Gostaria de entender de forma simples e resumida sobre o "Blockchain"

Blockchain a tecnologia por trás do bitcoin.

O que é?
Arquitetura
Vantagens/desvantagens
Onde é usado?
Quem usa?
Referências das pesquisas
Onde vocês aplicariam (pensar em um projeto em que poderia aplicar a tecnologia)

Aqui é uma imagem de como funciona uma transação.

Esse livro é legal.

E não adianta ficarem com raivinha. Eu apenas disse o óbvio: ninguém aqui poderá te responder com tanta qualidade do que tem tutoriais e livros por aí. Aqui irão dar uma noção básica. Ninguém irá fazer um “tratado” se já tem muita coisa por aí.

Muito Obrigado, vou pegar esse livro agora mesmo, vi que ele é muito bem avaliado, acho que irei encontrar as minhas respostas nele.

O mais interessante, no meu ponto de vista, é que a transação pode ser pensada como uma transferência de moeda, mas o conceito é bem mais abrangente. É possível inclusive usar a blockchain para guardar arquivos, trocar mensagens e até mesmo implementar programas que rodam a cada novo bloco!

Na empresa que eu trabalha tinha pensado numa implementação de blockchain. O problema era que as novas requisições de material e pequenas alterações de projetos chegava por e-mail. A gente imprimia o papel e assinava caso autorizasse, digitalizava e enviava para outra empresa. Agora imagina que houvesse uma blockchain rodando nos computadores das duas empresas. Todo o processo ficaria por conta da blockchain, com os arquivos em cópia em todos os computadores rodando os nós, podendo as pessoas usar uma conta como assinatura digital, com todos sabendo das alterações aprovadas e reprovadas. Aliás esse era um grande problema, quando diziam que justamente “o cara que estava de férias” tinha autorizado coisas, sem falar no “já deletei o email porque acabou o espaço de 2G no servidor de email” e também “imprimi aqui o email de 2 anos atrás e o fulano que já saiu da empresa tinha autorizado”.