O conteúdo da web está em constante mudança. Resultados podem variar em questão de horas ou minutos devido a novos conteúdos publicados. Além disso, as melhorias nos sistemas de ranqueamento do Google levam tempo para serem implementadas em todos os centros de dados globais, o que pode gerar pequenas diferenças.
O Google está reorganizando os resultados das buscas, aproveitando seus avanços em inteligência artificial. Em vez de apenas uma lista de links, você verá resultados mais organizados por tópicos, aprofundando suas pesquisas para encontrar informações mais relevantes.
Seus resultados podem ser personalizados com base na sua atividade anterior (histórico de busca, por exemplo). E a empresa só usa a personalização se ela fornecer informações mais relevantes e úteis para o usuário, e isso não afeta todos os resultados de busca.
Para mudar issso e adaptar-se aos novos tempos, a empresa está lançando uma nova experiência em seu “Search Labs”, chamada “Web Guide”. Embora ainda seja um experimento, ele pode mudar a forma como vemos os resultados de busca.
O “Web Guide” organiza os resultados em grupos temáticos relacionados à sua busca. Isso é especialmente útil para pesquisas mais complexas ou abertas, onde você precisa explorar diferentes aspectos de um assunto.
Essa nova abordagem é alimentada por uma versão personalizada do modelo de IA Gemini do Google. Ele analisa sua consulta e o conteúdo das páginas da web, agrupando as informações de forma mais lógica.
O sistema usa uma técnica chamada “query fan-out”, onde, ao você digitar uma busca, ele simultaneamente executa várias pesquisas mais específicas e relacionadas em segundo plano. Isso permite coletar um conjunto maior de informações, que o Gemini depois sintetiza e organiza.
A ideia é oferecer menos resultados, mas que sejam mais úteis e relevantes para sua pesquisa. O objetivo final é dar respostas mais completas na própria página de resultados, em vez de apenas direcioná-lo a outros sites.
Inicialmente, esses resultados otimizados por IA serão exibidos quando você selecionar a aba “Web” nas suas buscas. No entanto, o Google planeja expandir esse estilo de resultados para outras áreas da pesquisa, incluindo a aba “Todas” (All) no futuro.