Olha eu venho usando já tem mais de 1 mês, um Samsung Tab S5e Android 11 como Desktop/Laptop/Tablet/Smartphone ao mesmo tempo como dispositivo principal e estou tremendamente satisfeito com oque ele entrega, tanto que doei meu Thinkpad T450. Ele está com um teclado e um mouse wireless/bluetooth e tem um tamanho um pouco maior que 10 polegadas, tamanho de um Chromebook. Samsung Tab S8 Ultra vai vir com uma tela de 15 polegadas…
Claro que precisou de eu me adaptar ao Sistema Operacional Android 11 mas isso não é um problema para mim. Sou bastante adaptável a qualquer tipo de OS, bastou menos de 1 dia de uso e pronto. Se um faz o outro pode fazer também, afinal de contas são tudo pulsos elétricos guiados, 0 e 1…
Um dispositivo extremamente econômico, poderoso, tela 2k Super Amoled capaz de rodar vídeos 4k sem travar e tem uma autonomia que eu não acreditava ser possível, ele fica mais de 12 horas fora da tomada em constante uso.
O dispositivo gasta cerca de R$10 de energia elétrica por ano… Eu irei testar com baterias solares portáteis no futuro, energia infinita…
Na minha opinião, Tablets, OS SoC, são os computadores do futuro. Eu acho que um dos motivos de eles não serem muito visados pelas pessoas poderia ser: fragilidade e “muita coisa a parte para se ter um setup desktop completo” (não compramos um tablet completo com caixa de som, teclado, mouse fisico ainda).
As pessoas querem coisas práticas, comprar e usar… Comprar um tablet para usar como desktop precisa comprar varios outros dispositivos a parte e além disso muitas pessoas usam suas máquinas com menos cuidados, tablets exigem muito mais cuidado que um desktop convencional.
Sobre a Google lançar um Tablet eu acho que vai ser legal mesmo, ela vai enfrentar os Ipad da Apple e os Tab S da Samsung.
Acho que está se abrindo um mercado de dispositivos da categoria Tablet sendo usados com teclado e mouse. E podem atender muitos usuários que so usam computadores para navegar na web, consumir conteúdo, e até fazer pequenas edições de vídeo ou trabalhos mais simples com texto. O que precisamos é que a Google dê mais atenção a esse mercado e trabalhe numa versão do Android 100% focada nestes dispositivos, assim como a Apple fez desenvolvendo o iPad OS. Com isso os desenvolvedores poderão portar os apps já existentes ou criar novos focando a utilização em telas maiores e na horizontal.