Gostaria de sugestões de placa de rede wifii USB 5G de alta velocidade compatível com Linux

Pessoal, eu utilizo uma placa de rede USB 5G (dual band) no meu Big Linux. Dessas compradas em lojinhas de coisas da China. Ela funcionava bem até. Porém, de um tempinho pra cá, ela começou a apresentar anomalias. Geralmente fica dando sinal muito baixo, mesmo estando “na cara” do meu roteador. Normalmente a velocidade da conexão tem estado muito a desejar. As vezes a conexão fica caindo e/ou diz estar conectado mas sem internet. Eu desconfio do dispositivo e listo o porque:

• É um dispositivo USB barato
  • No Windows 11 que, ainda, mantenho instalado aqui acontece o mesmo.
  • No meu celular a rede funciona normal com sinal 100% e velocidade rápida.
  • No PC da minha esposa tem uma plaquinha da Multilaser (que não é compatível com Linux) e lá funciona tudo muito bem.
  • O meu notebook, também, funciona tudo bem.

Então, estou querendo sugestões de placas de rede USB 5G, com boa velocidade, que não sejam caras e (principalmente) compatíveis com Linux.

Acredito que o problema seja o dongle USB mesmo. Aqui não dá usar cabo, pois o roteador (mesmo estando no mesmo ambiente) está em sentido oposto de onde fica o PC.

Obrigado!

provavelmente é essa placa xing-ling. p ter uma idéia, conprei um adaptador rj-45 ↔ usb para ter internet cabeada na usb. no meu serviço, as baratinhas da *** não deixavam o pinguim “ver” as impressoras de rede.

fui no Pai de Toda Sabedoria, que me apontou que o chip era bem sem-vergoinha. Troquei por outro adaptador com chip realtek e o problema acabou.

procure nesses aplicativos de vendas online um adaptador “wifi com driver realtek”. deve lhe ajudar.

Obrigado!

Sigo aberto a sugestões.

Olá @lieggio , tudo bem contigo?

Sugiro que utilize a busca aqui do fórum e veja os modelos propostos em outras discussões similares. Esse é um tema recorrente aqui e algumas das opções sugeridas podem acabar te interessando.

:vulcan_salute:

Eu sei que o investimento é maior, mas se conseguir comprar uma placa PCI-e o custo beneficio é bem maior.

Vi aqui no fórum indicações e comprei uma AX210 que tem Wi-Fi e Bluetooth e valeu muito a pena, os drivers estão no Kernel então funciona nativamente em qualquer distro.

1 curtida