Olá, tenho muito interesse por segurança da informação e pretendo me aventurar nesta área, mas sou um completo iniciante no Linux. Não pretendo usar o Kali de primeira, então gostaria de sugestões de por onde começar. Eu usei o Manjaro por algum tempo, mas usar algo com base Arch pode dificultar uma futura migração pra algo baseado em Debian?
Desde já agradeço e desculpe se for algo muito idiota de se perguntar.
Pra ser bem sincero, Kali não vale a pena ser usado em nenhuma situação, é literalmente um Debian só que sem as partes boas e com umas paradas pré-instaladas que podem ser instaladas em qualquer outra distro. Fora isso, a base não importa em nada, a distro muito menos, conceitos de segurança são agnósticos em questão de plataforma, use qualquer coisa que seja confortável pra você.
Cara, para segurança da informação o ideal é você conhecer a fundo diversos sistemas operacionais e a parte de rede. Se for para conhecer linux a fundo, escolha qualquer distribuição, use-a no dia-a-dia e quando estiver seguro, tente um linux from scratch
É mais interessante rodar o Kali em modo live num pendrive bootável, acho que instalar ele no seu hdd e usa-lo como sistema principal não é uma ideia muito boa.
Concordo com que o pessoal falou aqui acima em relação ao sistema operacional.
Porém já que você esta começando, talvez seja interessante você escolher um “nicho” um foco dentro da Segurança da Informação pois esta área é muito ampla.
Como você disse que pretende usar o Kali da a intender que você quer ir para a Segurança Ofensiva (a maioria quer pq é “mais legal”).
Dentro da Segurança ofensiva você ainda pode escolher um nicho como exploração de sistemas e redes ou então exploração de aplicações web (entre vários outros).
Embora todo conhecimento seja válido, dependendo do foco que você escolher você pode dar prioridade em estudar as tecnologias voltadas ao foco que você escolher.
Escolher um foco inicialmente vai ajudar você a não ficar sobrecarregado.