o windows 10 mas quando baixei os drivers do software adrenalin nunca mais tive esse problema, porem parece que nao tem uma versão dele para linux, eu estava com o zorinOs instalado antes e tinha esse mesmo problema. alguem poderia me ajudar?
Tenho um Athlon3000g, 16gb e 2 hds de 500gb, uso os gráficos integrados do processador (sei que o processador é fraco, porem atualmente nao tenho como troca-lo)

Depois do primeiro boot, já procurou por atualizações do sistema?

Ja sim fiz pelo cachyOS hello, la aparece a mensagem “nada pra fazer“, ate formatei o sistema denovo com o cachyOS e continua com o mesmo problema

Fuçando aqui… Achei esse artigo do Diolinux sobre uma “adrenalinux” kkk… Espero que ajude!

Recomendo o LACT, o CoreCtrl é excelente mas difícil de instalar em alguns sistemas. O LACT funciona por flatpak.

1 curtida

nao consegui instalar o Corectrl mas consegui o LACT, nao fiz nenhum ajuste ainda (to com medo de mecher e queimar o pc), continua do mesmo jeito, a temperatura da gpu esta baixa mas ainda esta em 100%, baixei o aplicativo nvtop pra ver como esta o uso da gpu e tbm deu uso 100% so que com nada aberto.
pensando aqui, é possível que o sensor de uso de gpu esteja com erro e marcando errado? tem algum comando/aplicativo que eu possa testar isso?
OBS: formatei denovo o sistema(kk) para a versão do xfce4, pensei que era alguma coisa da versão plasma, mas nao foi o caso.

Tentou colocar o perfil de energia como equilibrado?

ja sim mas continua com o mesmo erro

Bom, nesse caso, recomendo o fórum do CachyOS

vou fazer isso obrigado

Veja o que está consumindo com nvtop ou htop

1 curtida

Isso, esse é o próximo passo. Deve ter algum processo aí culpado. Tenta desativar os efeitos da área de trabalho também, compositor, essas coisas, essa integrada é bem limitada.

pensando aqui, é possível que o sensor de uso de gpu esteja com erro e marcando errado? tem algum comando/aplicativo que eu possa testar isso?

Visto que você já teve o mesmo problema no Win10… Não é algo que possa ser descartado. Nesse caso, só em assistência técnica para conferir.
Também pode ser alguma particularidade da GPU, já que quando vc usava o adrenalin ficava normal.

Vamos pela lógica… A temperatura está baixa, mas a CPU está em 100%. A temperatura deveria estar alto, creio eu.

Como anda funcionamento do pc? Ele reproduz tudo ok? vc vê videos, joga, há travamentos?

1 curtida

olhei e continua a mesma coisa no nvtop, LACT

vou tentar isso

desliguei todas as animações e continua a mesma coisa

Ainda não notei nenhum travamento, audio ta normal, ainda nao baixei nenhum jogo por medo de acabar queimando algo mas eu abri um joguinho do reddit quando fui pedir ajuda por la e tava assim no nvtop.

na verdade, eu lembrei aqui agora que quinta passada eu tinha baixado o genshin impact no ZorinOS e o fps estava muito ruim, no windows eu jogava com tudo no medio/baixo com uma media de 45~40 frames em tela cheia meu monitor é 1360x768, so que no zorin nao passava de 25 no muito baixo e em modo janela 1024x826(nao lembro), eu pensei que era por conta do proton-ge que decodifica o jogo em tempo real então nem liguei muito

Eh… como o problema ultrapassa SO, acho que está cabendo uma visita em assisntência para ver se é hardware.

obs: no zorin os, tudo vem programado para economia… Só SOs como Fedora, Cach e Pop os que já definidos mais no estilo “desempenho”.

vou instalar o windows 10 novamente nele e ver oque acontece, talvez eu tenha que ficar nele mesmo

formatei o computador com o windows 10 e esta funcionando perfeitamente, com a GPU em 3%, parece que o windows entrou no clima de halloween e vai me assombrar por mais algum tempo.
Muito obrigado a quem se dispôs a me ajudar, infelizmente terei que adiar minha migração para o linux

Coloca o Windows 10 LTSC IoT, o suporte padrão já era, acabou dia 14. O LTSC tem suporte até 2032.