O Google lidera um esforço para trazer touchpads com feedback tátil (hápticos) para notebooks com Linux, o que oferecerá uma experiência de usuário aprimorada, semelhante a encontrada em dispositivos como MacBooks e alguns notebooks Windows de alta qualidade.
O feedback tátil simula cliques mais realistas, fornece sensações distintas para diferentes ações (como arrastar e soltar) e até dá feedback durante a rolagem ou do passar o dedo sobre elementos específicos da interface.
Atualmente, a maioria dos touchpads são “touchpads de força”, que não possuem partes móveis e simulam o clique. Mas não conseguem replicar a sensação sutil de um “clique” e outras vibrações táteis que o feedback háptico proporciona.
O Google quer padronizar e implementar o suporte para motores de ressonância linear (LRMs), os componentes que geram essas vibrações e sensações táteis. Pra isso, o projeto é desenvolvido por engenheiros do Google, desenvolvedores do kernel Linux e outros membros da comunidade.
Desenvolvedores poderão explorar o feedback háptico para criar experiências mais imersivas e intuitivas em aplicativos, o que levaria a experiência do usuário a um nível de qualidade e funcionalidade comparável ao encontrado nos notebooks com macOS e Windows.
Embora haja muito trabalho pela frente, a meta de ter notebooks Linux funcionais, em 2025, é ambiciosa mas alcançável, representando um passo significativo na melhoria da experiência do usuário.