Gostaria de perguntar a respeito de softwares ligados a hardware no Linux

Eu sei que o título pode ser confuso, mas não sabia o que colocar. Enfim, pretendo migrar para o Linux no meu PC e venho pesquisando bastante sobre esse universo. Já entendi que é preciso estar de mente aberta para testar alternativas de código aberto aos programas do Windows que não existem nativamente no Linux.
O que me deixa confuso é a situação dos programas relacionados ao hardware. Eu uso o MSI Center para monitorar temperaturas, controlar as ventoinhas, configurar os LEDs, verificar o armazenamento, coisas ligado a placa mãe para resumir. Também uso o Logitech G HUB para configurar a captura de áudio do meu microfone.
Não encontrei sobre versões desses dois programas para Linux e, como eles interagem diretamente com o hardware, fico em dúvida sobre como isso funciona no sistema, mesmo entendendo a questão de estar aberto a opções alternativas. Ou é justamente para esse tipo de situação que se utiliza o Wine? Ou ele não costuma funcionar bem com programas que dependem da comunicação com o hardware?

SAlve, tudo bem contigo?

Aqui temos dois pontos:

• Primeiro vamos falar sobre o suporte ao hardware, Drivers geralmente são embutidos no kernel Linux, então, somente em casos específicos será necessário instalar algo manualmente. Na maioria das situações “ou funciona ou não funciona”.
  • Programas do Fabricante costumam ser um problema, como você mesmo observou muitos fabricantes não disponibilizam apps oficiais. Neste caso, as ferramentas de pesquisa são suas melhores amigas. Procure por alternativas para os programas que você precisa e vá testando com calma as que julgar interessante.

Algumas funções do MSI Center podem estar presentes no LACT. Não conheço o Logitech Hub, sugiro dar uma olhada no Piper.

Aqui você provavelmente vai precisar usar a “mente aberta” que acabou de citar, procurar por novos programas que façam as ações que você precisa: ao invés de procurar por um “MSI Center” para Linux, procure por “como controlar ventoinhas na placa-mãe XYX do Linux”.

Raramente o Wine será uma boa solução para este tipo de problema, geralmente programas de fabricantes tem dificuldades em detectar periféricos via Wine por limitações na emulação.

:vulcan_salute:

Tenho 2 periféricos da Logitech, existe o Solaar para controlar Mouse, Teclado. Para microfone eu não sei